TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Por:   •  14/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  686 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Fichamento de Estudo de Caso

SANDRA PAULA

       Estudo de Caso de Harvard Walmart 

                                                                             Tutor: Profa. Maria da Luz Iria

Rio Branco - Acre

2019

FICHAMENTO

TÍTULO: Globalização e Comercio Exterior

CASO: Caso de Estudo de Harvard Walmart

REFERÊNCIA: ALCACER, Juan; AGRAWAL, Abhishek, VAISH, Harshit. Estudo de Caso de Harvard. Rev. 6 de dezembro de 2013

TEXTO:

O artigo fala sobre a expansão do Walmart no mundo.

O Walmart iniciou sua expansão internacionalmente em 1991, ao abrir sua primeira loja no México, e depois em mais 30 países. A expansão foi o resultado de uma mistura de crescimento orgânico, empreendimentos conjuntos e aquisições. As novas lojas foram um sucesso absoluto em alguns mercados, como o Reino Unido, Canadá e México, mas em outros países, como na Alemanha e na Coreia do Sul, a empresa foi forçada a sair. Em países como a China e o Brasil, o mega varejista passou por dificuldades para ganhar força, mesmo após vários anos de operações.

A primeira incisão internacional, foi na cidade do México, em 1991, apesar de no início ocorrerem vários erros, os gerentes aprenderam rapidamente e com isso, adaptaram as operações corretamente, fazendo assim com que ocorre se um grande crescimento no mercado. Infelizmente receberam críticas em 2012, quando ocorreu uma investigação internacional sobre possíveis violações de suborno as autoridades governamentais no México, China, Brasil e Índia.

Em 1994, a implantação do Walmart já foi no Canadá, infelizmente no início as vendas não foram boas, apenas em 2012, ocorreu uma alavanca nas vendas, fazendo assim com que o Walmart se tornar se o terceiro maior varejista do Canadá.

Em 1995, foi implantada no mercado Brasileiro e na Argentina, no Brasil houve uma lentidão por parte do Walmart para se adaptar a realidade local, quando percebeu que precisava realizar algumas mudanças voltadas para a classe média, ocorreu o crescimento da marca. Já na

Argentina houve uma forte concorrência com o Carrefour, ficando em segundo lugar no setor de varejo de hipermercado.

  Em 2005, o Walmart expandiu para a América Central, após essa aquisição, o Walmart permitiu que as lojas mantivessem a identidade local. Em 2009 chegou no Chile.

  A expansão do Walmart nas Américas ocorreu no período de 1991 a 2009.

  Na Ásia, a expansão do Walmart iniciou em 1996, na China, na Coreia do Sul foi em 1998. N China foi enfrentado um cenário muito diferente de seu mercado de origem, no início tentou mirar na grande e emergente classe média na China, afastando do modelo tradicional. No lugar de ter mercadorias de baixo custo, as lojas eram sofisticadas, mas infelizmente também não deu certo, voltando para a tradicional posição como um varejista de baixo custo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (731.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com