TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levante as principais ideias do Liberalismo

Por:   •  25/8/2019  •  Resenha  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 3

Universidade Federal Fluminense

Curso: Administração Pública

Polo CEDERJ: Nova Iguaçu - NIG

Aluno: Pablo dos Santos Dias

Mat.: 17213110182

Disciplina: Filosofia e Ética

Atividade aula 6

Estude: “Filosofando”, cap. 22 (págs. 503 a 537) e responda às questões:

    1. Levante as principais ideias do Liberalismo.

Os movimentos gerados a partir de insatisfações do "povo", geralmente são mais visíveis ao partir da burguesia. Esta todas as vezes na história em que se encontrou-se  incomodada pela concentração do poder  fora de suas mãos, contestou o governo para descentralizar as relações de poder.

O  movimento de reivindicar sua autonomia, se dá durante o Mercantilismo e, mesmo durante o período fisiocrata, onde se tinha a riqueza sendo a forma de trabalho agrícola por se acreditar no poder da natureza, pensava-se nessa autonomia sem a intervenção do Estado. Acreditava-se na auto regulação da economia. Os interesses individuais, na época colocado como Egoísmo, traria benefícios para toda a sociedade. Se cada um busca o melhor pra si, do ponto de vista econômico, então toda a sociedade é beneficiada.

Todo esse movimento chamado de Liberalismo, pois toda vez que a burguesia sentir-se privada da sua autonomia irá reivindicar seu aumento nas relações de poder entre os mercados econômicos. Esta ideia pode parecer uma busca de democracia, no entanto é um pensamento individual. O Liberalismo se fundamenta em ideias individuais.

 

   

     2. Explique porque o indivíduo é o centro das preocupações do Liberalismo. Por que se diz que o pensamento liberal é elitista?

Todas as manifestações a favor do Liberalismo sempre partiram de um grupo que se sentiu privado de sua autonomia por conta da intervenção econômica do governo. A ideia para contestar o governo é que o indivíduo perde sua autonomia, ou seja, é prejudicado por uma injusta intervenção do Estado.

Com a perda na autonomia, a sociedade fica enfraquecida pois seus indivíduos não conseguem atuar diretamente nas relações de poder, principalmente econômico. No entanto o que percebemos é que o Liberalismo é muito mais uma ideia de individualismo que de proteção aos indivíduos todos da sociedade, de forma igualitária e com equidade.

  Portanto, dizemos que o pensamento liberal é um pensamento elitista por observarmos durante a História que ele sempre partiu da burguesia todas as vezes que ela sentiu-se fora do pode econômico por conta da atuação do Estado na economia.

     3. O que é o estado de natureza em Locke e Rousseau? O que é o pacto social? Por que Rousseau diz que a soberania é inalienável?

A ideia de que os homens são livres, iguais e independentes e, portanto, atuam da forma que melhor se sentirem deixa claro que cada um é juiz de si próprio para decidir suas ações. Assim todos os homens poderiam viver de forma próspera e feliz nesse estado natural.

No entanto quando o homem percebe suas fraquezas ou paixões, sente a necessidade de dividir essa responsabilidade. Preferem escolher um grupo que os represente. Atribui a esse grupo a responsabilidade de garantir os direitos individuais e coletivos das pessoas. No entanto o poder, com o tempo, não fica mais no arbítrio dos indivíduos. Já percebemos o início de um pacto social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com