TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Liderança:As Tendências e Desafios

Por:   •  18/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  186 Visualizações

Página 1 de 6

        

Matriz de atividade individual

Disciplina: Gestão de pessoas

Módulo: Módulo 4 – Liderança: tendências e desafios 

Aluno:

Introdução

Segundo Kurt Lewin (1973), existe três formas de liderança, autocrático, participativo e liberal, entendo que estas sejam formadoras da coluna vertebral para se analisar os estilos de lideranças que possuímos lembrado que dentro delas temos os desdobramentos mais específicos. Para entendermos os três estilos citados por Kurt Lewin, vamos trazer suas características. (FERREIRA, SANTOS, NASSER E JOHANN, 2017, p. 97).

Sendo assim, elencamos os perfis de lideranças mais encontrados dentro das    corporações.

Desenvolvimento – análise de diferentes perfis de liderança

  • Principais características dos perfis de liderança apresentados;

Estilo autocrático – Geralmente são líderes centralizadores, não copartilham as decisões com seus liderados, ele define as responsabilidades e tarefas  mantendo-se  inflexicível quanto aos processos e decisões, dentro dessas características podemos elencar dois estilos que estão muito presentes dentro das organiações:

1. Autoritário: Aquele líder que comanda com firmeza, está à frente provocando mudanças na equipe, mobiliza as pessoas para a entrega dos objetivos.

2. Centralizador: Ele centraliza as informações, tarefas e dificilmente delega, quando o faz acompnaha muito de perto não dando oportunidade para criação por parte da equipe, as decisões são centralizadas nele.

Estilo participativo – Este líder ermite que os integrantes da equipe participem da tomada de decisões, ouve as opiniões e sugestões, delega as tarefas e dar feedback constante, intruindo a equipe de como alcançar os objetivos. Dentro dessas características podemos citar os seguintes estilos de liderança:

1. Democrático: Ele interrage com a equipe e assim consegue a aderência da mesma, confia na capacidade dos seus liderados e a comunicação é umas das suas maiores competencias. Ele é um facilitador dos processos.

2. Paternal: Este líder possui empatia e isso possibilita que crie laços fraternais com a equipe, busca colocar as necessidades das pessoas em foco, e assim, cria uma atmosfera paternal com a equipe, onde o relacionamento é o ponto forte.

3. Treinador: Este líder trabalha como coach, busca desenvolver as pessoas, prima pelo treinamento e preparação dos seus liderados. Este líder possui muita energia e desafia a equipe a persistir sempre.

Estilo laissez-faire (ou liberal) – o líder deixa os integrantes decidirem sozinhos sobre metas e métodos. Traduzido do francês, é o estilo “deixar acontecer”. (FERREIRA, SANTOS, NASSER E JOHANN, 2017, p. 97).

1. Liberal: Este perfil de liderança é delegador, ele deixa as decisões, processos e criação para um ou mais membros da equipe, este fica a disposição para sanar eventuais dúvidas ou novos direcionamentos de estratégias, atua como um consultor, a equipe desenvolve suas atividades para alcançar os resutados.

  • Vantagens e desvantagens de cada perfil;

Estilo autocrático: As vantagens deste tipo de liderança esta quando a equipe é problemática ou ainda não possui aculturamento, já que este estilo não permite grandes margens de erros nos processos ou não cumprimento de prazos. Porém, o lado negativo está na falta de amadurecimento dos liderados, pois não existe uma delegação que o permita criar ou errar, o feedback por ele dado geralmente é corretivo o que não incentiva a equipe.

1.Autoritário: Aquele líder que motiva as pessoas a fazerem algo juntamente com ele e acompanha de perto a execução das tarefas, ideal para equipes em processo de aprendizagem ou aculturamento dentro da organização.     

O ponto fraco deste estilo de liderança esta na pressão que é colocado na equipe e os resultados não são alcançados, este líder se torna critico o que pode abater os liderados.

2. Centralizador: Este estilo é benéfico em momentos de urgência e principalmente quando os profissionais envolvidos possuem baixa maturidade para caminhar sozinhos, ou seja, estão em processo de capacitação para tal.            

O ponto fraco esta na falta de delegação nas atividades, assim, a equipe pode  reprimida, impossibilitada de crescer e se tornar autônoma, sufocando o progreso e desestimulando os integrantes refletindo na entrga do resultado.

Estilo participativo: Este líder permite a evolução dos seus liderados, uma vez que a autonomia e a prática constante de opinar acaba deesenvolvendo a visão da equipe, também podemos citar que estes se sentem confortáveis em criar e procurar novas alternativas para alcançar os objetivos do grupo.

  1. Democrático: O ponto forte desta liderança esta no desenvolvimento da equipe e

ampliação da visão do negócio devido estimular a participação e o processo criativo do grupo.

O ponto fraco desta liderança esta na indecisão, às vezes o resultado pode ser prejudicado caso a equipe não seja capaz de realizar os processos com maturidade, isso pode gerar inúmeros erros e vir a desistimular com falta de resultado.

2. Paternal: Este líder é muito bom em resolver conflitos internos, já que possui a aderência da equipe, também consegue ter um ambiente de trabalho mais tranqüilo e participativo e motivado.

O ponto fraco desse líder esta no emocional, devido colocar as necessidades das pessoas em primeiro lugar, de ficar dependentee emocionalmente e sua empatia com a equipe pode dificultar sua capacidade de dar fedback negativo, deixando de pontuar atitudes prejudiciais na entrega dos resulatdos.

3. Treinador: Este líder é capaz de identificar pontos fortes e fracos com extrema rapidez e buscar alternativas para contornar eventuais problemas, também é voltado no desenvolvimento da equipe, capacitando e motivando as habilidades de cada integrante para o sucesso dos projetos onde esta envolvido.
Os pontos fracos estão na visão utópica da soluções de problemas, deixando passar situações onde tenha que atuar diretamente com os indivíduos, também pode alegar falta de tempo  treinamento seja a chave para todos os conflitos.

Estilo laissez-faire (ou liberal) : Essa liderança pode desenvolver rapidamente sua equipe através da autonomia e liberdade de criação.

A equipe tem que ser madura e dominar suas responsabilidades ou este tipo de liderança pode ser altamente prejudicial, fazendo seus liderados se sentirem soltos e sem amparo em eventuais fracassos, os conflitos também podem tomar conta desistimulando e prejudicando os resultados.

1.Liberal: Esta liderança pode funcionar bem quando os seguidores são pessoas instruídas e maduras, quando os processos já estão bem definidos e seus responsáveis altamente esclarecidos de seus papeis. Também a equipe ganha autonomia e experiência para agir ampliando o leque de atuação.

O ponto fraco consiste na falta de acompanhamento constante do líder na orientação e monitoramento das atividades, a equipe pode ficar completamente, também pode haver perda de tempo em refazer algo que não foi bem orientado e comprometer os resultados.
 

  • Estilos de liderança mais frequentes no ambiente organizacional.

 Os perfis de lideranças mais freqüentes nas organizações são as três citadas por Kurt Lewin (1973): Autocrático, participativo e liberal, dentro delas podemos encontrar diversas vertentes, o importante é incentivar dentro das organizações comportamentos de liderança saudáveis, que incentive as boas práticas, que capacite os getores a transitar nos diferentes estios de liderança conforme as situações vão se apresentando.

Considerações finais

Diante dos estilos de liderança que estão presentes nas organizações, percebemos que não há certo ou errado, cada estilo possui seus pontos fracos e fortes, as visões se complementam e o importante é saber utilizar os diferentes estilos em prol do momento, do objetivo, das sitações que podem ocorrerer no dia a dia das organizações.

Ainda sobre estilos de lideranças, acredito que a situacional como descrita no livro gestão de pessoas na sociedade do conhecimento “Os defensores da liderança situacional destacam a importância dessa proposta na capacitação do líder em saber usar o estilo mais adequado a cada situação que se apresente, conceito que Hersey e Blanchard (1986) chamam de adaptabilidade e que será tanto mais significativo quanto maior for a amplitude, ou seja, o domínio que tenha sobre os quatro estilos E1/E2/E3/E4”. (FERREIRA, SANTOS, NASSER E JOHANN, 2017, p. 101), nos trás a confirmação de que os lideres precisam ser preparados para compreender os momentos onde utilizar os diversos perfis de liderança.

Referências bibliográficas

 FERREIRA, Cláudio Paradela et al.Gestão de pessoas na sociedade do. 2. Ed. Rio de Janeiro : FGV Editora, 2017.e

BASSO, Carlos. Os pricipais etilos de liderança e suas conseqüências nas organizações. Disponivel em https://www.crbasso.com.br/blog/principais-estilos-de-lideranca/ >. acesso em:22abr.2018.-

MELLO, F. B, Conheça os 10 perfis de liderança mais comuns. Administradores, 2010. Disponivel em: < http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/conheca-os-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/> Acesso em: 22 Abr. 2018.

.com.br/noticias/carreiraos-10-perfis-de-lideranca-mais-comuns/36401/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (279.3 Kb)   docx (3.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com