TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  1/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.830 Palavras (8 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 8

Pesquisas:

TNT Logistics, líder mundial em logística, recebe pelo terceiro ano consecutivo o Prêmio Volvo de Logística, por ter sido eleita como a Melhor Prestadora de Serviços Logísticos do Brasil. A premiação é uma iniciativa conjunta do Centro de Estudos de Logística (CEL) do Coppead/Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Volvo do Brasil e da revista Tecnologística.

O prêmio, um dos mais importantes do mercado logístico brasileiro, é concedido com base nos resultados de uma pesquisa realizada junto às maiores empresas embarcadoras do país. Visa identificar a percepção dos representantes das empresas em relação ao nível dos serviços oferecidos pelos operadores logísticos em atividade no Brasil. No questionário, os entrevistados devem apontar em quais serviços a empresa escolhida é considerada excelente. A TNT foi reconhecida, principalmente, por sua excelência em armazenagem, transporte de carga fechada e gestão integrada das operações logísticas, controle de estoques e transporte de carga fracionada.

O diretor geral da TNT América do Sul, Giuseppe Chiellino, atribui a conquista ao compromisso e disposição dos funcionários da empresa, espalhados pelas 27 filiais no Brasil.  "A TNT tem um time apaixonado que busca continuamente encontrar as melhores soluções para os clientes, utilizando a mais alta tecnologia", afirma.

Entre os profissionais que citaram a TNT na pesquisa, 40% utilizam seus serviços. Os outros 60% não utilizam, mas reconhecem a excelência da empresa como melhor prestador de serviços logísticos do país.  "Isso reforça a ótima percepção da imagem da TNT Logistics Brasil e o grande potencial que este país oferece", acrescenta Chiellino.

Características:

A TNT Logistics entende que excelência operacional e desenvolvimento constante são chaves para o crescimento de seu negócio e do de seus clientes. Pensando nisso, a TNT Logistics criou o CEIL - Centro de Excelência e Inovação Logística, no qual uma equipe de engenheiros dedicados estuda as melhores soluções para cada cliente. Através de softwares de simulação e trocas de expertise entre as demais engenharias logísticas espalhadas pelo mundo, o CEIL desenvolve soluções específicas para cada segmento de atuação da empresa.

"A fase de start-up é crucial para o sucesso do contrato. Uma implementação rigorosa da solução desenhada é de suma importância. Por isso a TNT Logistics tem uma filosofia de start-up com níveis de serviço bem definidos para medir as expectativas do cliente", diz Chiellino. 

Durante o contrato, também é desenvolvido o Programa 3VAP (3 Value Added Project), que consiste em manter ativo pelo menos três projetos de melhoria operacional, dentro de cada cliente. Esses projetos podem ser relacionados desde a melhoria dos índices de produtividade e do nível de serviço de transporte até a padronização e mapeamento das atividades operacionais.

Especialização:

A empresa oferece serviços que cobrem toda a cadeia de suprimentos, desde o fluxo físico de materiais até o fluxo de informação. Esse leque de serviços inclui atividades como armazenagem, distribuição, logística de produção, gestão de estoque, importação, exportação e cross-docking. Ao todo, são 30 armazéns espalhados pelo Brasil e mais de 150 mil toneladas expedidas mensalmente.

Atuação:

Atua nos setores automotivo, eletrônico, pneus, financeiro e industrial.

Principais clientes:

Dentre os principais clientes estão gigantes como Fiat, Ford, GM, Philips, Braskem, Votorantim Celulose e Papel, GE Plastics, TIM e ABN AMRO Bank, entre outros.

Tecnologia:

A TNT Logistics possui profissionais especializados e trabalha com parcerias estratégicas para garantir soluções de tecnologia baseadas em sistemas de WMS (Warehouse Management System) e TMS (Transport Management System), adequadas para cada cliente. Só em 2005 foram aplicados 3,9% do faturamento no desenvolvimento de softwares e sistemas. "Não podemos pensar em ser líder de mercado sem pensar em oferecer, além de todas as atividades logísticas, evolução tecnológica", complementa Giuseppe.

O WMS Click possui as melhores práticas de armazenagem, desde a lógica de otimização de picking e recebimento à utilização de rádio freqüência em todas as etapas. A integração é automática com os principais ERP do mercado (exemplos de ERP: SAP, JD Edwards etc).

Já o Matrix é um software de propriedade da TNT que integra de forma inteligente as informações sobre todas as operações do cliente, concentrando em um único portal todas as respostas com cruzamento de informações.

Além das soluções de sistemas de TI, a TNT Logistics possui uma infra-estrutura de última geração. O SIT - Serviço de Informação de Transporte - é uma área capaz de fechar todo o ciclo da informação desde a saída das cargas em suas origens. Realiza ainda o monitoramento via satélite, acompanhamento das entregas nos destinos e administração dos comprovantes físicos de entrega de cargas.

Também um data center único e centralizado com infra-estrutura de cluster permite a consolidação de todos os servidores e o compartilhamento da estrutura de hardware com os clientes da TNT, garantindo qualidade, segurança e custos reduzidos na implementação de uma solução.

"Isso nos permite realizar planos de melhoria contínua nas operações e atender todos os clientes, utilizando tecnologia de última geração", completa Paulo Franceschini, Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação.

JSL

Operando desde 1956, começamos nosso negócio com o transporte de cargas gerais. Nos anos 80, com base na demanda de nossos clientes, passamos a atuar nos serviços de transporte de seus colaboradores e na terceirização de suas frotas.

Na década de 90, observando a necessidade de nossos clientes de reduzir custos, passamos a focar na otimização de suas cadeias de suprimentos, incluindo a conexão da empresa com seus fornecedores e clientes, por meio da prestação de serviços dedicados e customizados.

Assim, a partir do ano 2000, pudemos consolidar a prestação de serviços integrados de logística, com a implementação de operações inovadoras e customizadas junto a clientes, o que vem contribuindo com a redução dos seus custos logísticos, bem como com o aumento de eficiência de suas operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (15.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com