TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Kambam a Soluções de Logistica

Por:   •  17/3/2016  •  Artigo  •  398 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

Kanban

Kanban é um sistema de produção que foi instaurado no final dos anos 70 e aprimorado nos anos 90, esse sistema foi desenvolvido pelo então vice- presidente da montadora Toyota (Taiichi Ohno), Segundo os autores Gianesi e Corrêa o sistema Kanban é um temo japonês como podemos ver a definição abaixo.

O sistema Kanban “Kanban é o termo japonês que significa cartão. Este cartão age como disparador da produção (ou movimentação) por parte de centros produtivos presentes no processo, coordenando a produção de todos os itens de acordo com a demanda de produtos finais.” (GIANESI e CORRÊA, 1996).

Que se inspirou nos sistemas de supermercados americanos que tinham somente as prateleiras reabastecidas quando se esvaziavam, pois os espaços para os produtos eram muito limitados e isso fazia que o abastecimento fosse feito apenas quando se havia a necessidade real de produtos. O sistema Kanban trabalha com cartões que puxam a produção e isso faz com que se trabalhe apenas com as produções encomendas, eliminando assim os estoques excessivos, trabalhando sempre na melhora continua dos seus produtos e serviços.

Existem alguns tipos de Kanban que servem para diferentes tipos de produção segue alguns tipos abaixo:

  1. Kanban De produção: Também conhecido como Kanban de processo que serve para a autorização da produção, confecção e montagem de seus produtos.
  2. Kanban De Fornecedor: São os sistemas que autorizam as compras de fornecedores externos para entrega de lotes demarcados nos seus devidos cartões e destinados aos setores internos da empresa.
  3. Kanban De Requisição Interna: Esse sistema de Kanban é responsável pela movimentação ou transporte de lotes, esse cartão de requisição faz pedidos internos entre estoque, linha de produção e expedição.
  4. Painel Kanban: O painel Kanban trabalha com sinalizações sejam elas no chão, na parede ou em painéis que ficam espalhados pela área de produção para auxiliar no fluxo da produção da empresa mostrado pelos cartões Kanban.

Bibliografia

Livros: Chiavenato, Idalberto.

Planejamento e controle da produção/ Idalberto Chiavenato. – 2. Ed. – Barueri, SP: Manole 2008.

Artigos: PEINADO, Jurandir. O papel do sistema de abastecimento KANBAN na redução dos inventários. Rev. FAE, Curitiba, v.2, n.2, maio/ago., 1999, p.27-34. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EYkVTRDJmcnFkc2M>. Acesso em: 11 mar. 2014.

SILVA, Alessandro Lucas da; SANTANA, Ava Brandão. A dinâmica das ferramentas de programação e controle da produção - kanban e quadros de programação. In: XII SIMPEP - Bauru, SP, Brasil, 7 a 9 de Novembro de 2005. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B1lfOtr2UH-EWTFzRjFjWWgzU2s>. Acesso em: 11 mar. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (96.3 Kb)   docx (343.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com