TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leitura processual

Por:   •  7/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  13.223 Palavras (53 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 53

Página 15

Unidade 1 - Linguagem

Objetivos de aprendizagem

Ao final da unidade você terá subsídios para compreender:

- A diferença entre língua e linguagem.

- As causas da variação linguística.

- As situações de uso das modalidades da língua.

- As funções da linguagem.

Seções de estudo

Nesta unidade você vai estudar os seguintes assuntos:

Seção 1 - Língua, linguagem e variação

Seção 2 - Níveis de linguagem

Seção 3 - Funções da linguagem

Página 16

Para início de conversa

Durante muito tempo, acreditou-se que dominar a língua portuguesa era falar difícil, ou seja, empregar vocabulário culto usar frases de efeito com estrutura mais complexa. Hoje, no entanto, sabemos que usar bem o português é, sobretudo, saber adequar a linguagem a diferentes situações sociais das quais participamos. Por exemplo, sabemos que é preciso ter um cuidado especial com a língua quando nos submetemos a uma entrevista de emprego, ou quando elaboramos um texto acadêmico. Mas, em uma conversa com amigos ou familiares, podemos usar uma linguagem mais coloquial. Assim sendo, pode-se dizer que a língua apresenta variações e o que determina a escolha de tal ou tal variedade é a situação concreta de comunicação.

Esse é o tema da presente unidade, que tem como objeto o estudo da linguagem e suas variações. Aqui, você encontrará conceitos básicos de introdução para um trabalho de leitura e produção de textos.

São conceitos essenciais, que serão retomados no decorrer das demais unidades, logo, precisam ser bem compreendidos para facilitar o seu crescimento na disciplina.

Bons estudos!

Seção 1 – Língua, linguagem e variação

Comunicação provém de communicare, verbo latino que significa pôr em comum. Para Medeiros (2000, p. 15), a finalidade da comunicação é pôr em comum não apenas as ideias, sentimentos, pensamentos, desejos, mas também compartilhar formas de comportamento, modos de vida determinados por regra de caráter social.

A comunicação implica, fundamentalmente, a utilização de uma linguagem.

Página 17

Como podemos observar na tirinha abaixo:

(Início da descrição da figura)

Trata-se de uma tirinha com três quadrinhos do personagem “Hagar”, um cachorro e um papagaio, onde:

Primeiro Quadrinho:

Papagaio diz a Hagar: Louro Quer Bolacha! (enquanto isso, o cachorro olha para o papagaio).

Segundo Quadrinho:

Cachorro rosna para o papagaio (já com a bolacha): Grrr!

Terceiro quadrinho:

Papagaio diz a Hagar: O cachorro também quer!

(Fim da descrição da figura)

Como você pode ver, o papagaio se comunica com Hagar utilizando a fala. Mas podemos observar que o cachorro também se comunica, quando rosna para o papagaio, levando esse a entender que o cão também queria bolacha. O humor da tira se dá pelo fato de o papagaio, sentindo-se ameaçado, racionalmente interpretar o desejo do cachorro e, imediatamente, fazer algo que só os seres humanos são capazes de fazer, “produzir enunciado consciente”. Ou seja, os animais apenas reproduzem instintivamente a comunicação, ao contrário do homem que a produz consciente e intencionalmente. Essa característica do ser humano é que nos possibilita a vida em sociedade.

A linguagem humana, segundo Koch (1997a, p. 9), tem sido concebida de maneiras diversas, e a mais recente dessas concepções considera a linguagem como atividade, como forma de ação, como lugar de interação, que possibilita aos membros de uma sociedade a prática dos mais diversos tipos de atos.

Assim sendo, podemos afirmar que a linguagem Humana é um sistema organizado de sinais, que permite a expressão ou representação de idéias, desejos, sentimento, emoções, como podemos observar nos dois exemplos abaixo:

(Início da descrição da figura)

A primeira imagem é uma placa com um cigarro cortado por uma linha vermelha, indicando que é proibido fumar.

A segunda possui apenas a frase “È PROIBÍDO FUMAR”.

(Fim da descrição da figura)

Página 18

Como podemos ver, a linguagem se materializa de duas formas. Na primeira, temos a linguagem verbal, em que são utilizados signos (no caso, as palavras), os quais são uma modalidade constituída de um sistema de sinais convencionados. Esse conjunto de signos é o que denominamos de língua. No segundo exemplo temos a linguagem não verbal que usa os gestos, os sinais e as imagens.

A linguagem se materializa de duas formas. Na primeira, denominada de linguagem não verbal, exploram-se sinais, gestos e imagens. Na segunda, denominada de linguagem verbal, utilizam-se signos, ou seja, é uma modalidade constituída de um sistema de sinais convencionados. Esse conjunto de signos é o que denominamos de língua.

Bem, agora que já abordamos os conceitos básicos sobre a linguagem humana, vamos resumi-los para assimilá-los melhor.

- Linguagem: capacidade de o ser humano se comunicar por meio de um língua.

- Língua: código, sistema de signos convencionais usados pelos membros de uma mesma comunidade.

- Linguagem verbal: constituída de um sistema de códigos convencionados.

- Linguagem não verbal: constituída por imagens, gestos, emoticons, expressão facial etc

Observe os dois exemplos que seguem: A e B

Texto A

(Início do texto)

Uma das maneiras de ver o mundo é sob a figura da antítese. Assim, as categorias que encontramos são: os ricos e os pobres, os brancos e os negros, os homens e as mulheres, os heterossexuais e os homossexuais etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (89.6 Kb)   pdf (364.5 Kb)   docx (60.7 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com