TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Jogos Empresariais - Leilão

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.676 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

1. INTRODUÇÃO        

        

O jogo Leilão do Administrador tem como intenção testar a atividade vital ou física dos participantes sobre administrar uma empresa em geral, levando em conta sua gestão de conhecimento em diferentes tipos de jogos.

Tendo como importância um modelo educacional que possibilita um pré-treinamento para questões similares que ocorrem na vida real, com a vantagem do ambiente estar livre de ameaças pessoais e profissionais, agregando conhecimento e habilidades para aplicar, pois, alunos ou participantes do jogo têm como recurso essencial a construção e a prática da cidadania.

O jogo pratica a iniciativa e a tomada de decisão, analisando riscos e oportunidades, agregados a uma forma de desenvolvimento dos jogadores para administração de uma empresa, onde sua meta é administrar seus recursos disponíveis e utilizar a estratégia adequada para o sucesso da equipe.

Portanto, o jogo dependerá de cada equipe que estiver disposta a pagar determinada quantia em dinheiro e testando ao mesmo tempo suas habilidades e competências de estratégias dentro do jogo, sendo avaliado ao final quem obtiver o maior número de estrelas simbólicas e os melhores lances de cada questão.

        

2. Definição de jogos empresariais

Os jogos empresariais podem ser utilizados como uma forma lúdica para tomar as decisões dentro de uma empresa, pois o jogo facilita a comunicação entre os indivíduos, Gramigna (1994, p. 4) define jogo como,

Uma atividade espontânea, realizada por mais de uma pessoa, regida por regras que determinam quem o vencerá. Nestas regras estão o tempo de duração, o que é permitido e proibido, valores das jogadas e indicadores sobre como terminar a partida.

Sendo um instrumento muito importante na educação e nas organizações, ele auxilia as equipes a interagir entre si, como Brandalize (2008, p. 6) complementa o autor acima, “O jogo é uma atividade física ou mental, livres, envolvendo dois ou mais participantes, organizadas por meio de um conjunto de regras”.

3. Tipos de jogos

        As variedades existentes de jogo preparam o individuo para uma vida mais lúdica dentro das organizações, conforme Freitas (2002, p. 20),

Vários são os tipos e modalidades de jogos existentes. Eles podem variar conforme seu país de origem, ser jogados em duplas, trios, times ou por uma só pessoa, exigir esforços físicos ou mentais, precisar de equipamentos auxiliares ou não, enfim, são práticas muito comuns em todo o mundo e em todos os tempos.

Essas variedades de jogos proporcionam para as pessoas atividades em grupo muito utilizada como ferramenta de ensino, de acordo com Ferreira (2010 p. 18) “Os tipos de jogos mais conhecidos são: Jogo de Estratégia, jogos infantis, jogo de tabuleiros, cartas, enigmas, interação, perguntas, jogos de simulação entres outros”.

4. A gestão de um jogo

        A gestão de um jogo é a forma de adquirir mais conhecimento e experiência, através da prática, de acordo com Luperini (2011, p. 27), a explicação para a gestão de um jogo pode ser, "Gerir um jogo de certa maneira, é como gerir qualquer outra relação em um grupo, como se diz nos cursos de gestão: “talvez não ouçam suas palavras, mas entenderão o que você quer a partir daquilo que você faz”.

O jogo proporciona o aprimoramento das atividades entre as equipes, e principalmente do gestor, como relata Zuccari (2010, p. 24) “As habilidades e competências de um gestor influenciam diretamente na expansão e estabilidade de uma organização no mercado empresarial”.

5. Jogos e vivências: prática

Simulando com as mais diferenciadas situações problema do mercado de trabalho, Lacruz (2004, p. 96),

Pelas definições, pode-se afirmar que jogos de empresas representam uma técnica educacional dinâmica desenvolvida para propiciar aos “jogadores” uma experiência de aprendizado marcante e lúdica; servem, assim, como uma ponte entre a academia, a vivência passada e o ambiente empresarial [...].

Representando uma pratica da vida em comunidade, Baliulevicius e Macário (2006, p. 52) diz que,

A primeira, convivência, propõe como requisito fundamental uma vivência compartilhada; a segunda, a consciência, representa o clima de cumplicidade criado entre os participantes, que permita refletir, modificar comportamentos, relacionamentos e o próprio jogo para uma melhor participação de todos.

6. A importância do jogo na educação

A experiência de um jogo, trazida para vivencia do mundo real, Vila e Santander (2003, p. 53),

Como forma de ensino, o jogo possibilita a rápida introdução de questões similares aqueles que ocorrem na vida real com a vantagem do ambiente estar livre de ameaças pessoais e profissionais. O cérebro tem capacidade de extrair aprendizagem de qualquer simulação e transferi-la para outras circunstâncias em que os mesmos elementos estejam contidos.

Assim inserindo o tema dentro do processo de ensino e aprendizagem, sob ótica a pratica de ensino, Schafranski e Tubino (2013, p. 07),

O modelo educacional presente tem se mostrado eficiente em formar grandes ‘’bancos de dados’’, relativamente úteis, nas cabeças de nossos alunos, sem, no entanto, dar-lhes oportunidades de agregar aos conhecimentos as habilidades mínimas para aplicá-la.

A educação não pode ser analisada isoladamente, sem considerarmos a sociedade-cultura envolvida, nem tampouco o seu momento histórico, com todos os seus efeitos sobre os indivíduos, Nascimento, Silva e Ribetti (2011 p. 54) “[...] que os jogos sejam vistos não só como recreação, mas também como um recurso essencial para a construção e prática da cidadania”.

7. Jogo

        O intuito deste jogo é desenvolver a capacidade dos jogadores para a administração de uma empresa, onde terão que administrar os recursos disponíveis, saber tomar as decisões correta e utilizar a estratégia adequada para o sucesso da equipe e da organização. Analisando que é essencial trabalhar em equipe, desenvolver o espírito de grupo entre os colaboradores para cumprir com os objetivos e as metas estabelecidas pela empresa através do jogo.

Método do jogo: Leilão

Nome do jogo: Leilão do Administrador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (151.2 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com