TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA: O PERFIL DE UM LÍDER NOS DIAS ATUAIS

Por:   •  16/4/2016  •  Artigo  •  1.911 Palavras (8 Páginas)  •  1.000 Visualizações

Página 1 de 8

ESCOLA ENSINO - RIO GRANDE DO SUL

CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO

LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA: O PERFIL DE UM LÍDER NOS DIAS ATUAIS

        

Fabileni Dias¹

Pedro Alberto Iserhard²

Nelson Jandrey³

Santa Cruz do Sul, dezembro de 2015.

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

¹Aluna da Escola Ensino - RS, Curso Técnico em Administração, Santa Cruz do Sul – RS, E-mail: f.abp.dias@hotmail.com

2 Graduado do Curso de Administração e Estudos Sociais na UNISC, Pós-Graduação "Lato Sensu" em nível de Especialização em Formação Pedagógica para Docentes da Educação Profissional e Tecnológica na SEG, E-mail: pedro.iserhard@gmail.com

³Graduado em Letras: Português/Alemão (UNISINOS)  Inglês (UNISC) e respectivas  Literaturas, Bacharel em Direito e Pós-Graduação “Lato Senso” em Direito Civil.


[pic 2]

RESUMO

A importância do tema abordado neste estudo é fundamental para o desenvolvimento e crescimento das empresas. A maior preocupação das organizações hoje é com o bem-estar de seus colaboradores, por isso, empresas vêm buscando profissionais capacitados e preparados para motivar seus colaboradores aumentando a produtividade e melhorando o desempenho dos mesmos dentro das organizações. Esse artigo aborda alguns tipos de líderes e o que as empresas vêm buscando nesses profissionais, como eles devem liderar para manter sua equipe motivada, permanecendo assim mais tempo dentro das organizações.

Palavras-chave: Líder. Liderança. Motivação. Organizações.


[pic 3]

[pic 4]

SUMÁRIO

RESUMO ......................................................................................................................

02

SUMÁRIO ....................................................................................................................

03

INTRODUÇÃO ............................................................................................................

04

LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA: O PERFIL DE UM LÍDER NOS DIAS ATUAIS .........................................................................................................................

05

2.1.A liderança ............ ...................................................................................................

05

2.2  Tipos de Líderes ......................................................................................................

05

2.3 O líder e a motivação ................................................................................................

06

CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................................

09

REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO .........................................................................

10


[pic 5]

INTRODUÇÃO[pic 6]

Atualmente, para exercer uma liderança com habilidade e competência, é necessário ter a capacidade de despertar em seus liderados o desejo de ação e realização de uma meta. Essa é uma das habilidades que um líder deve ter. Saber influenciar, ser determinado, incentivar seus liderados e passar confiança, saber ouvir e estimular novas ideias, ter discernimento em cada situação, seja boa ou ruim, ser claro e objetivo, são desafios encontrados pelos líderes de hoje.

A maior preocupação das empresas hoje é com o bem-estar de seus colaboradores, por isso empresas vêm treinando seus líderes para saberem como liderar esses colaboradores, pois muitos conhecem o mercado de trabalho, mas não sabem agir com seus liderados, não sabem trabalhar com pessoas.

O maior desafio dos líderes atualmente é manter seus colaboradores incentivados, ficando assim mais tempo nas empresas, para melhorar sua produtividade e rentabilidade.

Esse trabalho está fundamentado na ideia de que o líder deve desenvolver a capacidade de crítica e criativa do colaborador, deve conquistar a confiança e o respeito de todos.

De acordo com Chiavenato (2004, p.42) agindo assim, “as pessoas passam a ser consideradas como parceiras da organização que tomam decisões a respeito de suas atividades cumprem metas e alcançam resultados”, o que trás um sentimento de importância para o liderado incentivando-o a dar seu melhor na realização de suas tarefas.

Pesquisas mostram que a maior causa do fechamento das empresas nos três primeiros anos é devido à falta de motivação dos colaboradores, aumentando assim a rotatividade dentro das empresas devido a essa falta de orientação, falta de reconhecimento e de vinculo de confiança entre lideres e liderados. Muitos líderes não sabem como agir com esses colaboradores deixando-os desmotivados e esses desistindo logo de seus sonhos e objetivos. Neste estudo queremos mostrar qual é o perfil ideal, as características que um verdadeiro líder deve ter, como ele deve agir com seus liderados para que eles juntamente com sua equipe possam atingir o sucesso.


[pic 7][pic 8][pic 9]

[pic 10]

LIDERANÇA CONTEMPORÂNEA: O PERFIL DE UM LÍDER NOS DIAS ATUAIS

2.1 LIDERANÇA

Nos dias de hoje, liderar é mais do que liderar funções, liderar nada mais é que comandar um grupo de pessoas, motivando e influenciando, fazendo com que se comprometam com seus objetivos.

Segundo Chiavenato (2004, p. 446) "A liderança é, de certa forma, um tipo de poder pessoal. Através da liderança uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes (...)"

Para Robbins (2007), liderança é a capacidade de influenciar pessoas para o alcance das metas, sendo essa liderança atribuída por meio de um alto cargo na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (209.8 Kb)   docx (272.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com