TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  15/6/2015  •  Resenha  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 6

4) Para responder os dois próximos ítens, considere: a organização logística da própria Barilla, a organização de distribuição/venda da empresa e seus clientes e as relações com seus fornecedores.

a) A implantação de uma logística de resposta rápida seria possível para o caso da Barilla SpA? O que precisaria ser feito para isso e quais as restrições apresentadas no text que a impediriam?

A logística baseada no tempo, na qual o objetivo é fazer com que o cliente tenha uma resposta rápida sem que haja comprometimento em outros critérios de desempenho ou funções logísticas, otimizando todas as etapas do processo produtivo e da cadeia de suprimentos, é possível sim ser aplicada para o caso Barilla SpA.

Essa implantação se daria pela integração da sua cadeia de suprimentos da seguinte forma: A empresa iria fortalecer a parceria com os CDC e DO, dos quais estes forneceriam informações sobre as vendas para os varejistas. Dessa forma, com o uso na tecnologia da informação para auxiliar na integração logística, a Barilla consolidaria esses dados e faria uma previsão de demanda de cada produto, assim, quando os estoques dos distribuidores demonstrassem a necessidade do produto, seria enviado um pedido automático para a fábrica. Outra ação para fazer a integração acontecer seria na consolidação de cargas por região, focando nos clientes mais rentáveis e com previsão de demanda mais previsíveis, resultando em economia de escala. Todas essas ações diminuiria o transit time de entrega, o custo de transporte, o custo de pedido, além de que os pedidos menores poderiam ser enviados diretamente para o varejista, evitando perda de produtos frescos dos quais possuem curta duração em prateleiras e redução de custo de estoque final da Barilla e dos distribuidores. Este sistema permitiria evitar os altos níveis de falta tanto nos CDC como nos armazéns dos revendedores e dos supermercados, baixando os custos de todos eles, e evitaria as interrupções de fabricação, diminuindo aí também os custos, ganhando em economia de escala e possivelmente em postergação logística, podendo a Barilla postergar sua produção de certo produto devido a previsoa de demanda correta.

As restrições apresentadas que poderiam impedir a integração da cadeia logística eram várias. Primeiro não era possível contar com os dados de demanda diária dos CDC e dos DO, pois muitos deles  usavam sistemas simples de estoque com revisão periódica, e poucos tinham tiham sistemas sofisticados de previsão ou não tinham um controle claro da demanda. Segundo, o revendendores não queriam que a Barilla estimasse a demanda pois eles temiam a perda de liberdade para decidir quando e quanto comprar e eles desconfiavam da capacidade de estimativa da demanda por parte de Barilla. Terceiro, os diferentes tipos de produção da Barilla demandava condições diferentes para cada produto, assim a flexibilidade existente não era propícia para essa integração, já que as condições de umidade e temperatura na produção tem de ser alteradas a cada mudança de produto, restringindo o tempo de produção. O aumento no giro de estoque e consecutivamente diminuição no espaço destinado à Barilla nos centros de distribuição, pode o ser utilizado pelo cliente para outros fornecedores, sendo esta outra restrição da aplicação da logística integrada. Outro ponto considerado uma restrição é a dificultade de a integração acontecer através dos varejistas, pois dada a estrutura do seu canal de distribuição e dado que a maioria dos comerciantes na Itália ainda não tinham equipamentos como leitorues de codigos de barras e com conexões insuficientes, levando a Barilla a repsonder informações de vendas através dos distribuidores, apenas.

b) Se a mesma tentativa de implantação (referente à questão anterior) pudesse ser feita nos dias atuais partindo das mesmas condições iniciais do negócio, o resultado poderia ser diferente? Fundamente sua resposta.

Para acontecer a implantação da logística de resposta rápida é necessário ter integração intensa das entre as pessoas que participam do processo de informação da empresa, entre as estruturas da organização e a tecnologia de informação e comunicação

Este sistema como se disse antes permitiria evitar os altos níveis de existências tanto nos CDC como nos armazéns dos revendedores e dos supermercados, baixando os custos de todos eles, a demais evitaria as interrupções de fabricação, diminuindo aí também os custos.ganhando em economia de escala

Postergação da produção.

Com o sistema compreendido na Barilla, podemos iniciar um programa teste através de um Distribuidor Organizado, pois já existia o representante comercial que coleta os dados (porém não são utilizados para uma análise mais específica). Dessa forma, não estaríamos tomando a decisão pelo cliente e a estrutura já esta em parte pronta, visto que o principal custo seria o desenvolvimento de um sistema modelo.
Com os dados coletados, seria possível analisar semanalmente a efetividade do projeto e mensurar os ganhos e possíveis pontos de melhoria do sistema. Após a fase de teste, mostrar ao cliente os resultados e convidá-lo a participar de forma mais efetiva, com sugestões e acompanhamento por tempo específico.
Já com o sistema consolidado, buscar outros clientes da Distribuição Organizada e evidenciar os ganhos de estoque, prazos de reposição e, sobretudo, um controle maior das flutuações de demanda. Criando um ambiente favorável para aceitação do JITD em todo o segmento de DO.
Para os grandes distribuidores será necessário um investimento maior, visto que uma das peças chaves do sistema é a coleta de informação no consumidor final ou próximo dele. Em função disso, se faz necessário um aumento no quadro de representantes comerciais ou um aumento no reduzido quadro de vendas para esse segmento, fazendo com que a Barilla esteja mais presente nos grandes distribuidores, acompanhando de perto suas movimentações e expectativas, buscando níveis melhores de confiança nas previsões e oscilações de mercado.
Apesar dos argumentos da prática do sistema na Distribuição Organizada causar certo impacto no GD´s, o maior estímulo será uma redução no prazo de entrega, devido ao volume de compras desses clientes, um outro fator primordial é o aumento no giro de estoque e consecutivamente diminuição no espaço destinado à Barilla, podendo o mesmo ser utilizado pelo cliente para outros fornecedores. E também a possibilidade de uma carteira de produtos maior, através da compra de mais de duas opções de embalagem dos produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (103.5 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com