TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  13.534 Palavras (55 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 55

INTRODUÇÃO 

Este projeto apresenta os resultados da pesquisa junto à empresa Thor Center Mat. p/ Construção, como requisito parcial para a para aprovação do 3º Semestre no curso de Gestão em Logística da Universidade Paulista- Campus Tatuapé.

O objetivo geral do projeto foi à análise dos conceitos e técnicas estudadas durante o semestre do curso, e tendo como base a disciplina de Tecnologia para Planejamento e Operações Logística, Ética e Legislação- Trabalhista e Empresarial, Matemática Financeira, Plano de Negócios, Movimentação e Armazenagem e Centro de Distribuição- Estratégias de Localização e a comparação desses conceitos com as práticas de gestão da empresa.

Seu objetivo foi oferecer uma oportunidade para desenvolver experiências práticas, no campo de gestão em logística para complementar a formação para o exercício profissional.

Incluem-se neste projeto as informações de âmbito geral acerca da empresa pesquisada.


RESUMO

A empresa escolhida para o desenvolvimento do seguinte trabalho foi a Thor Center Mat. p/ Construção, por ser uma empresa que utiliza muito a logística para suas práticas no dia-a-dia priorizando o cliente e vem conquistando o mercado.

  Foram abordados os seguintes temas:

Descrição da empresa: História da empresa, Formas de constituição, Crescimento institucional, Porte e Ramo de atuação da Empresa, Organograma da instituição, Visão, Missão e Valores.

Tecnologia para Planejamento e Operações Logística: mudarBalanços Patrimoniais e Demonstrativos de Resultados.

Ética e Legislação- Trabalhista e Empresarial: mudar Recursos Materiais e Patrimoniais: Papel e Missão da Logística, Fluxo Logístico, Cadeia de Suprimento e Logística Reversa.

Matemática Financeira: mudar Demonstração de gráficos e tabelas relacionados as vendas da empresa por regiões.

Plano de Negócios: mudar Descrição das categorias e subcategorias de produtos, Picking e Layout do Estoque.

Movimentação e Armazenagem: mudar Descrição dos estoques, giro de estoque, qualidade e entrega.

Centro de Distribuição- Estratégias de Localização: mudarGestão de Pessoas, Teoria Motivacional, Liderança e Clima Organizacional.


CAPÍTULO 1 - DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

           1.1 A THOR CENTER MAT. P/CONSTRUÇÃO, foi fundada no ano de 2002, tendo seus trabalhos iniciados apenas no ano de 2004 por motivos financeiros não declarados.

     No ano de 2004 iniciou suas atividades única e exclusivamente no segmento de madeireiras, oficialmente no ano de 2006 que foi finalizado os trabalhos no ramo de madeiras, e desde então se trabalha no ramo de materiais para construção.

             1.2 Histórias da empresa, Formas de constituição, Crescimento institucional, Porte e Ramo de atuação da Empresa, Organograma da instituição, Visão, Valores e Crenças e Política de Qualidade.

O Atacadista THOR CENTER percorreu um caminho assim desde que foi fundada por Ronaldo Colantuono, as mais de sete anos, não foram só distancias físicas, de milhares de quilômetros, rodados em estradas de terra ou asfalto.

E desde então o que era um sonho passou a se solidificar e tomar forma e tamanho de organização.

Hoje, a Thor Center materiais para construção é responsável não somente no atendimento de inúmeros clientes como também pelo abastecimento de depósitos voltados a clientes varejistas em boa parte da grande São Paulo, e parte do litoral.

 Toda essa estrutura empresarial teve por origem a determinação do fundador, que acreditou em si e, desdenhando as dificuldades que por ventura enfrentaria, tomou o volante de um velho caminhão e lançou-se pelas estradas incertas do ramo.

1.3 A Thor Center atua no ramo de construção civil como atacadista, oferecendo inúmeros itens e produtos para depósitos de varias regiões a fim de trabalhar como repositória  dos estoques destes depósitos que implicam diretamente em edificações de prédios, residências, galpões, pois nota-se que hoje no Brasil é um mercado promissor, e que a cada dia mais apresenta crescimento.

1.4 Trata-se de uma empresa que apesar de uma alta movimentação de produtos e serviços, é considerada empresa de pequeno porte.

A mesma dispõe de uma área comercial bem ampla e de fácil acesso quanto a referências e visibilidade, possui também uma pequena frota de caminhões entre pequenos de porte medianos, totalizando oito caminhões e dispõe também de carros para realização de tarefas menores.

1.5 A empresa possui alem das instalações, uma pequena frota de caminhões, dispõe de material de escritório e RH que se localiza num andar superior a área de atendimento a clientes.

1.6 Para que tudo que foi almejado pelo fundador da Thor Center seja posto em pratica e ai então se vigore a empresa tem entre atendentes, representantes comerciais, motoristas, ajudantes, controladores de estoque, setor de telemarketing, setor financeiro, tecnologia da informação- expedição-, e a alta gestão, soma-se um total de 29 colaboradores.

[pic 1]

(Gráfico 1. – Faixa etária dos funcionários)

1.7 Dentre uma variedade de produtos avaliada entre 2500 itens, a venda torna-se mais elevada de maneira notória na parte de produtos como, materiais para telhado (que é visto como um diferencial pois a empresa possui em estoque vários modelos e tamanhos, num valor bem acessível), tubos e conexões em geral, e a parte de acabamento das edificações.

1.8 Como toda e qualquer organização onde vende-se serviços e produtos há alguns fornecedores que tornam se  importantes pelo fato de uma alta saída de determinado material, ou pela preferência do mesmo, enfim, na Thor Center não seria diferente, os fornecedores relacionados há seus produtos de maior giro comercial, tendem e serem vistos como importantes e assim então ocasionam na auto nível de compra e entrega. São eles fornecedores com um tipo de importância maior para o giro de mercadorias na empresa, MULTILIT, CONFIBRA e ETERNIT, empresas fornecedoras de todos os materiais utilizados desde o inicio ao termino de telhados; MAJESTIC, MULTILIT, KI-TUBO, KRONA, TIGRE, AMANCO, FORTLEV, empresas fornecedoras de materiais como tubos e conexões em geral.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.8 Kb)   pdf (975.3 Kb)   docx (558.5 Kb)  
Continuar por mais 54 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com