TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Vida Escolar

Por:   •  25/1/2023  •  Trabalho acadêmico  •  903 Palavras (4 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]     

       UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

   

Curso: Pedagogia-Licenciatura vespertino

Disciplina: Fund. E Met. Do Ensino da Linguagem II

Docente: Bárbara  Cortella

Discente: Andreia da Silva Santos

Data:06/05/2022

MEMORIAL SOBRE A MINHA ALFABETIZAÇÃO

Relembrar todo meu processo de alfabetização confesso que não foi uma tarefa fácil, precisei revirar mina caixa das lembranças   de difícil acesso em minha memória.  Reviver momentos que foram significativos para minha infância, foi um tanto prazeroso como também de certa forma triste. Confesso que tive que investigar através de contatos para que pudesse contar alguns pontos relevantes da minha trajetória, pois possuo poucas memórias. Algumas consegui lembrar em aulas de algumas disciplinas do curso de Pedagogia. Sou de uma família onde mina avó, mãe e tias exerciam a profissão de professoras, meu pai mal terminou o ensino fundamental. Sou a segunda da família frequentar uma Universidade Federal.

Meu primeiro contato com os livros foi aos cinco anos, lembro que tinha uma coleção de livros de biologia em casa, quando ainda morava com minha mãe. É muito viva essa lembrança em minha memória apesar da poca idade, lembro que eram livros de capa dura da cor vinho, sentava em frente a estante e ficava pegando livros e admirando as imagens, pois ainda não sabia ler passava horas olhando aquelas imagens e viajando, tentando entender.

Recordo-me do meu primeiro dia de aula aos seis anos de idade, chorava muito pois não queria ficar na escola, mas logo adaptei a nova rotina. segundo meu histórico escolar ocorreu no ano de 1990, na cidade de Alto Paraguai-MT, na Escola Estadual de 1° grau Alexandre Gomes da Silva Chaves. Fui matriculada no antigo pré II. Com ajuda da minha mãe consegui entrar em contato com a minha professora que se chamava Joanilce, relatou que usou o método silábico, onde ela mostrava as letras e seus sons para que fosse memorizada e logo depois as combinações desses sons. Lembro também de passeios a chácaras, da cidade para termos contato com a natureza, recordo até de um passeio na famosa cachoeira de nossa cidade.

Seguindo em minhas lembranças, com breves relatos de minha mãe e histórico e e minha ficha individual, pois não me recordo muito desse período, no ano de 1991 na mesma escola comecei a etapa do 1° ano com sete anos. Segundo minha mãe entrei no primeiro ano, já sabendo ler sem parar, todo livro que via queria mostrar que sabia ler. A professora continuava a mesma, Joanilce .e segundo relato dessa professora, era usado a Cartilha Caminho Suave, que era um dos métodos de alfabetização pela imagem da época, também usava Cartilha Pirulito e a cartilha ABC.  Foi um ano de muitos acontecimentos, separação de meus pais, prisão de meu pai, mudança de cidade e a volta para cidade natal. que acredito que me atrapalhou um pouco na caminhada escolar pois de acordo com meu histórico escolar, fui matriculada duas vezes no primeiro ano, então o primeiro ano foi terminado em 1992.

Em 1993, eu e meus irmãos mudamos para Cuiabá com a nossa avó materna que estava em posse de nossa guarda. Fui matriculada por ela na 2º série em uma escola particular cujo o nome era Escola Bom Pastor que ficava no CPA II. Amava essa escola, lembro-me que a escola era evangélica, todos os dias antes da aula, os alunos eram reunidos no pátio para orar e cantar corinhos e logo após para sala de aula. Lembro-me que comecei a estudar as matérias separadamente, amava a matéria de ciências cujo o nome da professora era Benedita, ela elogiava muito as atividades feitas com recadinhos carinhosos no caderno. Também me recordo da matéria de inglês que o professor Adolfo que também era o Pastor da Igreja onde funcionava a escola, premiava os alunos sempre que acertavam as atividades. A escola tinha um parquinho onde podíamos brincar a hora do recreio. Apesar de ser uma aluna muito quieta e tímida me divertia sozinha. Me recordo também que nessa escola, uma vez ao mês as crianças eram reunidas no templo da igreja e apresentavam os corinhos tocando alguns instrumentos, mesmo que não fosse com perfeição. Acredito que era um incentivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (325 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com