TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING PESSOAL: A PRINCIPAL FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA DO PROFISSIONAL DE SUCESSO

Por:   •  4/5/2017  •  Artigo  •  1.305 Palavras (6 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 6

MARKETING PESSOAL: A  PRINCIPAL FERRAMENTA DE ESTRATÉGIA  
DO PROFISSIONAL DE SUCESSO

1. Introdução

        O grau de competitividade está cada vez mais alto na sociedade em relação ao mercado de trabalho, não apenas no que diz respeito ao nível de formação, mas também na forma de se apresentar , relacionar ou demonstrar conhecimento (LANZARIN, ROSA. 2013).
        Atualmente ser um bom profissional ou ter um diploma de uma boa faculdade já não atende as demandas do mercado.  A quantidade de profissionais qualificados, formados, com as melhores indicações é grande diante da oferta de empregos cada vez menor e mais exigente. Daí surge a necessidade de destacar-se dos demais, demonstrando valores pessoais, como o que pensa e como age diante das diversas situações.
        Frenta à essa necessidade de se diferenciar no mercado de trabalho, é muito importante saber dar visibilidade as suas competencias , habilidades ou características,  de forma positiva, com a finalidade de obter boas colocações no contexto social em que deseja ser inserido.        
        É nesse momento que surge o Marketing pessoal como ferramenta usada para ganhar visibilidade e promoção pessoal, com o objetivo de alcançar o sucesso; Uma estratégia usada para "vender" a imagem, e influenciar a forma como as pessoas vão interagir diante de quem a usa.
        No momento atual em que vivemos, as empresas não fazem contratações baseadas apenas no curriculo profissional. Existem varios fatores a serem analisados, como etica, comunicação, resiliência, equilibrio emocional, bom relacionamento, boa postura, entre outros.
        Diante desse cenario, como o profissional pode se preparar para mostrar de forma positiva suas habilidades e obter o sucesso esperado no mercado de trabalho? A resposta está na valorização do profissional em decorrência do planejamento do Marketing Pessoal.         Nesse artigo abordaremos o Marketing Pessoal como ferramenta principal de auto promoção, que ajuda a impulsionar um individuo no meio profissional,  e a partir daí ,propôr estratégias de elaboração do seu planejamento.
        Esse artigo será dividido em 6 (seis) partes, sendo elas:  Introdução; Referencial Teórico, onde serão explicados os fundamentos e algumas faces do Marketing Pessoal; Estudo de Caso, onde será abordado o Marketing Pessoal sob a perspectiva de um individuo com objetivo de se incluir no mercado de trabalho;  Metodologia, onde serão propostos taticas de planejamento do Marketing Pessoal; Conclusão e Referencia.

2. Referencial Teórico

2.1 -  Marketing

        Marketing de uma maneira geral , é uma atividade central que vem ganhando importancia dentro das organizações, devido a busca pelo atendimento eficaz das necessidades humanas ou empresariais. Segundo Paixão (2009, p.37), “os conceitos de marketing buscam sempre adequar-se às peculiaridades do ambiente socioeconômico e cultural, em constantes e rápidas modificações, posicionando-o como principal força na criação de mercados e oportunidades (...)”.
        Transferindo esse conceito de Marketing para Marketing pessoal, pode-se dizer que toda estratégia que leve a imagem do profissional (produto-pessoa) até o consumidor final, o cliente, que no caso do produto pessoa é o patrão, amigos, colegas de trabalho, esposa, etc., é marketing pessoal (SANTOS, 2002, p.21). O Marketing Pessoal é o marketing do indivíduo, também conhecido por
personal branding.
        Como disse Kotler (2003) o Marketing Pessoal é “(...) uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura” .
        Desta forma, fica claro que o Marketing Pessoal tem como objetivo principal dar visibilidade ao individuo diante as pessoas e organizações, de maneira positiva, destacando suas habilidades, competências e valores.         
        

2.2 - Marketing Pessoal

        O Marketing pessoal tem como fundamentos essencialmente as teorias da psicologia da aprendizagem, como oreflexo condicionado de Pavlov, a Teoria do Efeito de Skinner e a Teoria da Forma da Gestalt. A partir dessas teorias podemos dizer que todos podemos ser  afetados pelos mesmos estímulos e comportamentos, o que acontece desde a infância.
        É inegável que deve-se analisar o contexto social e cultural em que se está ou que deseja ser inserido no momento de planejar o Marketing Pessoal, pois dessa maneira podemos identificar os pontos principais desse contexto e uni-lo às caracteristicas ja existentes do individuo para ajudar  no destaque pessoal no mercado de trabalho.
        A primeira preocupação para ser eficar no Marketing Pessoal é o auto conhecimento: identificar e aperfeiçoar todas as qualidades e talentos do individuo para então, desenvolver uma imagem coerente e consistente , envolta em atitudes positivas que dêem a visibilidade necessaria para destacar frente aos demais. Logo em seguida, saber utilizar as ferramentas estratégicas , como a mídia, as novas tecnologias e o marketing, para valorizar a imagem que tem intenção de transmitir.
        O Marketing Pessoal tem sido muito utilizado com objetivo profissional de ter boas colocações no mercado de trabalho;  Nessa linha de pensamento, Rego (1991) apresentou 10 itens a serem considerados para aplicar o marketing pessoal, são eles: 1- Definir objetivos; 2 - adequar  a apresentação pessoal; 3 - aperfeiçoar a comunicacão; 4 - Aprofundar-se do campo da especialização, no sentido de estar atualizado por meio de consultas a periódicos, participação em cursos, palestras e eventos específicos; 5 - Ampliar a faixa de relações; 6 - Aproveitar melhor os conhecimentos; 7 - Formar uma base mínima de organização e memória, registrando e arquivando dados; 8 - estar atento às mudanças e circunstâncias; 9 - fazer coisas  em emoção ; 10 - ter coração de arriscar-se.
        De acordo com Eliane Doin, uma pessoa que possua talento e competência suficiente para exercer a sua atividade, praticando e aperfeiçoando constantemente o seu Marketing Pessoal, pode alcançar o sucesso, tendo sua imagem alavancada, e tenha reconhecimento por isso.  Mas é um processo longo, portando exige paciencia , resiliencia, perseverança, auto-estima, para aprender a desenvolver as habilidades ja existentes, e construir e aperfeiçoar habilidades que vão sendo adquiridas no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (65.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com