TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica

Por:   •  28/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 3

PCP

ETAPA 3

O Controle de Produção utiliza uma variedade de métodos para acompanhar as atividades de produção, como: controle visual, controle total, controle por amostragem, controle por exceção e auto-controle.

Segue abaixo alguns exemplos:

- Controle Visual: Sendo pouco valorizado na teoria, e sim na prática o método de controle mais utilizado. Já nas pequenas e médias empresas, é comum a utilização do controle visual para avaliar a carga de máquinas e o volume de material que é trabalhado em cada máquina.

- Controle Total: De todos é o mais amplo e abrangente, ou seja um controle Global que envolve todos os itens, para comparar a quantidade programada e a quantidade realizada.

- Controle por amostragem: Esse controle é realizado por meio de amostras que são escolhidas aleatoriamente. Sendo, portanto, um controle que utiliza a estatística de amostragem.

- Controle por exceção: Esse controle é realizado sobre os desvios ou discrepâncias, sobre os erros e falhas, sobre as exceções ou anormalidades que ocorrem.

- Autocontrole: Já é um controle efetuado pelo próprio órgão envolvido na execução do que foi planejado e programado, e não por terceiros.

PRINCIPAIS TIPOS DE CONTROLE DA PRODUÇÃO

O Controle de Produção pode utilizar quatro tipos principais de controle que são o controle do plano de produção o controle das quantidades produzidas o controle dos estoques e o controle das datas de término, que seriam:

        Controle do Plano de Produção:

É um dos principais tipos de controle. Na realidade, trata-se de um macrocontrole, ou seja, de um controle ampliado e de grande magnitude. O controle do plano de produção, geralmente é feito com base nos seguintes itens:

- Índices de eficiências.

- Coeficiente de utilização de mão de obra.

- Coeficiente de utilização do equipamento.

- Coeficiente de tempo utilizado.

- Gráficos de Gantt e de montagem.

O Controle do Plano de Produção pode ser feito no decorrer da sua execução ou no final quando estiver totalmente terminado

        Controle das Quantidades Produzidas:

É um controle efetuado a posteriormente depois que terminou o processo produtivo.  Serve para verificar o que foi produzido em relação a alguns aspectos principais do processo produtivo.

Os principais indicadores do processo produtivo são:

- Índice das quantidades produzidas.

- Índice de qualidade.

- Índice de utilização da matéria-prima

- Índice de cumprimento das ordens.

        Controle de Estoques        

O Controle de Produção procura controlar os estoques de MP, de materiais em vias, de PA durante todo o processo produtivo.

O principal índice utilizado para o controle de estoque é o índice de rotação de estoques. O seu objetivo maior é otimizar o investimento do estoque, aumentando o uso dos meios internos da empresa, diminuindo as necessidades do capital investido. O controle de estoque tem também o objetivo de planejar, controlar e replanejar o material armazenado na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com