TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística, Cadeia de suprimentos e estratégia competitiva

Por:   •  2/9/2015  •  Resenha  •  1.073 Palavras (5 Páginas)  •  753 Visualizações

Página 1 de 5

Logística, Cadeia de suprimentos e estratégia competitiva

Tanto a logística quanto a gestão de cadeia de suprimentos são conceitos conhecidos, ganhando apenas algumas alterações para eficácia de seu objetivo junto ao cliente. Um planejamento logístico adequado pode levar a vitoria de uma guerra ou a sua derrota.

A logística nada mais é que o processo de gestão estratégia da aquisição, movimentação e armazenagem, peças e estoques finais. Logística nada mais é que uma forma de planejar o plano pra melhorar o fluxo de produtos e informações de um interesse. Em seu conceito de gestão de cadeia de suprimentos torna-se mais amplo que a logística, baseada na estrutura, equilíbrio entre as outras entidades envolvidas. Seu foco está na cooperação, confiança e reconhecimento gerado, visando sempre  entregar ao cliente valor superior ao menor custo para toda cadeia de suprimentos, focando sempre na gestão de relações, a fim de aumentar sempre a lucratividade. Essa expressão é utilizada para argumentar o que poderia ser chamado de “Cadeia de demanda”, refletindo a necessidade de ser impulsionada pelo mercado e não por fornecedores. O que mais adequado seria substituir a palavra “cadeia” por “rede”, já que existem fornecedores, e que já vêem de fornecedores dos fornecedores, e clientes, e os clientes dos clientes, e todos eles estão, interligados, em uma mesma rede.

Essa rede pode ser definida como, uma rede de organizações conectadas e interdependentes entre si e trabalhando cooperativamente e em conjunto para controlar, gerenciar e melhorar o fluxo de materiais e informações de fornecedores finais. Essa cadeia proporciona importante vantagem competitiva.  Mediante a melhor logística e gestão de cadeia de suprimentos, leva-se também a custos reduzidos. Está ligada diretamente ao fato de que, hoje o cliente compra o serviço como um todo, não apenas o produto em si, mas tudo que o acompanha inatingivelmente, agregando o seu valor ao  mesmo não somente preço.

Essa cadeia passa de cadeia de suprimentos para cadeia de valor, uma vez que através de suas mudanças, priorizam-se estratégias que forneça valor superior aos olhos dos clientes. A missão da gestão de logística enquadra-se em planejar, e coordenar toda  atividade necessária para se atingir níveis desejáveis de serviços prestados e qualidade ao menor custo possível, sendo o elo entre o mercado e a base de fortalecimento. O âmbito da logística abrange a organização, desde a gestão de matérias primas até a entrega do produto final.

A cadeia de suprimentos é a rede de organização que está envolvida, por meio de ligações “montantes e a jusantes” e diferentes processos e atividades.Em suas alterações no ambiente competitivo  apresenta-se, uma vez que o contexto  concorrencial apresenta mudança contínua, traz consigo novos preocupações de sua gestão em geral, e que podem até ser consideráveis, como as novas regras da concorrência, a globalização da indústria, a pressão descendente sobre os preços, os clientes que assumem o controle, visados como os mais urgentes.

Nas novas regras da concorrência apresenta-se de uma organização já que não pode agir como uma entidade isolada e independente em concorrência com outras organizações também “isoladas”.Em vez disso, criar, sistemas de entrega de valores, mais sensíveis a mercados em rápida mutação. O que não se aplicava no passado, uma vez que marcas fortes apoiadas por grandes orçamentos de publicidade e vendas agressivas, forma que parecia ter perdido seu poder. Hoje as empresas enxergam que elas concorrem por suas capacidades e competências. Gerenciando seus processos centrais melhor que os concorrentes, Processos que englobam, atividades como desenvolvimento de novos produtos, de fornecedores, atendimento de pedidos e gestão de clientes. No mercado de hoje, os critérios de pedidos tem mais probabilidades de serem fundamentados em serviço de que um produto.Em suas estratégias empresas visam sempre, para obtenção da sua vantagem competitiva : Excelência em produto x Excelência em processo,

Outra questão estratégica oferece um desafio para gestão logística é a tendência contínua da globalização. A empresa global é mais que uma empresa multinacional. Abrangendo o mundo inteiro, o que para globalização é uma tendência. E pode se afirmar com certeza, que o mercado será m breve dominado pelas mesmas, deixando as empresas nacionais apenas com as próprias demandas locais como opções.

A pressão descendente sobre os preços pode até não se ruma tendência universal, mas não pode deixar duvidas que a maioria dos mercados e bem mais competitiva em termos de preços atualmente. Preços que nas ruas e nos grandes centros estão sempre caindo.A internet também ajudou bastante nessa deflação, ma vez que torna a comparação de preços muito mais fácil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (104.2 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com