TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa, Portos e Aeroportos

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.015 Palavras (17 Páginas)  •  960 Visualizações

Página 1 de 17

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

 Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem:  Logística Reversa, Portos e Aeroportos 

Curso:  

Professor:  

Nome do aluno:

Data:  2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1: (2,5 pontos)

Os canais reversos apresentam importância crescente, tanto do ponto de vista estratégico empresarial como ponto de vista econômico, para alguns setores empresariais. De acordo com os estudos realizados durante a unidade de aprendizagem sobre os canais de distribuição reversos de bens de pós-venda, você observou que o fluxo reverso de bens de pós-venda pode se originar de várias formas e ao mesmo tempo, pode se originar em diferentes momentos da distribuição direta.

A partir dos estudos realizados e conforme afirmação acima, responda:

a) Quais são estas formas que originam o fluxo reverso de bens de pós-venda? Comente sobre um dos problemas de performance mais comum.

Resposta:

Garantia/qualidade: devoluções de produtos que apresentam defeitos de fabricação ou de funcionamento, avarias de produto ou de embalagem.

Comerciais: retorno de produtos devido a erros de expedição, excessos de estoque no canal de distribuição, mercadorias em consignação, liquidação de estação de vendas, pontas de estoque etc., que retornam ao ciclo de negócios por meio de redistribuição em outros canais de vendas. Outro motivo comercial para o retorno de produtos é o término de validade de produtos ou problemas observados no produto após a venda, o chamado recall.

Substituição de componentes: retorno de bens duráveis e semiduráveis em manutenções e consertos ao longo de sua vida útil e que são manufaturados e retornam ao mercado primário ou secundário ou enviados à reciclagem ou para disposição final quando não reaproveitados.

b) Em quais diferentes momentos da distribuição direta podem se originar os fluxos de bens de pós-venda? Exemplifique.

Resposta:

A logística reversa de pós-venda é área de atuação da logística que se ocupa do equacionamento e operacionalização do fluxo físico e das informações logísticas de bens de pós-vendas em uso ou com pouco uso, os quais por diferentes motivos retornam aos diferentes estágios das cadeias de distribuição direta. O objetivo do negócio desta área da logística empresarial é agregar valor a um produto que é devolvido por razões comerciais, erro no processamento dos pedidos, garantia dado pelo fabricante, defeitos ou falhas de funcionamento, avarias no transporte, etc..

Questão 2: (2,5 pontos)

A logística reversa além de contribuir para a questão ambiental, também pode trazer resultados econômicos positivos para as organizações. Porém, para se alcançar resultados sólidos e duradouros, é necessário compreender e aceitar que a sustentabilidade só é possível com o equilíbrio de três dimensões:

Tendo como base os estudos realizados durante a unidade de aprendizagem, responda:

a) Quais são estas três dimensões?

Resposta:

Econômica, social e ambiental.

b)     Como ficou convencionada a junção destas três dimensões?

Resposta:

ECONOMICAMENTE VIÁVEL: Significa a aplicação eficiente dos recursos, respeitando o meio ambiente e o bem-estar das pessoas. A principal medida dessa dimensão é dada justamente por critérios sociais. Pressupõe ainda o investimento equilibrado de recursos privados e públicos na economia.

SOCIALMENTE JUSTO: Consiste em um desenvolvimento que reduza as desigualdades sociais e promova a igualdade. Suas ações devem abranger não só as necessidades materiais das pessoas, mas também as não materiais. São ações de distribuições da riqueza, desenvolvimento humano, entre outras.

AMBIENTALMENTE CORRETO: Implica em ações que respeitem a biodiversidade, permitindo o equilíbrio dos ecossistemas. Pressupõe a manutenção da vida na terra, permitindo sua continuidade. Tais atitudes, além de atender as necessidades dos indivíduos, preservam os recursos naturais.

c)      Comente sobre cada uma das três dimensões, de acordo com sua interpretação, porém dentro do contexto da unidade de aprendizagem.

Resposta:

O aspecto ambiental é o capital natural de uma empresa. Compreende a proteção e gestão dos recursos renováveis a fim de amenizar os impactos e tentar compensar de alguma forma.

O aspecto social por sua vez envolve habitação, educação, saúde e segurança relativos ao capital humano de uma empresa ou sociedade. Segundo o portal Renove suas Ideias, "pensar de maneira socialmente sustentável implica na mudança de atitude, na quebra de paradigmas e principalmente na busca de ações e soluções que possam contribuir para o desenvolvimento social da região ou país onde a empresa atua”.

Por fim na dimensão econômica "são analisados os temas ligados à produção, distribuição e consumo de bens e serviços e devem-se levar em conta os outros dois aspectos" (LASSU, 2011). Portanto as três dimensões da sustentabilidade são complementares umas as outras, e não devem ser trabalhadas separadamente, por exemplo, uma empresa não deve lucrar e promover ações sociais devastando.

Questão 3: (2,0 pontos)

Conforme estudamos durante a unidade de aprendizagem, a logística reversa de pós-venda planejará a operação reversa cuidará da operação de retorno dos bens de pós-venda e controlará os respectivos fluxos nesses canais reversos, visando agregar valor de alguma forma.

De acordo com os estudos realizados durante a unidade de aprendizagem responda:

a) Quais os três principais objetivos estratégicos da logística reversa de pós-venda? Explique cada um desses objetivos e exemplifique:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (480.3 Kb)   docx (259.7 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com