TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica de distribuição na administração

Por:   •  26/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 5

1- Com base em pesquisa bibliográfica, defina com citação, Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos.

A gestão da cadeia de suprimentos consiste na colaboração entre empresas para impulsionar o posicionamento estratégico e melhorar a eficiência operacional. Para cada empresa envolvida, o relacionamento na cadeia de suprimentos reflete uma opção estratégica. Uma estratégia de cadeia de suprimentos é um arranjo organizacional de canais e de negócios baseado na dependência e na colaboração. As operações da cadeia de suprimentos exigem processos gerenciais que atravessam as áreas funcionais dentro de cada empresa e conectam fornecedores, parceiros comerciais e clientes através das fronteiras organizacionais. (BOWERSOX...[et al.], 2014, p. 4)

De uma forma simplificada, uma Cadeia de Suprimento (Supply Chain) pode ser definida como os processos envolvendo fornecedores-clientes ligando empresas desde a fonte inicial de matéria-prima até o ponto de consumo do produto acabado. Por sua vez, Christopher (1998) define uma cadeia de suprimentos como um conjunto de organizações que estão envolvidas através das ligações a jusante (downstream) e a montante (uputream) nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços liberados ao consumidor final. Já para o Supply Chain Council, uma cadeia de suprimentos abrange todos os esforços envolvidos na produção e liberação de um produto final, desde o primeiro fornecedor do fornecedor até o último cliente do cliente. Para essa entidade, quatro processos básicos definem esses esforços, que são o Planejar (Plan), o Abastecer (Source), o Fazer (Make) e o Entregar (Delivery). A entidade também trabalha com um quinto processo, no sentido reverso da cadeia, que é o Retornar (Returns). (VIVALDINI, 2010, p. 13)

2- Comente quais os fatores que limitam para um excelente Supply Chain Management.

De forma generalizada podemos destacar os seguintes:

  1. Falta de sistemas/compartilhamento de informação entre os membros;
  2. Gerenciamento de estoque falho ao longo da cadeia de fornecimento;
  3. Falta de cooperação e confiança entre os membros;
  4. Falta de interesse dos fornecedores e consumidores;
  5. Distância geográfica entre as empresas e seus fornecedores e consumidores.

3- Com consulta em bibliografia, defina com citação, Logística.

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor.(NOVAIS, 2004, p. 35)

A logística refere-se à responsabilidade de projetar e administrar sistemas para controlar o transporte e a localização geográfica dos estoques de matérias-primas, de produtos em processo e acabados pelo menor custo total. (BOWERSOX...[et al.], 2014, p. 32)

4- Faça um relato da evolução da logística, destacando os pontos principais que influenciaram para a evolução do conceito desta área.

A evolução ocorreu por determinados períodos onde até os anos 40 a economia agrária era a principal influência teórica e havia uma preocupação com as questões de transporte para o escoamento da produção agrícola, entre os anos 40 e 60 em função das duas grandes guerras surge o termo logístico que teve suas raízes na movimentação e no suprimento das tropas durante as guerras.

Durante os anos 60 até 70 começa uma visão integrada nas questões logísticas, explorando-se aspectos como custo total e uma visão sistêmica do processo produtivo, sob a influência da economia industrial, já nos anos 70 até 80 os custos de distribuição aumentaram enormemente e houve pressão cada vez maior dos mercados consumidores por variedade de produtos, melhoria nos níveis de serviço e elevada produtividade, o que impôs um melhor gerenciamento da produção, com ênfase na racionalização dos custos, de forma a obter preços capazes de gerar vendas crescentes e melhorar a lucratividade.

Dos anos 80 até 90 ocorreu a revolução tecnológica e o barateamento dos sistemas informatizados o que viabilizou a disponibilização de informações precisas e em tempo hábil, estimulando o acelerado uso do computador como ferramenta básica para uma rápida e realista avaliação das situações que se apresentavam, minimizando o tempo de resposta e aumentando as possibilidades do sucesso empresarial.

A partir dos anos 90 até os dias atuais em decorrência do processo de globalização da economia mundial e consequente acirramento do ambiente competitivo, combinado com os rápidos avanços nas telecomunicações, a indústria e o comércio passam a considerar todo o mercado mundial como fornecedores e clientes, os atacadistas diminuem os seus estoques, giram mais mercadorias. Os ciclos de vida dos produtos são cada vez mais reduzidos. O conceito de Logística passa a ser o conjunto de atividades direcionadas a agregar valor, otimizando o fluxo de materiais, desde a fonte produtora até o consumidor final, garantindo o suprimento na quantidade certa, de maneira adequada, assegurando sua integridade, a um custo razoável, no menor tempo possível e atendendo a todas as necessidades do cliente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (85.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com