TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEIO AMBIENTE

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 3

Responsabilidade Social e Meio ambiente - 14/10/2013

Fundamentos da Sustentabilidade

O meio em que vivemos faz parte do meio ambiente que é a interação complexa de configurações sociais, econômicas, biofísicas, politicas, filosóficas e culturais. Com o passar dos anos surgiu a problemática ambiental, é eminentemente social que surge da forma como a sociedade se relaciona com o meio, portanto, propostas para resolver, minimizar ou prevenir problemas ambientais devem considerar a complexidade da questão.

Portanto o que venha a ser sustentabilidade, é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações, ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro.

Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável, para debater esse assunto foi criado o Clube de Roma em 1972 que é um grupo de pessoas ilustres que se reúnem para debater um vasto conjunto de assuntos relacionados a política, economia internacional e, sobretudo, ao meio ambiente. Com debates a respeito do meio ambiente, notou-se que o que degrada o meio em que vivemos é a aceleração da industrialização, rápido crescimento populacional, deploração dos recursos naturais e a deterioração do meio ambiente.

No mesmo ano foi criado a I conferência sobre o meio ambiente humano, onde as principais discursões foram, a preocupação com o meio ambiente e os impactos do desenvolvimento para o futuro do planeta, a busca de uma nova relação entre meio ambiente e o desenvolvimento. Se falou muito dos países em desenvolvimento, pois eles são os que mais poluem, e a maior preocupação foi com a poluição e o esgotamento dos recursos naturais.

Foi criado algumas normas para os países desenvolvidos para que eles poluíssem menos, foram impostas alguns deveres, que deve ser a declaração sobre o meio ambiente humano, 110 recomendações, dar início de um envolvimento mais intenso da ONU, colocar em pauta a relação entra o meio ambiente e formas de desenvolvimento.

Com base nessas discursões foi criado também o eco Desenvolvimento, que é um processo criativo de transformação do meio ambiente com a ajuda de técnicas ecologicamente prudentes, concebidas em função das potencialidades do meio, impedindo o desperdício inconsiderado dos recursos, e cuidando para que sejam empregados na satisfação das necessidades de todos os membros da sociedade, dada a diversidade dos meios naturais e dos contextos culturais.

Podemos contar também com o desenvolvimento sustentável, ele nasceu da crítica ao desenvolvimento com promessas de melhoria social e superação da pobreza inviáveis, negativos efeitos ambientais e pequena capacidade de generalizar os benefícios gerados pelo crescimento.

Em 1987 a ONU criou a Comissão Mundial para o desenvolvimento e Meio Ambiente para atender as necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem suas próprias necessidades, mas essa é uma tarefa difícil, pois devera conciliar com o crescimento econômico, a superação da pobreza e a preservação ambiental.

O desenvolvimento sustentável veio em boa hora pois houve um amadurecimento por parte da gestão como um todo e é um modelo que permite a participação de todos em um, pois houve um desenvolvimento integrado do tripé da sustentabilidade, com isso houve a necessidade de se criar líderes e formadores, os chamados stakeholders, eles tem como principal objetivo a responsabilidade social empresarial, ética e transparência e metas empresariais que impulsionam o desenvolvimento sustentável e a preservação ambiental e cultural. A governança corporativa por assim chamada pois eles afirmam que diversas áreas externas da empresa se correlacionam para um objetivo comum, um consumo sustentável e um planejamento da produção de bens e serviços.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (30.9 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com