TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  22/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 3

Logística é o conjunto de Planejamento, operação e controle do fluxo de materiais, mercadorias, serviços e informações da empresa, garantindo e racionalizando todas as funções sistêmicas desde a produção até a entrega, garantindo vantagens competitivas e a consequente satisfação do cliente. A logística afeta nossa vida, uma vez, que sendo consumidores, são através dela que temos nossas necessidades atendidas no momento necessário e a contento.

A logística se faz muito importante na estratégia empresarial atualmente pois apresenta:

- Redução de custos, onde os preços internos e externos se tornam menores;

- A relação infra estrutura x desenvolvimento, onde a infraestrutura apresentada pela logística facilita o desenvolvimento de todo um país;

- Atendimento da necessidade dos consumidores, garantindo a eles concorrência e garantia de suas necessidades atendidas;

- Diminuição do custo do transporte, o grande entrave para a comercialização;

- Redução do tempo entre produção e a demanda;

- Promove a integração de diferentes sociedades permitindo troca de experiências entre estas;

- A melhoria das condições econômicas.

A logística é de fundamental importância para a gestão empresarial. Ela representa uma nova visão empresarial, ou seja, uma nova ordem das coisas, onde toda a movimentação e armazenagem de informações, produtos ou serviços nada mais são do que a logística aplicada. Diante de tal fato, os gestores empresariais devem conhecer a fundo a logística e promoverem os serviços logísticos necessários para que o correto funcionamento da empresa seja executado, garantindo assim a satisfação de consumidores e a qualidade de seus serviços e produtos, com redução de custos tanto para o empresário como para o consumidor.

Um exemplo de logística, podemos citar a empresa Scania. Em 2014 a empresa conseguiu uma redução de 5% nos custos de transporte de peças de fornecedores para fábrica de caminhões e ônibus em São Bernardo. Para essa redução foi implantada uma metodologia aliando o planejamento diário de coleta de materiais com o balanceamento do nível de ocupação dos veículos que buscam peças nos fornecedores. Foi implantada uma torre de controle que realiza avaliação diária dos volumes de insumos necessários para a produção e dos níveis de estoque. Esse sistema, alia informações com a capacidade dos veículos para evitar picos de aquisição de certos itens e manter um menor número de caminhões em deslocamento. Outro exemplo que pode ser citado é a parceria da livraria Cultura e da Gollog (logística da Gol), que garante a entrega de uma encomenda de livraria em três dias. Ao receber um pedido, a equipe de uma das lojas, localiza o produto, faz a reserva dentro do sistema e aciona a operadora logística. A Gollog retira a encomenda e encaminha para o aeroporto mais próximo, despachando a carga em um avião da Gol para uma das dez cidades em que a Cultura mantém suas lojas físicas.

Abaixo os esquemas de logísticas citados:

Livraria Cultura/Gollog:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com