TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Logística Reversa, Portos e Aeroportos

Por:   •  5/8/2015  •  Exam  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: Logística Reversa, Portos e Aeroportos – 2015A

Curso: Curso Superior de Tecnologia em Logística

Professor: Luciano de Oliveira Gonçalves

Nome do estudante: RENAN BALESTRIN

Data: 26/04/2015

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Questão 1 ( 3,0 pontos).

O vídeo apresentado abaixo fala sobre a obrigatoriedade do fabricante em reciclar parte dos aparelhos vendidos. Analisando este vídeo, responda as seguintes questões:

Link: http://www.youtube.com/watch?v=MJwJFnes1qE 

  1. Qual a responsabilidade do consumidor diante do processo de logística reversa na reciclagem de produtos eletroeletrônicos? (1,5 pontos)

Resposta: Através do vídeo, foi possível constatar que o Brasil é o país que mais descarta produtos eletrônicos, principalmente computadores, celulares e televisores. O consumidor deve estar cada vez mais responsável e consciente  do processo de logística reversa, considerando  que esses produtos contém substâncias perigosas em sua composição, e portanto, não podem ser descartados no lixo comum. Muitos cidadãos deixam esses produtos na própria assistência técnica – quando não existe mais a possibilidade de conserto, outros acumulam esse passivo em casa, e ainda tem quem simplesmente deixe-os largados na rua ou jogue fora junto com o lixo comum. O governo diante disso, lançou edital para que as empresas reciclem pelo menos 17% de tudo o que produzem. Estipulando critérios mais rígidos para que esse descarte, por isso pede ajuda aos fabricantes. A ideia é criar postos de coleta no comércio facilitando assim, para o consumidor e para o fabricante, ou seja, a responsabilidade do consumidor é deixar o produto (eletro/eletrônico) nesses postos os fabricantes recolheriam e entregariam as empresas de reciclagem. Diante disso, constata-se que a logística reversa na indústria eletroeletrônica é relativamente recente, sendo o foco das pressões ambientais estão cada vez maiores, ou seja, tem que ter responsabilidade e desenvolver uma consciência em relação a durabilidade do produto que vai ser comprado, analisando a possibilidade de reciclagem do mesmo, o tipo de matéria prima usado, a facilidade de desmonte e reaproveitamento, o tipo de embalagem e qual será o processo utilizado no descarte e na reciclagem do mesmo, todos esses fatores devem ser considerados, visando um menor impacto ambiental depois de seu consumo.

  1. De acordo com seus estudos e sua analise deste vídeo, indique qual a diferença entre fluxos diretos e fluxos reversos. Cite dois exemplos. (1,5 pontos)

Resposta: Acredito que o grande diferencial acontecerá, como já citei, através da conscientização e da reflexão ecológica que os consumidores aos poucos estão desenvolvendo e tornando um fator influente sobre as empresas. Pode-se ainda citar outros fatores relevantes, conforme Leite (2003): os econômicos, legislativos, logísticos e tecnológicos, etc., esses sim, são relevantes na organização dos canais reversos de pós-consumo nas empresas. Nesse sentido, constata-se que tais fatores quando atuantes conseguem influenciar de forma positiva. Ainda de acordo com Leite (2003) “no equilíbrio entre a quantidade disponível no fluxo dos canais diretos e no fluxo dos canais reversos”, ou seja, os produtos saem do fluxo direto passam pelo fluxo reverso gerando um retorno ao ciclo produtivo. Assim, produtos de pós-consumo: Fatores Diretos - Fatores Reversos = Equilíbrio.

Segundo o Livro Didático (p.13) existem  diferentes tipos de fluxos logísticos:

Fluxos Diretos: com fornecedores – fornecem materiais e componentes; com clientes – produtos, peças de reposição, materiais promocionais e de propaganda.

Fluxos Reversos: com fornecedores – embalagem e reparo; com fabricantes – eliminação e reciclagem; com clientes – excesso de estoque e reparos.

Exemplos: Podemos citar a indústria de latas de alumínio, que desenvolveu meios inovadores na coleta de latas descartadas e reciclagem para gerar matéria prima;  os carros de segunda mão;  botijões de gás e água e temos ainda outro exemplo que funcionava muito bem antigamente e que se percebe aos poucos voltando ao mercado, que é o caso das não tão velhas garrafas de refrigerante, que eram de vidro e “retornáveis”, que aos poucos têm voltado a aparecer nos mercados. Para adquirir esses produtos, o consumidor basta entregar ao comerciante, embalagens similares vazias. O comerciante, por sua vez, ao adquirir novo estoque, encaminha essas garrafas vazias aos fabricantes. Na indústria, elas são higienizadas e retornam à linha de produção. E se já não têm condições de uso, são descartadas pelos próprios fabricantes. 

Conforme Leite (2003)

[pic 4]

Disponível no site: http://www.logisticadescomplicada.com/logistica-reversa-muito-alem-da-reciclagem/ - acesso em 29 de abr. de 2015 às 00h:07min.

Questão 2 ( 3,0 pontos).

Desafios da logística reversa

Sociedade, indústria, distribuidores, comerciantes, consumidores e órgãos públicos dividem a responsabilidade pela geração de resíduos sólidos.

Susana Feichas  - redacao@revistaecologico.com.br

[pic 5]

A PNRS visa contribuir para a redução dos resíduos sólidos por meio da estratégia de retornos dos produtos à indústria após o consumo - Foto: Shutterstock

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (401.2 Kb)   docx (133 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com