TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica Internaconal na Administração

Por:   •  1/5/2015  •  Artigo  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

     Com a globalização que atravessamos em nossos dias atuais, obrigando os países a terem um plano econômico forte e independente, a logística é hoje considerada uma grande aliada nesse contexto auxiliando as nações nessa corrida acirrada pelo poder mercadológico, onde se manter competitivo é primordial.

     Mas nem sempre a logística foi estimada, mesmo sendo uma atividade existente desde os primórdios como nos tempos bíblicos a qual já se fazia presente não só em suas batalhas, mas em seu cotidiano. Algumas guerras aconteciam distantes de suas cidades, dessa forma obrigando todo um planejamento para qua as tropas pudessem carregar todo material necessário incluido também toda alimentação.

     Trazendo para os dias atuais no mundo globalizado que vivemos podemos avaliar a logística como um elemento chave com suas ferramentas de planejar e controlar fluxo de materiais, pessoas, informações e serviços, integrando toda empresa de modo que o processo fluar positivamente desde o fornecedor até seu destino final, com intuito de entregar seus serviços, produtos e pessoas no lugar, tempo, quantidade e qualidade certa.

     E com a logística internacional não é diferente, a qual esta apresenta certas diferença da logística doméstica, mas não menos importante em relação no aumento das vantagens competitivas das organizações.

  1. Logística

     Os conceitos modernos criados são de cunho econômico, pois criam novas exigências competitivas no mercado, enquanto as tecnológicas geram um gerenciamento eficiente e eficaz das operações (FLEURY, 2007).

     Para Ballou (2006) a logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como o fluxo de informações que colocam o produto em movimento com o propósito de providenciar níveis de serviços adequados aos clientes a um custo razoável.

     Anteriormente como foram citados pelos autores, as vantagens que são proporcionadas pela logística ao serem aplicadas de forma corretas em uma instituição, pois suas atividades serão desenvolvidas de maneira eficiente  com menor custo e eficaz, buscando execelência no atendimento. Sendo que alguns fatores são exigidos para o alcance dessa excelência, são eles:

  • Diminuição nos prazos de entrega;
  • Cumprimento dos prazos;
  • Planejamento e programação de entregas;
  • Diponibilidade do produto;
  • Necessidade do custo global das operações;
  • Flexibilidade dos pedidos e nas fabricações;
  • Parcerias desenvolvidas a longo prazo;
  • Inovação em tecnologias;

     As mudanças veementes que as empresas sofrem pelas exigências do mercado, no que diz respeito a demanda acelerada e melhores niveis de serviços, faz com que a logística seja mais utilizada na busca de enfrentar tais desafios e agregar valores nos serviços e produtos oferecidos por essas organizações.

  1. Logística Internacional

     Nesse comércio mundial a logstica internacional tornou-se relevante em relação aos trâmites entre nações. De  acordo com Cunha (2013) a logística internacional é uma ferramenta cada vez mais indispensável para a expansão do comércio internacional podendo ser ultilizada como diferencial competitivo em negociações feita entre nações, a logística deixa de ser apenas um instrumento operacional.

     Brasileiro (2007) diferencia a logística internacional da logística empresarial, focando no mercado global, neste contexto se torna imprecindível para efetivação do comércio mundial.

     A logística interna se diferencia em alguns aspectos da logística internacional, sendo que ambas asseguram uma melhor disputa realizadas pelas empresas, sendo que está última proporciona uma abertura no mercado internacional.

     Outras diferenças apontadas entre a logística doméstica e internacional são distância, tempo de transito, ciclo de atividade e idioma.

     Vale salientar que planejar, organizar, dirigir e controlar também fazem parte da logística internacional, que vai desde o fornecedor no país de origem de um serviço ou mercadoria até o ponto do país de consumo, unindo menor custo e qualidade no serviço prestado.

     Para que isso ocorrar deve haver uma sincronização entre os dois tipos de logística, visando uma flexibilidade, disponibilidade, operacionalidade e desempenho com a finalidade de atender as necessidades do cliente.

     A logística internacional traz benefícios próceros para as instituições como mercado consumidor mais amplo, redução de custos ao longo da cadeia logistica e de investimentos em equipamentos e tecnologia, maior produtividade, entre outros.

     Mesmo com esses desafios, benefícios e avanços mercadológicos o Brasil ainda tem uma participação insignificante no mercado internacional por alguns fatores como falta de iniciativas que formentem esse comércio, cultura exportadora e importadora, falta de conhecimento nos trâmites e benefícios que essa ação traria ao país.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (83.1 Kb)   docx (26.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com