TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DE VIDA ESCOLAR

Por:   •  24/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 6

        FACULDADE FACULDADE FACULDADE FACULDADE

TURMA: 8.5

DISCIPLINA: LINGUA PORTUGUESA

MEMORIAL

ALUNO:

-CE

2018


SUMÁRIO

1 APRESENTAÇÃO........................................................................03

2 Relatório da primeira  aula...........................................................................04

3  Relatório da segunda aula..........................................................................05

4 AUTO BIOGRAFIA.........................................................................................06

5 Memoria da minha vida escolar...................................................................07

6 Elementos surpresas....................................................................................08

7 CONCLUSÃO.................................................................................................09

Referências bibliográficas..............................................................................10

ANEXO..............................................................................................................11

1 APRESENTAÇÂO.

                

                O presente memorial descreve a minha vida pessoal atrelada ao continuo processo de aprendizagem, o qual esteve sempre presente e direcionado por fatos e escolhas pessoais. Apresento este documento com relatos e reflexões, visto ser um momento de análise de anos vividos, com momentos de entusiasmo, de superações, de criatividade, de fé e esperança. Devo relembrar sobre o meu espaço de trabalho que já é em uma escola, ainda não como professora, mas quando concluir o curso de pedagogia talvez.

        Depois que terminei o ensino médio, fiquei um bom tempo sem estudar, então resolvi fazer minha inscrição para o vestibular na faculdade. Não estava muito preparada para assumir uma faculdade e ainda de pedagogia, mas passei no vestibular e comecei a estudar. Ás vezes, as pessoas me perguntavam: “mas por que pedagogia?, que coisa sem graça... ” ao passar os dias, percebi que cursar uma faculdade não é fácil, mas faz a gente formar, pensar e criar novos conceitos sobre a educação de todos e, mais ainda, a nossa própria educação. A faculdade nos abre espaços que, muitas vezes, em toda a caminhada da escola, não foram propostos para nós, e isso atualmente acho muito importante, porque quantas foram as vezes que tinha algo a falar ou até a protestar, e não tinha uma chance sequer para isso acontecer. Era professor ali na frente autoritário, muitas vezes, e nós alunos ali um atrás do outro só copiando coisas que não tinham sabor e nem importância naquele momento, pois, o que faltava era diálogo com os seres que ali ocupavam aquele espaço.

                O memorial além da função de ser parte integrante do conteúdo exigido para a faculdade de pedagogia, terá também a função de informar a todos que o lerem. Sobre a minha biografia, vida escolar e profissional enquanto estudante. Proporciona uma melhor compreensão da nova visão que se adquire na busca de informação de um profissional apto para ser atuante na mudança para um futuro educacional melhor.

2 Relatório da 1 aula:

                O que falar da primeira aula? Foi participativa. A professora passou o conteúdo apresentado podendo perceber o empenho dos alunos para entender a matéria. Discutimos assuntos sobre (denotação e conotação). A linguagem é o maior instrumento de interação entre sujeitos socialmente organizados. Isso porque ela possibilita a troca de ideias, a circulação de saberes e faz intermediação entre todas as formas de relação humanas.

                Quando queremos nos expressar verbalmente, seja de maneira oral (fala), seja na forma escrita, recorremos às palavras, expressões e enunciados de uma língua, os quais atuam em dois planos de sentido distintos: o denotativo, que é o sentido literal da palavra, expressão ou enunciado, e o conotativo, que é o sentido figurado da palavra, expressão ou enunciado. Denotação: é o uso do signo em sentido restrito próprio e dicionarizado, admitindo apenas uma interpretação. Conotação: é o uso do signo em sentido mais rico. Esse conteúdo causou bastantes dúvidas em mim mais a professora explicou com bastante clareza e compreendemos melhor a matéria. Foi um dia muito legal falamos dos meios de comunicações, e todos os alunos se empenharam bastante fazendo desenhos e explicando o motivo dos seus desenhos, a aula foi muito participativa, com o material de língua portuguesa.

                A professora dividiu a classe em três equipes deixou nós a vontade, fomos todos para o pátio da escola debater o assunto que foi dado pela mesma. Foi bastante legal, gostei da aula foi bem explicada respeitou nossas opiniões ajudou aquelas pessoas que não tinha compreendido o assunto, estudamos sobre (nível culto, nível coloquial e nível popular). Utilizar a norma culta da língua portuguesa, por exemplo, não significa comunicar-se de maneira difícil e rebuscada. Embora à língua padrão seja atribuído certo prestigio cultural status social, o uso da linguagem culta está menos relacionado à questão estética e muito mais associado à sua democratização, já que esse é o nível de linguagem ensinado nas escolas, nos manuais didáticos, cartilhas e dicionários das línguas etc. linguagem coloquial é aquela utilizada de maneira mais espontânea corriqueira pelos falantes. Esse nível de linguagem não segue a rigor todas as regras da gramática normativa, pois está mais preocupado com a função da linguagem do que com a forma. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (304 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com