TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  28/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Liderança e Gestão de Equipes

Recife, 01 de Dezembro de 2014

Izarele Cavalcanti

“UM DIA NA VIDA DE UM LÍDER E SUA EQUIPE”.

Trabalho acadêmico apresentado à disciplina de Liderança e Gestão de Equipes para obtenção de nota complementar para avaliação.

Recife

01 de Dezembro de 2014


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. CONCLUSÃO
  1. REFERÊNCIAS
  1. INTRODUÇÃO

No estudo de caso apresentado mostra Mário Martins um líder de setor explicando o dia de sua rotina de trabalho, ele deixa claro o seu modo centralizador e pouco planejado. No final do dia ele acaba se perguntando “será que um dia terá tempo de planejar suas atividades?” Isso faz com que seu trabalho seja altamente desgastante e cheio de “anomalias” que tomam conta de todo o seu tempo e bloqueia o desempenho de sua função.


O que se vê neste caso é que a aptidão de Mário constatada através dos bons resultados da fábrica que o mesmo gerencia e as horas de dedicação que ele dedica ao seu trabalho não são suficientes para provocar bem estar e qualidade de vida para ele como líder e também para a equipe que ele lidera. 


As diversas interrupções, ligações, problemas importantes e urgentes a serem resolvidos são centralizados na figura do Mario, que absorve toda essa demanda e não delega para outras pessoas que poderiam buscar as soluções e com isso deixar o líder solto para outras tarefas pertinentes ao mesmo. 

  1. DESENVOLVIMENTO

  1. A forma de liderar do Mário nesse estudo de caso é ainda muito encontrada em algumas empresas, mas que tem a tendência a ser eliminado, pois no desafio da competição no mercado é preciso conseguir delegar de forma produtiva os processos diários.

Aquele que gosta de ser visto como chefe e ter subordinados sob seu domínio não tem lugar no mundo corporativo atualizado e também nem todo chefe é um líder. Desempenhar o trabalho de liderança demanda confiar nas pessoas, esperando nas suas boas intenções e que elas farão o melhor de si, dando-lhes “autonomia” para executarem suas tarefas buscando as melhores soluções.

  1. Com relação às funções de um gestor, a forma que o Mário executa seu trabalho está correta, pois ele busca garantir os resultados positivos e significativos para a empresa a qual almeja o reconhecimento e sucesso profissional.

Em compensação no papel de gerente, Mário poderia expor um melhor desempenho quanto à organização e planejamento das suas demandas. Pode-se cogitar que em alguns pontos Mário deveria desenvolver habilidades e competências que permitisse uma melhor distribuição da sua rotina, dando evidência as prioridades e fazendo seu trabalho mais bem-sucedido, o que proporcionaria uma melhor qualidade de vida para ele e toda sua equipe.

  1. No que Mário se propõe a fazer ele é eficiente no seu trabalho. Tanto é que os problemas que chegaram para o Mario resolver, ele o fez buscando sempre a solução com menor custo para a empresa.

Quanto se trata da eficácia, Mário não tem sucesso e nesse caso não pode ser considerado eficaz no seu trabalho, pois a falta de planejamento não deixou que ele atingisse os objetivos que tinha que cumpri-los no dia. Esse fato fica claro no estudo pela própria percepção de frustração com que Mário conclui o seu dia. A frustração do Mario se dá por não conseguir ao menos cumprir sua primeira prioridade que era o orçamento de bens de capital.

  1. Para melhorar seu desempenho, Mário poderia buscar usar de criatividade e inovação, procurando meios que facilitassem suas tarefas e abrandassem os efeitos dos contratempos ao longo do dia.

Mário poderia procurar ser um líder melhor, acrescentando além dos resultados, satisfação em relação ao seu trabalho e toda a equipe, tornando-se inclusive melhor para si próprio. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com