TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  18/2/2016  •  Artigo  •  1.435 Palavras (6 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Trabalho Final da Disciplina

Metodologia cientifica

Brasília

2015

[pic 2]

ANDERSON MENEZES DE MORAIS

A Utilização da curva ABC na empresa REFRIREDE

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso ... da Universidade Estácio de Sá como requisito parcial à aprovação na Disciplina Metologia Cientifica.[a]

Brasília-DF

20 De Novembro de 2015

  1. Gestão de estoque

O tema que será abordado neste Projeto é sobre o uso da ferramenta Curva ABC, também conhecida como princípio 80/20, um conceito de grande valor de acordo com Ballou (2008). Esse método permite classificar os itens por ordem de importância ou impacto, em uma organização a Curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques. A utilização dessa ferramenta aperfeiçoa a aplicação dos recursos materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade. A teoria estudada neste projeto nos ajudará a identificar e analisar se a empresa RefriRede aplica de forma eficiente o conceito da Curva ABC em seu controle de estoque. O resultado esperado é identificar possíveis falhas pelo mau uso da ferramenta de análise, mostrando as conseqüências e o quanto isso pode impactar no estoque de uma empresa.

.

       2) Curva ABC

O intuito dessa pesquisa e verificar a aplicação da curva ABC na empresa RefriRedee averiguar se existe algum critério de tratamento sobre os itens mais importantes. Nessa pesquisa é importante destacar o conceito e a função do estoque e a aplicação da Curva ABC que é um modelo na análise de estoques, sendo este um dos sistemas mais utilizados pelas organizações devido à facilidade, praticidade e eficiência além de poder ser usada em qualquer empresa de qualquer segmento. A curva ABC busca o relacionamento entre o consumo do estoque, o investimento aplicado e a quantidade dos itens que formam o estoque.

O estudo foi realizado na empresa RefriRede, onde foi aplicado o conceito na pratica com o intuito de identificar possíveis falhas no controle de estoque e seu resultado logístico.

3) PROBLEMA

Considerada uma das grandes empresas no segmento de refrigeração, ficando atrás da empresa Frigelar sua maior concorrente, a empresa Refrirede adotou uma nova política sobre os seus estoques, mudanças que visam ter maior controle sobre os estoque é cuidar para que o produto esteja disponível no momento exato e na quantidade exata em qual região que for solicitado.

Dentro das metas da empresa, uma delas foi aumento da eficiência da equipe de separação e redução do tempo de entrega. Um dos problemas encontrada na Refrirede  e de mudança sugerida pelo gestor do armazém foi o remanejamento de estoque utilizando o conceito de armazenamento por curva ABC onde visa o valor agregado de cada produto comercializado evitando aquisições indevidas, essa mudança visava o ganho de produtividade, melhorar o aproveitamento da capacidade espacial do armazém, reduzir o retrabalho e aumentar a eficiência de separação e embarque das mercadorias, por fim reduzindo o tempo de entrega e aumentando sua lucratividade.

As informações obtidas da empresa RefriRede foram através de planilhas  cedidas e do conhecimento adquirido do gestor  Ernane, responsável pela empresa, onde cedeu todas as informações possíveis e objetivas para um bom desenvolvimento do trabalho.  

4) HIPÓTESE

Fazer um levantamento de todos os itens do estoque para saber o seu valor total, deste total saber qual a porcentagem que se encontra obsoleto, avaliar quais itens ainda podem ser utilizados e o que não for mais necessário, deve ser liberado para venda. Assim reduz a quantidade de itens no estoque e proporcionalmente e reduz seus custos.

5) OBJETIVOS                

5.1 GERAL        

Propor uma revisão nos métodos utilizados pela Refrirede, para que e a mesma se torne mais eficiente em seus objetivos.        

      5.2 ESPECÍFICOS        

Levantamento dos itens e classificação de acordo com a curva ABC;

Levantamento e identificação do giro dos itens de estoque;

 Propor uma parametrização dos volumes de pedidos conforme giro de cada item em dias de atendimentos;

 Propor política interna de estoque.

7) JUSTIFICATIVA

Segundo Viana (2010) a necessidade de ter um estoque em uma empresa pode ser benéfica em caso de venda para não perder o cliente, neste caso quando maior o estoque maior será a empresa. Conforme realizada as mudanças, o conceito de controle por curva ABC, verificou que os tempos de separação e de retrabalho diminuíram, aumentando a eficiência logística da empresa reduzindo assim o tempo de entrega, e baixando os índices de perda e avaria de produtos dentro do armazém. Assim, a conseqüência da utilização desse método da curva ABC aperfeiçoou custos e aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas.

8) REVISÃO DA LITERATURA

O resultado da pesquisa de acordo coma explicação do gestor de estoque, todos os produtos comercializados tem uma classificação. Conforme falado pelo gestor, concluir que a empresa utiliza o método da curva ABC em sua gestão de estoque ocasionando um aumento da eficiência de suas operações logística, como por exemplo: menor tempo para entrega das mercadorias, melhor aproveitamento de espaço físico e crescimento no seu faturamento.

Em entrevista com o gestor do armazém o mesmo relata como fizera as mudanças. Inicialmente fez um levantamento de todos os produtos e seus índices de consumo existentes dentro do grupo de Ar-Condicionado e uma parte do grupo de Peças.

Conforme realizada as mudanças, o conceito de controle por curva ABC, verificou que os tempos de separação e de retrabalho diminuíram, aumentando a eficiência logística da empresa reduzindo assim o tempo de entrega, e baixando os índices de perda e avaria de produtos dentro do armazém.

Assim, a conseqüência da utilização desse método da curva ABC aperfeiçoou custos e aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas.

9) METODOLOGIA        

Para alcance dos objetivos deste estudo, optou-se pelo método de pesquisa exploratório, a pesquisa bibliográfica e a entrevista. Para a pesquisa foi realizado um encontro com o gerente de depósito da empresa RefriRede, a fim de conhecer as instalações do depósito, os produtos armazenados e descobrir como é realizado o gerenciamento de recebimento, armazenamento, separação e expedição das mercadorias para identificar se a ferramenta da curva ABC tem sua aplicação. O levantamento do material bibliográfico realizado através de livros da internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (193.1 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com