TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística, Cadeia de Suprimentos e Estratégia Competitiva.

Por:   •  11/4/2016  •  Resenha  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 1

Logística, cadeia de suprimentos e estratégia competitiva.

 

Logística é uma palavra de origem militar onde surgiu durante a guerra na qual viram a importância de não estar somente equipadas, mas também alimentadas.

A logística é o processo de gestão estratégico da aquisição, transporte e estoque de materiais e informações inclusas, onde organizações visam custo-benefício.

A gestão de cadeia de suprimentos ou rede de suprimentos é um conceito mais amplo do que a logística e baseia-se no planejamento que cria uma forma para o fluxo de produtos e informações através de um único negócio. Busca conquistar a união de processo com os demais, como clientes, fornecedores e a própria organização, a fim de entregar ao cliente final o melhor custo para toda a cadeia de suprimentos.

A logística e gestão eficaz da cadeia de suprimentos proporcionam grandes vantagens competitivas, pois se refere a algo que você oferece e seu cliente percebe. A vantagem competitiva pode ser entendida como uma vantagem que uma empresa tem em relação à outra, demonstrada geralmente através do desenho econômico sistematicamente superior ao dos demais.

Relacionado à vantagem de custo, sempre existem as concorrentes que fornecem produtos de baixo custo, onde possui um maior volume de vendas para o determinado setor. Existem evidencias que contam com o quanto mais melhor, isso se refere em partes a economia de escala, onde permite que os custos fixos sejam diluídos em volume maior, mas também ao impacto da curva de experiência. A logística e a cadeia de suprimentos podem ajudar na produtividade e a manter o baixo custo.

Observando a vantagem de valor, nos dias de hoje muitos clientes não compram produtos e sim benefícios, com isso as empresas precisam estar preparadas focando não somente do produto, mas também no serviço como meio de ganhar vantagem competitiva. O serviço se refere ao processo de desenvolvimento de relações com cliente mediante o fornecimento de uma oferta aumentada. Buscando a superioridade, as empresas bem sucedidas que na maioria das vezes, procura avançar posições fundamentadas tanto em vantagem de custo quanto em vantagem de valor.

Dentre as muitas coisas que ocorrem no pensamento gerencial nos últimos trinta anos ou mais, talvez a mais significativa tenha sido a ênfase colocada na busca por estratégias que forneçam valor superior aos olhos do cliente.

A missão da gestão de logística é planejar e coordenar todas as atividades necessárias para atingir os níveis desejados de serviços prestados e qualificados ao menor custo possível. A logística deve, portanto, ser vista como o elo entre o mercado e a base de fornecimento. O âmbito da logística abrange a organização, desde a gestão de matérias primas até a entrega do produto final.

A maioria das organizações se vê como entidades independentes das outras, e de fato precisam competir com elas a fim de sobreviver. No entanto, essa filosofia pode ser autodestrutiva se levar a uma falta de disposição em cooperar para competir. Por trás desse conceito aparentemente paradoxal está a ideia de integração de cadeia de suprimentos, onde a cadeia de suprimentos é a rede de organizações que está envolvida, por meio de ligações, a montante e a junsante, nos diferentes processos e atividades que produzem valor na forma de produtos e serviços nas mãos do consumidor final.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com