TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística / Princípios

Por:   •  28/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  1.708 Visualizações

Página 1 de 2

Analisando as máximas de acordo com Tersine e Wacker (2002), a maneira de alinhar o estoque podemos ver que os princípios que mais representam as máximas são:

• Princípio do estoque como sistema: em qualquer parte da cadeia de abastecimento, é possível entender o estoque como um processo ou um sistema. Basta percebê-lo como algo que apresenta entradas e saídas, sendo que a entrada de materiais aumenta o saldo do item em estoque, e a saída diminui.

• Princípio da consequência: geralmente, as consequências dos estoques são negativas para empresas. Além de representarem uma quantidade (geralmente alta) de dinheiro parado, que poderia estar rendendo em alguma aplicação, os estoques estão associados a custos. Precisamos gastar com espaço para armazenar o estoque (ás vezes, refrigeração e cuidados especiais também), com seguro, segurança, perdas por obsolescência, despesas de manuseio etc. Quanto menos estoque, melhor

• Princípio do estoque dinâmico: se o produto fica parado por muito tempo no estoque, ele perde seu valor. Ele deve entrar e sair (girar) de forma rápida e simultânea. O ideal é que exista um sistema de gerenciamento e operação que imponha um alto giro de estoque. Isto é, o estoque deve ser constantemente renovado, de acordo com a demanda.

Conclusão

Gasnier (2011) tem um modo de analisar o estoque bem diferente de Tersine e Wacker.

Para Gasnier o estoque tem seus pós e contras, pois ele precisa entrar e sair estar sempre em giro não deixar acumulado por vários, meses e até anos, o estoque impede ou minimiza os efeitos da incerteza do erro, no caso de não saber se o cliente irá comprar algo amanhã ou depois o estoque fica como uma garantia.

Já para Tersine e Wacker o estoque é algo que pode causar problemas e para quem acha que o bom nunca é demais, deve saber que isso não se aplica ao estoque.

Mas eu acredito que o estoque sendo bem administrado e e bem controlado geral ganhos para empresa e o cliente pois, sempre haverá o produto para o cliente de imediato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (50.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com