TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MARKETING PESSOAL: UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL

Por:   •  8/5/2017  •  Monografia  •  3.056 Palavras (13 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 13

2. MARKETING PESSOAL: UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL.

Durante muito tempo o marketing foi confundido com atividades que faziam parte do marketing, que são compostas de várias ferramentas que potencializam as chances do negócio ser mais competitivo no mercado e atualmente ferramentas que colaboram para aumentar o relacionamento entre as partes de satisfazer e atender o consumidor com o que ele realmente deseja, são ferramentas consideradas essenciais para garantir o resultado final esperado pelo planejamento estratégico feito pelo marketing: a venda com sucesso.

O relacionamento entre consumidor e marca ficou mais próxima com o passar do tempo e as marcas que conseguiram se relacionar melhor obviamente são as mais procuradas, lembradas e desejadas no mercado. Atualmente vive-se a era do marketing 3.0 de uma forma esmagadora onde os velhos conceitos que focavam na maior visibilidade para uma marca tiveram que ser substituídos por conceitos onde o branding é cada vez mais presente. E isto engloba os novos conceitos do marketing que são marketing de conteúdo, de relacionamento e o pessoal obviamente, que trazem uma inovação baseada na história do profissional que adquire reconhecimento dentro e fora do âmbito profissional e que consegue oferecer um sentido real e único para as experiências com sua marca. O exemplo disso é visto quando comparamos os profissionais de 10 anos atrás quando utilizavam cartão de visita com o nome de uma empresa para apresentar suas habilidades como profissional e nos tempos atuais os profissionais fornecem seus contatos pessoais como: número de telefone, e-mail e redes de comunicação para oferecer suas habilidades profissionais e isso vai além do networking que vem sendo utilizado como jargão para algumas situações, onde se estabelece contato que deve ser cultivado para gerar futuras oportunidades de negócio.

Mas, construir um marketing pessoal de forma positiva não é somente ter muitos contatos ou conexões em redes sociais, é necessário que se cultive um relacionamento sólido e de forma positiva para sua marca pessoal, pois somente a quantidade de contatos e conexões não garante as vantagens dos benefícios que o marketing pessoal pode oferecer para o profissional. Quando aplicado de forma correta e com planejamento devido o marketing pessoal traz excelentes resultados para a consolidação de um profissional no mercado.

2.1. O QUE É MARKETING PESSOAL.

No século XXI o produto e serviços não são mais os únicos no mercado, o indivíduo e a imagem que esse indivíduo transmite através do seu comportamento agem de forma positiva para que também sejam desejados, procurados e lembrados não somente por vivencias pessoais, mas por empresas. Com isso, o marketing pessoal que sempre existiu, mas não tinha uma definição, surgiu para atribuir valor a imagem pessoal de forma positiva. Para Kotler, o marketing pessoal é uma nova ferramenta que emprega os conceitos e instrumentos do marketing em benfeitoria da carreira e valoriza o indivíduo em todas as suas características.

Oliveira Neto (1999) o determina no seguinte formato:

“O processo que envolve a concepção, planejamento e execução, de ações que contribuem para: a formação profissional e pessoal do indivíduo (produto), e que inclui também a atribuição de um valor justo e compatível com o posicionamento de mercado que se queira adquirir (preço), com execução de ações promocionais para valorização pessoal (promoção), é que o colocaram no lugar certo e na hora certa (distribuição)” (OLIVEIRA NETO, 1999, p.23).

Para se sobressair no mercado de trabalho cada vez mais as pessoas terão que aplicar o Marketing Pessoal em suas vivências, pois além de ajudar a identificar os pontos fortes, pode intensificá-los no grau que agregue valor à imagem da pessoa, ajudando a desenvolver seu talento, sua habilidade e suas competências. Nos tempos atuais é fundamental ser reconhecido e solidificar uma imagem com influencia positiva que engloba: comportamento, relacionamento, estilo de vida, postura, forma de consumo, e até na constituição de valores no mercado.

No ambiente empresarial é possível perceber um curso direcionado para que seja adotado certo padrão de comportamento, considerado "ideal" ou no mínimo “aceitável”, tornando se uma condição de modelo que tende satisfazer as perspectivas e cobranças de um mercado extremamente competitivo, onde há cada vez menos espaço para os verdadeiros valores individuais e tempos em que empresas investem e valorizam tais comportamentos, pois os consumidores atuais são influenciados na sua decisão de compra em produtos e serviços quando associam a imagem da marca com tais comportamentos.

Conseguir estabelecer uma imagem sólida e positiva é basicamente conhecer os próprios pontos fortes, saber adaptar a postura de acordo com o ambiente em contexto, considerar importante ouvir as pessoas e conseguir se posicionar no momento certo, além disso, tem que ser criativo e estar atento nas inovações e tendências de mercado.

Para o escritor BENDER, Arthur que escreveu o livro cujo título se denomina como: Personal Branding – Construindo sua marca pessoal, o individuo tem que entender que a necessidade de ter foco e investir na sua imagem para ter diferenciação no mercado conforme citação abaixo:

“Quem não sabe para onde quer ir, vai parar em qualquer lugar.” (BENDER, Arthur, 2009, p.23).

O escritor sugere que o marketing pessoal é uma ferramenta que planeja a imagem pessoal e profissional onde se consegue ter o gerenciamento e o desenvolvimento da melhor maneira quando o profissional reconhece suas competências e entende que no mercado competitivo é primordial ser lembrado e reconhecido de forma positiva.

[pic 1]

[pic 2]

Mesmo com tantas informações, alguns profissionais ainda têm receios quanto a essa prática, pois acreditam que ela está relacionada a uma falta de modéstia pessoal. Porém é preciso entender que ter esse tipo de ideia está completamente fora do mercado, pois nos tempos atuais é necessário ter em mente que humildade e anonimato são conceitos diferentes.

2.2. ESTRATÉGIA DO MARKETING PESSOAL

A estratégia do marketing pessoal consiste em um conjugado de métodos que destacam as habilidades e aptidões, fazendo com que o profissional seja notado e reconhecido. Afinal, quem não é visto não é lembrado e o mais importante é garantir que o perfil seja sempre coligado a uma imagem positiva.

O especialista em marcas Jaime Troiano pontua:

 “Uma marca é a criação de um conjunto organizado de percepções (plano cognitivo) e sentimentos (plano emocional) que faz com que um determinado produto ou serviço seja mais do que apenas diferente de seus competidores. Seja único e indispensável”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (213 Kb)   docx (124.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com