TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

Por:   •  25/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.987 Palavras (8 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO[pic 1]

INTRODUÇÃO...................................................................................................03

1 MANUTENÇÃO PREVENTIVA......................................................................04

  1. Conceito de Manutenção.............................................................................04
  2. Conceito Manutenção Preventiva................................................................04
  3. Vantagens e Desvantagens.........................................................................05
  4. Case.............................................................................................................06
  1. Coutran: Gestão da Manutenção da Frota facilitada com o Sofit...........06

1.4.2 Manutenção Preventiva de Ar Condicionado............................................08

1.4.3

CONCLUSÃO...........................................................................................

REFERÊNCIAS..........................................................................................

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho refere-se sobre manutenção preventiva, no qual é efetuada com a intensão de reduzir falhas e inconformidades em algum equipamento ou máquinas. São serviços que devem ser planejados e programados, para preservar e restaurar a confiabilidade do equipamento, substituindo os componentes desgastados antes que eles realmente se desgastem.

        O objetivo do mesmo trata-se de reconhecer qual a importância e a necessidade de uma boa manutenção preventiva, para que possa reduzir alguns contratempos que a falta dela pode causar, apontando assim suas vantagens e algumas desvantagens que o programa apresenta.

        Está organizado em cinco partes, no qual é composto o primeiro em conceito geral de manutenção, o segundo é a definição da manutenção preventiva, o terceiro e o quarto são as vantagens e desvantagens, e o quinto e o ultimo serão apresentados dois cases de sucesso de manutenção preventiva.

1 MANUTENÇÃO PREVENTIVA

  1. Conceito Manutenção

Segundo Slack, o termo manutenção é usado para abordar a forma pela qual as organizações tentam evitar as falhas, cuidando das suas instalações físicas.

A visão clássica da manutenção é o reparo de itens danificados. Por essa perspectiva limitada, as atividades de manutenção estariam restritas a tarefas reativas de ações de reparo. Contudo, numa visão mais recente o objetivo da manutenção é manter o item funcionando de acordo com as condições de projeto, ou restaurá-lo para aquelas condições, observando as necessidades físicas necessárias para o pleno desenvolvimento da produção. Obviamente, este conceito permite uma ampliação de visão porque inclui agora uma abordagem proativa, que vai desde serviços rotineiros e inspeções periódicas até a reposição preventiva e monitoramento das condições.

Um sistema de manutenção eficiente deve visar o aproveitamento total das instalações, a disponibilidade plena do equipamento, isto é, Quebra Zero, para garantia da competitividade e do sucesso da empresa.

  1. Conceito Manutenção Preventiva

A manutenção preventiva caracteriza-se pelo trabalho sistemático para evitar a ocorrência de falhas procurando a sua prevenção, mantendo um controle contínuo sobre o equipamento. A manutenção preventiva é considerada como o ponto de apoio das atividades de manutenção, envolvendo tarefas sistemáticas tais como: as inspeções, substituição de peças e reformas (PATTON JR., 1983).

Trata-se de ato realizado afim de evitar falha, redução ou queda no desempenho do equipamento e que obedece a um plano de prevenção previamente elaborada e baseada em intervalos de tempo, ou conhecida como manutenção baseada no tempo.

As manutenções preventivas acontecem em um prazo determinado pelo fabricante ou históricos. As manutenções preventivas programadas são as preventivas sistemáticas, lubrificação inspeção ou rotina, por calendário (dia, semana) ou unidade (horas de funcionamento, quilômetros rodados).

Tarefas de manutenção preventiva incluem ações como substituição de peças desgastadas, óleos e lubrificantes. Manutenção preventiva deve evitar falhas de equipamento, quando eles ocorrerem.

  1. Vantagens e Desvantagens

Neste tópico iremos destacar as principais vantagens e desvantagens da manutenção preventiva dentro das organizações, elas podem variar de acordo com o projeto da empresa, desde ajustes de máquinas, limpeza, troca de componentes, lubrificação, dentre as vantagens são elas:

VANTAGENS

- Reduzir o envelhecimento dos equipamentos;

- Melhorar o estado técnico operacional dos equipamentos;

- Atuar antes das intervenções corretivas, que geram altos custos;

- Reduzir os riscos de quebras dos equipamentos;

- Realizar reparo nas melhores condições para a operação;

- Programar trabalhos de conservação

        Esse tipo de serviço deve ser planejado e programado, portanto todas as etapas devem ser bem definidas para que o procedimento seja um sucesso.

DESVANTAGENS

- Requer acompanhamentos e inspeções periódicas;

- Requer profissionais especializados com instrumentos de precisão;

- Maus métodos operacionais que afetam o rendimento ou qualidade de execução.

- Mais cara – implica altos gastos de mão-de-obra, peças e serviços.

- Equipamentos parados e inoperantes – perda de produção.

1.4 Case

Neste caso iremos destacar case de sucesso no qual foi destacada a manutenção preventiva como principal fator.

1.4.1 Coutran: Gestão da Manutenção da Frota facilitada com o Sofit

Sua empresa precisa de um controle maior sobre a frota, de modo que possa acompanhar a evolução da média de combustível e administrar as manutenções, troca de pneus e todas as atividades dos veículos? Você não está sozinho. Muitas empresas têm essas necessidades. Há um ano, esse era o objetivo da Coutrans, quando procurou a Sofit - empresa fornecedora de Sistema On-line para Gestão da Manutenção da Frota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (117.9 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com