TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Por:   •  5/10/2020  •  Resenha  •  877 Palavras (4 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Resenha Crítica de Caso

Marcella Vanzo Fuhrmann

Trabalho da disciplina Globalização e Comércio Exterior

                                                 Tutor: Prof. Maria da Luz Iria Melo

Vitória

2020

O WAL MART NO MUNDO

Referência: Alcácer, J.; Agrawal, A,; Vaish, H. Harvard Business School: O Walmart no Mundo In: 9-714-431, 2013.

Wal-Mart, a empresa norte-americana que abriu sua primeira loja no México em 1991, obteve seu crescimento internacional muito rápido, operando hoje em mais de 30 países após a sua expansão internacional. A empresa havia criado um modelo empresarial excepcional para concorrer nos Estado Unidos, porém para alcançar um crescimento significativo na aldeia global, a empresa precisava alcançar o mercado internacional. Muitos desafios foram encontrados e trataremos aqui como a empresa entrou no mercado internacional, incluindo suas estratégias de crescimento, falhas e correções.

O início da maior rede de varejo mundial ocorreu em 1962, no estado americano do Arkansas com o comerciante local chamado Sam Walton. Com a abertura de capital na bolsa de valores no final dos anos 70, a rede havia aberto 280 lojas em 11 estados norte-americanos. O surgimento do Sam’s Club se deu em 1983 e o primeiro Supercenter ocorreu 5 anos depois, tornando-se a maior rede de varejo dos Estado Unidos.

Restringindo-se suas lojas apenas nos Estados Unidos, no qual apresenta pouco mais de 3% da população mundial, a empresa perderia várias possibilidades de crescimento e cliente potenciais pelo mundo na área de varejo.

Em 1991, Wal-Mart inaugurou sua primeira loja internacional no Sam’s Club na Cidade do México. Nos anos seguintes, a expansão internacional ocorreu em outros países como: Canadá em 1994, Brasil e Argentina em 1995, China em 1996, Alemanha em 1997 Coreia do Sul em 1998, Reino Unido em 1999, Japão em 2002, Chile em 2009 e África em 2011.

A rede Wal-Mart possui uma grande diversificação de produtos com preços mais baixos. A dedicação e comprometimento de seus funcionários foi um dos fatores chaves para o sucesso.

Apesar das conquistas no território norte-americano, a Wal-Mart, em tempos de globalização, pensando em ser mais do que uma empresa local, difundiu de algumas estratégias originadas dos conhecimentos e competências adquiridos dos Estado Unidos, como por exemplo a negociação em grande escala com potências locais, para que essas empresas abastecessem suas lojas internacionais pelo menor preço possível.  

A empresa enfrentou algumas dificuldades na entrada em alguns países. E em outros não foi nem possível a sua abertura. Vale considerar que, mesmo que a globalização integre economicamente, socialmente e politicamente os países, ainda há nações que possuem suas particularidades, impedindo assim o crescimento internacional.

A entrada da empresa nos outros países se deu de forma muito estratégica. No Canadá, por exemplo, foi realizada uma aquisição de 120 lojas da empresa Woolco. Devido a uma má gestão, as vendas não eram rentáveis, e a Wal-Mart as adquiriu por um preço razoável. O Canadá já era uma país com um mercado integro e consistente. Tendo as duas empresas um modelo operacional similar, Wal-Mart conseguiu aplicar seus conhecimentos e torna-los rentáveis, reestruturando a empresa em 4 áreas principais: funcionários, lojas, cliente e modelo empresarial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (120.5 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com