TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logistica empresarial

Por:   •  23/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  921 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho é sobre a Logística, mais concretamente logística empresarial.

O objetivo deste trabalho é descrever os processos adotados por empresas que atuam no mercado internacional, dando maior ênfase as atividades primárias da logística e identificando a importância das atividades de apoio para o desenvolvimento do fluxo dos produtos.

Está organizado em 3 partes. Na parte 1, será abordada a historia da logística, onde descrevera como surgiu a logística e como era utilizada. Na parte 2, será abordada a logística empresarial, onde iremos descrever quais foram as necessidades que geraram na sua criação e como ela surgiu. Na parte 3, será feita a conclusão do trabalho.

  1. Historia da Logística

Desde a antiguidade, na Grécia, descreviam a logística como a arte de calcular, do tão conhecido termo “logos” que significa razão.

Atualmente o termo francês “logistique”, que significa logística, tem como uma de suas definições de caráter militar, a guerra e totalmente dependente de uma logística eficaz que cuida do suporte ( transporte, alimentação, agua potável, etc...) nos campos de guerra ou nas áreas administrativas. No inicio do século XVII foi introduzido pela primeira vez no mundo, o conceito logística na guerra. As guerras eram longas e geralmente distantes de locais habitados por pessoas, por esse fato, a falta de organização e planejamento geravam problemas operacionais que resultavam em grandes perdas.

Após a segunda guerra mundial, as empresas perceberam a importância da logística, e passaram a aplicar os conceitos em sua forma de gerir. Porem esse crescimento, passou a ser visto somente na década de 60, quando o controle de qualidade e a satisfação do cliente foram colocados em primeiro plano, com o intuito de fidelizar os clientes. Foi então que surgiu o conceito de logística empresarial, motivada por uma nova atitude do consumidor, passaram a ser mais exigentes e decididos. Na década de 70 houve a explosão da procura por transportadoras especializadas em dar aos clientes preços e prazos competitivos. Nos os anos 80, o desenvolvimento da logística da um grande salto, impulsionado pelas demandas geradas pela globalização, pelo crescimento da economia mundial e pela implantação de computadores na administração. Com esse novo contexto da economia globalizada e o nascimento da internet, as empresas passaram a competir em um nível mundial, sem sair de seu território local, fazendo-se necessário a aplicação de moldes mundiais de operações.

São Paulo

2015

  1. Logistica Empresarial

No inicio dos anos 80, com as demandas geradas pelo avanço da tecnologia, globalização e a alteração estrutural da economia mundial, surgiu a logística empresarial, que estuda como a administração pode prover um nível mais satisfatório de rentabilidade nos serviços de distribuição aos clientes e consumidores, através de organização, planejamento e de controles em relação à movimentação e armazenagem dos materiais, que tem como objetivo facilitar o fluxo dos produtos. Ela se trata de todas as atividades, de movimentação e armazenagem, que aprimoram o fluxo de produtos do seu ponto de aquisição de matéria prima até o consumidor final, todas as informações que resultam na movimentação do produto, com o proposito de providenciar níveis de serviços mais adequados aos clientes, visando, sempre, os custos, com a intenção de ser sustentável.

A missão da logística é tornar disponíveis os produtos e serviços corretos, no tempo certo, no local certo e nas condições mais apropriadas, ao mesmo tempo que gera a maior contribuição possível para a empresa.

Com base nesse conceito, podemos identificar que a logística empresarial possui três atividades primárias, as quais são: Transporte, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos.

- Transportes: Agrega o “valor lugar” ao produto, ou seja, posiciona o produto no local onde se é necessário.

- Manutenção de Estoques: Agrega o “valor tempo” ao produto, em outras palavras, posiciona o produto no momento em que se é necessário.

- Processamento de Pedidos: Esta atividade está relacionada ao nível de serviço ofertado ao cliente. O seu principal proposito é reduzir o ciclo do pedido, que é o tempo total entre o pedido realizado pelo cliente e a entrega do produto.

Além de Transporte, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos, existe uma serie de atividades adicionais que dão um suporte indispensável as atividades primarias, para que possam atingir seu melhor desempenho, essas atividades são conhecidas como “atividades de apoio”, as quais são: Armazenagem, Manuseio de Materiais, Embalagem de Proteção, Obtenção, Programação do Produto e Manutenção da Informação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (113.7 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com