TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial - S&OP, ECR, CPFR, VMI

Por:   •  13/9/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.225 Palavras (5 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE LOGÍSTICA EMPRESARIAL


SUMÁRIO

1        

2        ECR        3

3        CPFR        6

4        VMI        8


  1. S&OP

S&OP - Sales and Operations Planning, traduzindo: vendas e planejamento das operações.

S&OP é um recurso que vem crescendo ao longo dos anos. Através de processos simples, busca atingir simultaneamente melhorias em custos e serviço. Neste processo, o custo trabalha os níveis de estoque e custo de produção enquanto que o serviço é medido através da disponibilidade de produto ou seja; O processo S&OP tem como objetivo manter a Demanda e a Oferta de produto em equilíbrio, através de decisões integradas.

Perguntas do tipo o que acontece quando a oferta é maior do que a demanda, fazem parte do processo de análise do S&OP.

As necessidades supridas pelo planejamento feito através do S&OP são: maior nível de serviço ao cliente e menor custo operacional dentre outras.

O s&op por exemplo é aplicado dentro de uma empresa através dos seguintes passos: Atualização de dados; Planejamento da demanda; Planejamento de suprimentos; Reunião prévia; Reunião final.

  1. ECR

ECR é um movimento global, no qual empresas industriais e comerciais, juntamente com os demais integrantes da cadeia de abastecimento (operadores logísticos, bancos, fabricantes de equipamentos e veículos, empresas de informática, etc.) trabalham em conjunto na busca de padrões comuns e processos eficientes que permitam minimizar os custos e otimizar a produtividade em suas relações.

As ferramentas de ECR são hoje aplicadas na Europa, na Ásia, na América do Norte e na América Latina por quase todos os países com alguma expressão econômica.

As reduções de custos conseguidas, só por eliminar ineficiências, são em média de 6% a 10% do volume total de negócios da cadeia de abastecimento considerada.

Este número reflete os ganhos das empresas que integram o processo, e normalmente agregam-se ao resultado líquido das operações.

Pilotos realizados entre indústrias e supermercados no Brasil constataram, por exemplo:


• Redução de estoques de 25 para 15 dias, acompanhada de
diminuição de faltas de produtos de 15% para 4%

• Com o uso da entrega programa noturna, quando as entregas são
pré-agendadas entre indústria e varejo foi possível reduzir o tempo de carregamento em 69% e aumentar a produtividade palete / homem / hora em 80%.

Portanto, se você quer vender mais e melhor, é evidente que é preciso saber o que o consumidor quer e de que maneira quer ser atendido. Isto envolve varejo e indústria trabalhando juntos para atender ao consumidor da melhor maneira possível. Trabalhar em conjunto na ECR significa quebrar barreiras culturais e operacionais. Em vez de cada um pensar apenas nas vantagens que pode obter no negócio, o melhor é pensar em como todos juntos podem trabalhar para satisfazer o consumidor.

[pic 1]

[pic 2]

  1. CPFR

CPFR - Collaborative Planning, Forecasting and Replenishmen

O Collaborative Planning, Forecasting and Replenishment, tem foco específico no planejamento colaborativo entre as empresas participantes de uma cadeia de suprimentos. Ele não deve ser considerado como um programa de resposta rápida, fato de estar focado nos processos de previsão das vendas e do planejamento de ressuprimento “produção”, o que faz com que o mesmo adquira uma postura proativa em relação à demanda final, em contraste a lógica reativa dos programas de resposta rápida.

CPFR busca redução nos níveis de estoque combinada com uma melhoria nos níveis de serviço, se baseia na elaboração conjunta de previsões de venda e num planejamento de ressuprimento, levando em consideração as limitações da cadeia de suprimentos, desde o fornecedor industrial ou cliente varejista.

Aplicação:

Elaborando um acordo no qual as empresas parceiras estabelecem as normas e regras para a relação de colaboração, as expectativas de cada parte e as ações e recursos necessários para o sucesso, definindo um plano de negócios conjunto, descrevendo as categorias de produtos que serão inseridas no processo, os objetivos traçados, as estratégias e as táticas a serem utilizadas (estratégias de cada categoria, calendário promocional, etc.).

Também podem ser definidos os parâmetros do gerenciamento de cada categoria tais como: pedidos mínimos ou múltiplos, lead times, intervalo entre pedidos, etc.. Este plano de negócio conjunto é reavaliado periodicamente, normalmente a cada seis ou quatro meses e servem de base para o planejamento e controle das atividades do cotidiano.

 Desenvolvendo previsões de vendas individuais de cada empresa. No CPFR a diferença para esta atividade é que ambas as empresas dispõem de todas as informações necessárias para isso, ou seja, o fabricante utiliza informações dos PDV’s do varejista bem como seu calendário de promoções assim como o varejista leva em consideração as atividades de marketing do fabricante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (329.6 Kb)   docx (159.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com