TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  14/10/2015  •  Artigo  •  1.358 Palavras (6 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O sourcing compreende todos os processos exigidos para uma empresa comprar bens dos fornecedores. O sourcing melhora o desempenho da cadeia de suprimentos, torna transações de aquisição mais eficientes, resultando na colaboração em projetos com os fornecedores, aumenta a lucratividade devido à projeção de contratos da cadeia, enquanto maximizam o preço de compra perante a concorrência entres os fornecedores.

Palavra-chave: economia, lucratividade.

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho compreende o conceito de sourcing, que nada mais é que, um conjunto de projetos de negócios exigidos para a aquisição de bens e serviços. Abordará também, seu planejamento e análise, riscos, e suas decisões.

  1. SOURCING

Sourcing é todo o conjunto de processos de negócios que auxiliam nas áreas de suprimentos das empresas a obterem um menor custo total de aquisição de bens e serviços, com economia nos preços, maior eficiência dos processos de compras e melhor aplicação dos insumos adquiridos. Os gestores devem decidir quais tarefas serão terceirizadas e quais serão realizadas dentro da própria empresa. Para as empresas a decisão de internizar ou terceirizar a contratação, torna-se a mais significativa, onde decidirá devido seu impacto sobre o excedente total de cadeia de suprimentos. Se o excedente total da cadeia for significativo com pouco risco adicional, será melhor terceirizá-lo, ou seja, a terceirização faz sentido se aumentar o excedente da cadeia sem afetar os riscos. Para cada uma das tarefas terceirizadas, os gestores precisam decidir o número de fornecedores que terão para cada uma delas. Terceirizar é um dos aspectos mais importantes que uma empresa enfrenta, e as ações entre os setores tendem a ser variados. E o excedente total é a diferença entre o valor de um produto para o cliente e o custo total de todas as atividades da cadeia envolvidas em levar o produto até o cliente, e ele é afetado pelo impacto de sourcing sobre vendas, serviços, custos de produção, de estoque, de transporte e de informação, ou seja, o lucro de cada parte em uma cadeia está relacionado à extensão a qual ela aumenta o excedente.

Para o processo de seleção, os gestores precisam identificar quais os critérios realizados para a seleção dos fornecedores e o desempenho de cada um, e decidir também se usarão negociações diretas ou licitações. Se for usada uma licitação, deverá ser preparada de modo que garanta o resultado desejado. Após a seleção, vem à negociação de contratos, pelo qual definem o papel de cada fonte de suprimentos, o mesmo devem ser estruturados de modo a melhorar o desempenho da cadeia de suprimentos e minimizar a distorção de informações de um estágio para o seguinte. Depois de definidos, o processo de aquisição deve ser estruturado para a melhora da eficiência e da coordenação. A aquisição seja ela de materiais diretos ou indiretos, e de materiais estratégicos ou genéricos é o processo pelo qual as empresas adquirem matérias-primas, componentes, produto, serviços e outros recursos dos fornecedores para executar suas operações, ou seja, são enviados em resposta aos pedidos. Precisam decidir a estrutura da aquisição de materiais diretos ou indiretos, e de materiais estratégicos ou genéricos.

  1. PLANEJAMENTO E ANÁLISE DE SOURCING

Cada empresa precisa analisar seus gastos e o desempenho do fornecedor com aquisição e usar como futuras decisões. A análise de agregação de gastos entre e dentro das categorias de fornecedores são muito importantes, pois fornece visibilidade para o que a empresa está adquirindo e de quem está sendo comprado, facilitando para os gestores determinar as quantidades econômicas de pedido, e também descontos por volume e quantidades, sendo elas futuras ou não. Consolidar os gastos e garantir que a quantidade de pedido corresponda à quantidade de produção do fornecedor.

Os gestores podem, assim, realizar melhores economias de escala e utilizar recursos de modo mais eficiente. O desempenho do fornecedor deve ser medido contra o plano em todas as dimensões que afetem o custo total, como responsividade, tempos de espera, entrega dentro do tempo, qualidade e previsão da entrega.

A análise de gastos e desempenho do fornecedor deve ser usada para decidir sobre o portfólio de fornecedores a serem usados e a alocação da demanda entre os fornecedores escolhidos. O portfólio deve ser construído de modo que uma fonte de fornecimento funcione muito bem em uma dimensão, enquanto outra fonte funcione muito bem em uma dimensão complementar, deve-se alocar a demanda entre eles. A alocação deve estar relacionada à quantidade de manufatura para cada fonte e seu custo de fornecimento. Fornecedores mais baratos, porém com menor desempenho, devem ser usados para fornecer a demanda básica, enquanto fornecedores com maior desempenho, porém mais caros, devem ser usados para amortecer a variação de demanda e na oferta a partir de outra fonte.

  1. RISCOS EM SOURCING

Os riscos em sourcing podem resultar em incapacidade de atender a demanda dentro do tempo estabelecido, um aumento nos custos de aquisição ou perda de propriedade intelectual. É muito importante desenvolver uma estratégia que ajude a desenvolver uma estratégia que ajude a reduzir os riscos. Com a incapacidade de atender a demanda a tempo surge em virtude do atraso na origem do fornecimento. O atraso gera um risco muito sério, especialmente com uma ou poucas fontes. Para a solução devem-se desenvolver múltiplas fontes. Dado o alto custo de desenvolver múltiplas fontes e a perda resultante de economias de escala, é melhor fazer isso para produtos com demanda relativamente alta, pois se desenvolver para produtos com baixa demanda irá custar muito caro. Os atrasos de um fornecedor podem ser minimizados mantendo-se estoque ou desenvolvendo-se uma fonte de reserva que seja mais responsiva. É melhor manter estoque para produtos de baixo valor, que não se tornam elementares rapidamente, enquanto para produtos de alto valor desenvolver uma fonte de reserva responsiva, pois possuem um curto ciclo de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (150.2 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com