TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E PRODUÇÃO EMPRESARIAL

Por:   •  25/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.026 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves

MAPEAMENTO DE PROCESSOS E PRODUÇÃO EMPRESARIAL

[pic 2]

Sumário:

  • Introdução
  • A Empresa
  • O Negócio
  • Produção
  • Localização
  • Estratégias que sustentam a empresa
  • Mercado
  • Lenovo no Brasil
  • Mercado de Computadores no Brasil
  • Mercado de Smartphones no Brasil e no Mundo
  • Distribuição no Brasil
  • Conclusão
  • Referências bibliográficas

Introdução

Mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que tem como objetivo identificar as informações, o fluxo, as partes envolvidas, capacidades, competências e recursos para atender todos os componentes necessários fazendo com que todas as atividades de uma empresa ou negócio saiam conforme o planejado, com poucas alterações e sem problemas.

Formada pela aquisição da antiga IBM Personal Computing Division pelo Lenovo Group, a companhia desenvolve, fabrica e comercializa produtos tecnológicos confiáveis, de alta qualidade, seguros e fáceis de usar com serviços utilizados mundialmente.



Lenovo Tecnologia Brasil Ltda
CNPJ: 07.275.920/0001-61
Estrada Municipal 200, Mód 5 a 10 - Distrito: Chácara Alvorada - CEP: 13337-200 - Indaiatuba/SP

[pic 3]

Figura 1: Logo Lenovo

  1. A Empresa

 Formada pelo fundador da Lenovo, Liu Chuanzhi, juntamente com outros 10 amigos, em 1984 nascia a Legend Holdings. Com um capital de apenas RMB 200,000 (US$ 25,000), a empresa foi financiada pela a Academia Chinesa de Ciências. Quatro anos mais tarde, em 1988 o grupo entrou para o mercado de Hong Kong e, dentro de oito anos, se tornou a maior empresa de PC’s da China.

 Em 2004, a Legend Holdings passou a ser chamada de Lenovo. No ano seguinte, em 2005, a marca comprou a Divisão de PC’s da IBM e se tornou a terceira maior empresa de computação do mundo na época, ficando atrás apenas da Dell e HP.

 Migrando para o mercado dos smartphones em 2010 e, se expandindo em 2014 com a compra a Motorola Mobility da Google, hoje a empresa tem a missão de superar suas concorrentes Apple e Samsung no mercado de smartphones.

Os valores da empresa servem de base para lembrarem quem eles são e como eles trabalham. Alguns desses valores são:

  • Atendimento ao cliente
  • Espírito de empreendimento e inovação
  • Precisão e compromisso com a verdade
  • Confiabilidade e integridade

Hoje, a empresa conta com 3 presidentes,12 Vice-Presidentes e mais de 55 mil funcionários espalhados pelo mundo. Presente em mais de 160 países, a empresa conta com uma receita de 46 Bilhões de dólares, incluindo diversos produtos em seu portfólio, com um único objetivo, se tornar uma das maiores e mais respeitadas empresas no mundo.

  1. O Negócio

A Lenovo está sempre procurando inovar para conseguir liderar na era das tecnologias inovadoras. À medida que o mundo se torna mais rápido, mais exigente, e mais competitivo, os negócios da empresa tem se adaptado para acompanhar esse ritmo.

Com diversos produtos em seu portfólio, como desktops e all-in-ones (tudo em um), a empresa fabrica também laptops e ultrabooks, tablets, smartphones, servidores, workstations, acessórios e drivers. A Lenovo vem também fazendo parcerias com outras empresas, desenvolvendo novos dispositivos móveis, criando novos softwares e ampliando sua infraestrutura distribuição de produtos e serviços.

[pic 4] [pic 5] [pic 6] [pic 7]

Figura 2: Produtos fabricados pela Lenovo

Desde de sua criação, a Lenovo vem sempre procurando inovar e expandir seus produtos, buscando novos mercados, para isso, como o passar dos anos, a empresa chinesa teve momentos importantes no ramo da tecnologia, como aquisições de empresas, parcerias e lançamentos de produtos inovadores. A seguir, um breve resumo das principais evoluções da empresa ao longo dos anos:

[pic 8]

Figura 2.1 – Histórico de Evolução da Lenovo

A Lenovo vem negociando com a sul-coreana Samsung, a compra da sua divisão de computadores, após a sua concorrente, a HP adquirir o setor de impressoras da Samsung por US$ 1 bilhão em setembro de 2016. Se a negociação acontecer, a Lenovo irá aumentar ainda mais seu porcentagem no mercado mundial de computadores, onde é líder mundial desde de 2013.

2.2 - Produção

A empresa fabrica parte de seus insumos utilizados e terceiriza sua linha de montagem no Brasil. Visando em melhorar e acelerar sua produção, de maneira mais eficiente e sustentável, a empresa desenvolveu um novo processo de solda, chamado de Solda a Baixas Temperaturas (Low- Temperature Solder ou LTS, em inglês). A Lenovo fez milhares de combinações de materiais de pasta de solda compostas por misturas de estanho, cobre, níquel, bismuto e prata, composições específicas do material de fluxo e perfis únicos de tempo e temperaturas de aquecimento, todos combinados para possibilitar esse processo.

Com esse novo processo, a empresa gasta menos energia, aumenta a durabilidade dos componentes e não tem custos adicionais na produção. Esse procedimento reduz 35% de emissão de carbono. A estimativa anual é de reduzir 5.956 toneladas de CO2, que é o equivalente ao consumo de 670.170 galões de gasolina por ano.

[pic 9]

Figura 2.2 – Linha de produção de computadores da Lenovo na fábrica em Itu

2.3 - Localização

A empresa não possui uma sede central, ela preferiu implantar uma estrutura de gerenciamento distribuída com núcleos operacionais em centros de excelência ao redor do mundo, aproveitando ao máximo seus recursos para criar os melhores produtos de maneira mais eficientes. A empresa possui:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (799.8 Kb)   docx (954.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com