TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  9/6/2015  •  Monografia  •  1.391 Palavras (6 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Nove de Julho – Uninove

Jornalismo

A Revolução da Internet e Sua Influência na Prática do Jornalismo Brasileiro

São Paulo – 2015

Amanda Roberta Carter – RA: 315109575

Ingrid Stephany dos Santos Souza RA: 315110538

Jéssica Sales RA: 315107297

Sumário

1. Resumo

2. Introdução

3. Desenvolvimento

4. Considerações Finais

Resumo

Esse artigo tem como objetivo citar as transformações da produção e publicação das informações jornalísticas. Devido as revoluções tecnológicas. Notamos que a ação jornalística sempre esteve relacionada à necessidade de novas tecnologias que modifiquem e a cada dia mais mude as formas de produção e veiculação da notícia. Deste modo, é fundamental aos profissionais da mídia, especialmente alunos de jornalismo, terem conhecimento referente a esse percurso do tema. Principalmente por nos encontrarmos em um mundo cada vez mais tecnológico e imediatista.

Introdução

O jornalismo nunca foi uma profissão paralisada ou imutável, e, como uma

instituição social secular, sempre sofreu transformações condicionadas pelo surgimento

de novas tecnologias e novas formas de organização

social.

A comunicação social atualmente tem muitas influências, entre elas a internet, no passado modo comunicativo era por meio de cartas ou telefone, pouco se ouvia falar dessa ferramenta desenvolvida entre as décadas de 70\80 segundo dados de pesquisadores, porém somente na década de 1990 alcançou a população.

Esses dispositivos tornaram-se

ferramentas que contribuíram de forma significativa

e indispensável para a evolução da

técnica e prática da profissão.

Nelson Werneck Sodré (1966) em

História da Imprensa no Brasil

ressalta que

de transformações, que temos observado, no fazer jo

rnalístico, tem sido a presença das

tecnologias da comunicação e informação.

Desenvolvimento

Existe uma continua evolução tecnológica que existe desde o passado. Os meios de comunicação ainda se ajustam e procuram adaptação para continuar nesse cenário da internet, que fornece informação instantânea e qualquer pessoa pode ser um propagador da notícia.

A evolução do jornalismo brasileiro com o surgimento da internet ocorreu das seguintes formas, em 1980 a Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) indicou que a Agência Estado fez as primeiras experimentações com computadores, em função do armazenamento e publicação de notícias. Entretanto, o j jornal do Comércio, do Recife, em 1994, foi o iniciante na realização de publicações no meio digital.

Informações de MOHERDAUL, 2000, o NetEstado, jornal digital do Estadão, consolidou-se em março de 1995, mas somente foi disponibilizado dia 8/12 do mesmo ano para a internet. Dessa forma, o Jornal do Brasil, foi ao ar em 28/5/1995 acabou ganhando a fama de ser o primeiro jornal a realizar uma cobertura inteira no meio digital.

Nessa época ocorreu um “estouro” da internet, quando vários profissionais de mídia apostaram no jornalismo digital e adentraram aos portais de informação em troca de grandes salários. Entretanto, por volta de cinco anos depois, empresas uniram e demitiram seus profissionais.

Atualmente além da produção de um excelente conteúdo, o profissional de jornalismo necessita ter conhecimento de novas ferramentas, que baseiam-se em numerosas técnicas para que um site, página da web ou conteúdo tenha melhoria no site de busca Google.

O jornalismo também se faz presente através das redes sociais. Em relação aos negócios é necessário criar novos conteúdos para o ganho de assinaturas

A informação passou a ter um encadeamento de esclarecimento e também ajudou o usuário. Também surgiu a preocupação em retirar notícias falsas. Não basta apenas não publicar, mas apontar possíveis dados mentirosos ao público.

Considerações finais

Atualmente o meio de comunicação de massa mais comum no Brasil é a internet. O jornalismo brasileiro se faz presente através desse meio de comunicação. A internet nos proporciona a rapidez da informação, devido ser divulgada no instante em que ocorre o fato.

É necessário que os jornalistas se modernizem e acompanhem essa evolução. Grandes jornais brasileiros reproduzem seus jornais impressos para o digital e mantém a notícia online. Temos muitos profissionais que se dedicam aos portais de notícia.

Com a internet a informação passou a ser imediata. Fica ao profissional de jornalismo a missão de se reinventar e se manter como alguém necessário em seu trabalho, pois com a internet passamos a ter um público que participa da notícia, onde as informações são construídas em conjunto. Porém ainda temos a necessidade de um profissional confiável que é visto como a "fonte" de informações em que se pode acreditar pois são verdadeiras e seguras.

Referências: https://ava.uninove.br/seu/SEUEAD/EAD0001/SEU_EAD0006.php

http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/9o-encontro-2013/artigos/gt-historia-do-jornalismo/a-influencia-tecnologica-sobre-a-pratica-jornalistica

http://www.bocc.ubi.pt/pag/bianco-nelia-internet-mudanca-jornalismo.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com