TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica e Cadeia de Suprimentos

Por:   •  7/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI

AVIAÇÃO CIVIL

TRABALHO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS

ANDERSON SEBALLO DO NASCIMENTO

DIOGO RIBEIRO

FELIPE PASCHOAL DE ALMEIDA

VICTOR PEREIRA FRIEDRICH

SÃO PAULO

2016

ANDERSON SEBALLO DO NASCIMENTO

DIOGO RIBEIRO

FELIPE DE ALMEIDA PASCHOAL

VICTOR PEREIRA FRIEDRICH

TRABALHO DE GESTÃO DE LOGÍSTICA

LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS

Trabalho de Gestão de Logística do 4º semestre para nota de N1-1 do curso de Aviação Civil da universidade Anhembi   Morumbi.                                              

 Coordenador: Prof. Francisco Conejero Perez

SÃO PAULO

2016

1.        O QUE É LOGÍSTICA?

Segundo Christopher M. (2002), Logística e o processo de gerenciar estrategicamente a aquisição, movimentação e armazenagem de matérias, peças e produtos acabados.

Para Novaes A.G. (2001) a necessidade de gerenciamento das diferenças espaciais entre produção e consumo, gerou interesse pela educação formal em logística, ou seja, a logística nasceu da evolução normal das empresas, tendo sido publicado em 1901 o primeiro texto sobre custos de distribuição de produtos agrícolas nos EUA. Em 1960 surgiram os primeiros cursos formais em logística desenvolvidos pela “Michigan State University”.

A definição dada pela Council of Logistics Management, logística é a parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e controla o fluxo, armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas, materiais semiacabados e produtos acabados bem como as informações a eles relativas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender as exigências do cliente.

O termo Logística, de acordo com o dicionário Aurélio, vem do francês LOGISTIQUE e tem como uma das definições a “parte da arte da guerra que trata do planejamento e da realização de: projetos e desenvolvimento, obtenção, armazenamento, transporte, distribuição, reparação, manutenção e evacuação de material.

No passado a dificuldade de transportar obrigava o produtor manter o ponto de produção próximo do consumidor, impossibilitando planos de expansão e tornando o mercado muito restrito. Com o passar do tempo o sistema de transporte e manuseio melhorou, possibilitando a produção e consumo ocorrerem em locais geograficamente distantes entre si, sendo assim, proporcionando aos consumidores a possibilidade de consumir produtos fora de época e diversificar o consumo, graças ao desenvolvimento do transporte, manuseio e armazenagem.

O distanciamento do produtor colocou a Logística como solução na eficiência e eficácia no gerenciamento de estoque, armazenagem, manuseio e transporte de bens, sendo uma das razões de grande importância.

Através da organização de seus canais de marketing, de modo a poder maximizar as lucratividades presentes e futuras através do atendimento dos pedidos a baixo custo. A Logística deve ser tratada como o elo de ligação entre todos os setores de uma empresa podendo ser responsável pelo sucesso ou insucesso das organizações, desde o gerenciamento de matérias-primas até a entrega do produto final. Alcançar níveis desejáveis de serviços com qualidade e baixo custo requer planejamento e coordenação de todas as áreas envolvidas como o mercado e as atividades operacionais.

Para que haja o sucesso na junção das quatro atividades básicas como aquisição, movimentação, armazenagem e entrega, principalmente para que elas funcionem, é imperativo que as atividades de planejamento logístico de matérias ou de processo, estejam diretamente relacionadas com as funções de manufatura e marketing.

Logística com sua definição de planejar, executar e Controlar estão presentes em diversas organizações, seja ela privada ou públicas assim como: empresas de transportes, empresas alimentícias, Forças Armadas, serviços postais, transportes públicos e etc...

FLUXOGRAMA DA LOGÍSTICA (PLANEJAR, EXECUTAR E CONTROLAR)

[pic 1]

2.        CADEIA DE SUPRIMENTOS ESTOCAGEM E MANUSEIO

        O gerenciamento da cadeia de estoque é realizado por um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para aperfeiçoar a integração entre suas partes (transporte, estoque, custos), minimizando os custos e maximizando os recursos utilizados.

A gestão de estoque viabiliza a redução dos custos totais de produção e a melhoria do nível de serviço. O crescente aumento da quantidade de produtos e insumos, alteração do portfólio de produtos e o elevado custo de oportunidade devido ás altas taxas de juros no Brasil, são alguns dos fatores que dificultam atingir os objetivos.

Outro fator importante a ser iniciado ou aperfeiçoado é quando o custo total da manutenção de estoque estiver desproporcional á demanda, afetando assim as previsões do lucro. Minimizar o capital total investido em estoques e a produção permite evitar os desperdícios e desvios que prejudiquem o capital de giro.

Os estoques de produto acabado, matéria-prima e material em processo não devem ser vistos separados, pois, todas as decisões tomadas sobre um desses estoques influenciará sobre os outros tipos.

Daí a importância de se ter um planejamento estratégico,  que defina a política de estoque da corporação, dimensiona e adequa metas  a fim de alcançar os objetivos. A política de estoques define as normas sobre o que comprar, produzir, quando comprar e produzir em quantidade.

A política de estoque não deve ser planejada em longo prazo, a fim de se tomar as decisões de estoques cíclicos e de segurança:

  • Estoque cíclico: é a quantidade média de estoque para satisfazer a demanda existente entre as entregas consecutivas do fornecedor.
  • Estoque de segurança: serve de segurança para que se a demanda exceder as expectativas, a empresa tenha uma estratégia para atacar o mercado.
  • Estoque sazonal: minimiza a variação prevista para a demanda.

Ainda temos outras formas de gestão objetivando um tempo de ciclo pequeno associado a custos de estoques:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)   pdf (310.1 Kb)   docx (133.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com