TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Empresarial e Marketing

Por:   •  31/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.248 Palavras (9 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 9

DESAFIO PROFISSIONAL

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Ribeirão Preto/SP

Abril/2015

Sumário

Introdução...............................................................................................................4

Objetivo....................................................................................................................5

Desenvolvimento.....................................................................................................6

Pratice Eletrodomésticos.......................................................................................6

Mercado Atual.........................................................................................................7

Oportunidades........................................................................................................8

Objetivos e Estratégias.........................................................................................9

Plano de ações e Resultados..............................................................................11

Referências..........................................................................................................13

  1. INTRODUÇÃO

Com a globalização da economia, as empresas estão tendo que adaptar e modernizar gerencial e tecnologicamente seus sistemas produtivos para que possam sobreviver em um ambiente mais instável. Tais adaptações objetivam atingir melhorias de produtividade, comprometendo-se com menores prazos de entrega, aprimoramento da qualidade e redução do tempo de lançamento de novos produtos (Rocha, 2008)

As organizações estão vivenciando uma nova fase, em que a concorrência está cada vez mais acirrada. Essa disputa ocorre para conquistar um bem maior: o cliente. O Marketing é uma ferramenta utilizada nas organizações para que a mesma possa se sobressair no mercado e melhor atender os clientes, com o intuito de fidelizar os mesmos e obter lucratividade. (Dias, 2004)

O marketing pode ser entendido como “a função empresarial que cria continuamente valor para o cliente e gera vantagem competitiva duradoura para a empresa, por meio da gestão estratégica das variáveis controláveis de marketing: Produto, preço, Comunicação e Distribuição” (DIAS, 2004).

O marketing tornou-se fundamental na hora de entender as necessidades do consumidor ou até mesmo de criar a necessidade no consumidor, através de seu desejo por algo novo. “O marketing é tão fundamental que não deveria ficar restrito ao departamento de uma empresa. A sua importância é tamanha que as suas ações de marketing afetam a própria estratégia empresarial.” (KOTLER; ARMSTRONG, 2003).

                

  1. Objetivo

Desenvolver um Plano de Marketing para uma empresa de eletrodoméstico, que está no mercado há 42 anos e atualmente finalizou pesquisas para lançamento de um novo produto.

3. Desenvolvimento

 3.1 Pratice Eletrodomésticos

A Pratice Eletrodomésticos atua a 40 anos no mercado Brasileiro bem como na América Latina. Seu objetivo atual é ampliar seu mercado para o continente Europeu. Como principal ponto de vendas destaca-se a linha branca (geladeira e fogões), reconhecidos como itens de muita qualidade pelos consumidores principalmente das classes A e B. No entanto, a empresa busca alcançar sucesso com a sua nova linha de eletro portátil, para consumidores Italianos, visto que a mesma já possui 20 lojas varejistas nos principais Shoppings de compra internacionais incluindo Portugal e Espanha.

Para a nova linha de produtos, a empresa expandiu sua área física para a Zona Franca de Manaus, região esta em franco desenvolvimento e grandes incentivos fiscais.

A Patrício Comércio de Eletrodomésticos LTDA (razão social) caracteriza-se por uma empresa de grande porte, com aproximadamente 1200 colaboradores em seu quadro de funcionários. Como toda empresa de grande porte, ela possui desde a diretoria financeira, diretoria de marketing até a diretoria  industrial bem como departamentos de Pesquisa e Desenvolvimento, Produção, Controle de Qualidade , Logística , Segurança e Medicina do Trabalho e Recursos humanos.

A Pratice atualmente vem trabalhando no desenvolvimento de produtos de alta qualidade, buscando fornecedores qualificados e alternativas sustentáveis com relação ao meio ambiente. No último ano, contratou uma consultoria em Recursos humanos a fim de readequar os cargos e salários de seus funcionários

A empresa sabe que, somente desta forma poderá alcançar reconhecimento no exigente mercado europeu.

 3.2  Mercado Atual

O processador é um equipamento muito útil e de fácil utilização, principalmente para as pessoas que possuem pouco tempo para cuidar da alimentação. É um equipamento versátil; atua desde a preparação de bolos, pães, bebidas até na trituração de frutas e alimentos. Seu preço praticado no mercado varia desde R$ 169,00 a R$ 240,00 valores esses relacionados diretamente com a qualidade do equipamento.

O comportamento do consumidor é influenciado por diversos fatores; culturais, pessoais, sociais, etc. O consumidor mudou de comportamento porque vive num novo contexto. Como é ele quem dá as cartas no mercado, é fundamental conhecê-lo mais e melhor. O acesso à informação foi determinante na transformação desse comportamento. Em tempos de Internet, além de receber uma quantidade colossal de informações – vindas das mais diferentes fontes e dos quatro cantos do mundo -, a velocidade com que esses dados chegam às pessoas é cada vez maior (MAINARDES, 2006).

O consumidor decisor é o maior envolvido na busca de informações. É ele que avalia as informações e que determina as diferentes modalidades de compra: marca modelo, local, momento.

De acordo com a autora Karsaklian (2000), entende-se por grupo de referência toda a agregação de interação pessoal que influencia as atitudes e os comportamentos de um indivíduo. É fundamental saber que o grupo influencia a concepção que o indivíduo tem de si mesmo, constituindo-se em seu ponto de referência. Existem, obviamente, vários tipos de grupos de referência, os quais são geralmente classificados em razão de duas dimensões: os grupos primários ou secundários e os grupos formais ou informais. O grupo secundário apresenta relações mais formais e impessoais, e ele não é um fim em si mesmo, mas um meio para que seus componentes atinjam fins externos ao grupo. No momento em que o grupo deixar de ser um instrumento útil para que tais fins sejam atingidos, ele se dissolverá. Para este produto, o consumidor pode ser tanto decisor, sabe o que comprar; como secundário: influenciado pela sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (165.1 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com