TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  13/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  308 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

Página 1 de 2

https://www.trabalhosgratuitos.com/OA segunda metade da Unidade 1, foco de estudos desta segunda semana do curso, apresenta dois processos primordiais da atividade logística: Administração de Materiais e Distribuição Física. Ambos os processos tem estreita ligação com a redução de custos que se busca nas organizações e com a cadeia de suprimentos (abastecimento) na qual estas se inserem, ou seja, os fornecedores que vem antes (a montante) e os clientes na sequência (a jusante) que se ligam a ela pelos processos logísticos.

Neste sentido, esta atividade tem duas questões a serem respondidas, uma com relação a uma cadeia produtiva e a outra com relação a uma estratégia logística de aproximação de fornecedores, ambas surgidas como resultado do planejamento logístico, visto na Unidade 1. Esta atividade é útil para compreender o conceito de cadeia de suprimentos, conteúdo complementar* ao fascículo da disciplina.

1. Escolha um tipo de empresa e desenhe (esquematize) sua cadeia de suprimentos, destacando seus principais fornecedores e clientes e onde estão localizados. Você pode escolher a própria empresa que você ou algum familiar trabalha ou pode pesquisar na internet. A partir deste desenho (esquema) indique:

a)Atividades logísticas mais relevantes;

b)Possíveis problemas ou dificuldades existentes na logística;

c)Possíveis alternativas para amenizar estes problemas ou dificuldades.

2. Pesquise na internet como funciona o Consórcio Modular da fábrica de Resende (RJ) da Volkswagen. Baseado nos resultados desta pesquisa, explique com suas palavras o seu funcionamento e explicite como acontece a terceirização de atividades de montagem.

>>>Esta estratégia foi criada no Brasil e hoje é aplicada em várias partes do mundo... vale a pena conhecer! <<<

* Caso queira fortalecer o entendimento do tema antes de realizar a atividade, leia o artigo disponível como material complementar desta semana (Impacto da tecnologia da informação na gestão das cadeias de suprimentos – um estudo de casos múltiplos) e/ou o link abaixo, que traz uma conceituação simples e esclarecedora sobre a Cadeia de Suprimentos.

http://edsonguilhermedasilvacovolo.blogspot.com/

utras/Diversos/Cadeia-De-Suprimentos-387885.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com