TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Levante as principais ideias do liberalismo

Por:   •  4/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

1.Levante as principais ideias do liberalismo.

R: Thomas Hobbes defendia o absolutismo, onde o homem deveria renunciar parte de sua liberdade e transferir sua capacidade de autogoverno para as mãos de um soberano, que pode ser: homem ou assembleia. Ele tinha esperança que dessa forma não haveria conflitos e o homem poderia viver em paz.

Hobbes desenvolveu esse pensamento devido sua experiência de ter vivido no período da Guerra Civil, onde havia conflitos e mortes sem fim.

Diferente de Hobbes, John Locke defendia o liberalismo político que era radicalmente contrário ao absolutismo monárquico. O liberalismo político defendia uma intervenção mínima do estado na sociedade. O estado tinha função de preservar os direitos que já eram dos indivíduos.

O liberalismo econômico se opôs a intervenção do rei que se beneficiava com a concessão de monopólios e privilégios. Os primeiros a se opor contra o controle da economia foram os fisiocratas. Cujo lema era: “deixai fazer, deixai passar, que o mundo anda por si mesmo”. Tais ideias foram desenvolvidas pelos economistas ingleses Adam Smith (1723-1790) e David Ricardo (1772-1823), com o liberalismo econômico se pretendia ter a defesa da propriedade privada dos meios de produção e a economia de mercado.

2.Explique porque o indivíduo é o centro das preocupações do liberalismo. Por que se diz que o pensamento liberal é elitista?

R: O individualismo é o principal fator do pensamento liberal e com isso acredita-se que a liberdade de cada um é de máxima importância no sistema e o estado tem a função de servir o indivíduo.

O pensamento liberal é considerado elitista porque o acumulo de riqueza acaba gerando uma desigualdade social.

De acordo com o discurso de Locke todos serão considerados membros da sociedade civil, mas apenas os que tem fortuna podem ter plena cidadania, pois só estes últimos estarão interessados e capacitados para preservar as riquezas acumuladas.

Dessa forma é ressaltada o elitismo no liberalismo, pois há apenas uma igualdade abstrata, pois, só os proprietários tem plena cidadania.

3.O que é o estado de natureza em Locke e Rousseau? O que é o pacto social? Por que Rousseau diz que a soberania é inalienável?

R: Para Locke o estado de natural é o indivíduo sendo juiz de suas próprias ações, com isso não haveria uma imparcialidade. Devido a isso para garantir a segurança e harmonia na sociedade cria-se um contrato social com o estado para que ele seja um juiz imparcial e venha resolver possíveis conflitos dos indivíduos.

Já para Rousseau os indivíduos viviam felizes e saudáveis até surgir a propriedade e uns passam a trabalhar para outros, gerando escravidão e miséria.

O pacto social surge para dosar o estado de natureza caso haja um descontrole, assim poderá manter a harmonia da sociedade.

Rousseau diz que a soberania manifesta pelo legislativo, inalienável porque não pode ser representada. Isto é, toda lei não ratificada pelo povo em pessoa é nula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (30.8 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com