TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MEMORIAL DO PROCESSO DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA

Por:   •  9/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.170 Palavras (5 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 3][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA

SELMA REGINA BARROZO

MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

[pic 4]

Cuiabá/MT

2015

SELMA rEGINA BARROZO[pic 5]

 MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Tópicos Especiais em Planejamento Governamental, Gestão de Custos no Setor Público, Contabilidade Pública e Finanças e Auditoria no Setor Público.

Prof. Isis Vicente, Valdecir Araujo, Carla patrícia                            Ramos, Alessandra  Petrechi de Oliveira e Maria Angela Santini.

Cuiabá/MT

2015

[pic 6]

SUMÁRIO[pic 7][pic 8]

INTRODUÇÃO        03

MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES        04

CONCLUSÃO        06

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        07

INTRODUÇÃO

No contexto da administração pública brasileira, verifica-se que desde 1930 o planejamento tem sido utilizado para alavancar o desenvolvimento nacional. No entanto, as experiências relacionadas ao planejamento, somente ganharam força no quadro nacional, a partir dos anos 1950, em decorrência da exigência de transição dos ultrapassado modelo burocrático para o modelo gerencial.

As demandas pela solução de proplemas sociais já antigos, como a necessidade do acesso à saúde, educação, segurança, saneamento, passou a exigir das organizações, uma nova postura, no sentido de encontrar respostas satisfatórias e que atendam efetivamente os interesses sociais.

O modelo atual de gestão possui base no planejamento, que se apresenta como uma ferramenta capaz de antecipar situações, dar-lhe soluções plausíveis e garantir os resultados almejados pela organização.

A complexidade das demandas sociais propostas às instituções, sobremaneira, às instituições públicas, apesar da possibilidade de aplicabilidade do planejamento em qualquer instituição, pública ou privada, foi fator determinante para a revisão das antigas práticas de gestão em todos seus âmbitos.

MEMORIAL DO PROCESSO DE GESTÃO NAS ORGANIZAÇÕES

As organizações são formadas por uma gama de elementos, a saber, recursos humanos, recursos financeiros, sistemas informatizados, equipamentos, instalações) interrelacionados para a consecução de um único objetivo.

O sucesso da organização na obtenção de seus objetivos requer que as atividades sejam compreendidas e direcionadas a partir de uma visão sistemática da própria organização, ou seja, as ações da organização devem ser planejadas, para que os objetivos sejam alcançados com melhor custo/benefício.

As organizações estão vivenciando uma experiência inédita, graças aos acontecimentos históricos da era pós-moderna: as mudanças drásticas nas áreas econômica, tecnológica e de mercado – principlamente na última – têm exigido dos gestores verdadeiros exercícios de criatividade e coragem para enfrentar mudanças de uma magnitude e a uma velocidade jamais imaginadas. Nunca foi tão questionada a problemática decisória entre estrutura e estratégia no tocante à prioridade. (MARRAS, 2011, p.17).

A base dos atuais modelos de gestão encontram escopo no planejamento estratégico, isso porque, as organizações possuem um grande número de tarefas a serem cumpridas, uma grande variedade de atividades e uma complexidade de serviços a serem prestados, assim, o planejamento tornou-se ferramenta vital para o estado moderno, na medida em que este representa uma ferramenta capaz de fazer com que o objetivo traçado seja alcançado do modo mais economico possível, premissas da eficácia e eficiência presentes na administração pública.

Há uma grande viabilidade da implementação dos novos modelos de gestão nas organizações, porque, segundo MATIAS- PEREIRA (2012, p.131) “planejar, significa promover transparência e consistência à própria ação, fixando metas e prazos para a orientação, e prever meios necessários para alcançá-las”.

Os resultados do planejamento buscam de maneira sistemática responder as indagações sobre o que fazer , quando e como deve ser feito, conferindo assim, a previsibilidade e a exiguidade, bem como a continuidade do processo com vistas especialmente à gestão orçamentária.

Outro paradgima para uma estratégia competitiva está baseada no forte comprometimento dos colaboradores, porque, muito embora, haja um planejamento bem elaborado dos processos da empresa, haja uma definição clara das metas a seream alcançadas, dos recursos a serem utilizados e ações a serem executadas, todas essas etapas só serão efetivas se houver o envolvimento dos colaboradores, e somente assim, os objetivos serão alcançados.(ALBUQUERQUE, 1999; e LEITE, 2009, P. 27) Sustentam que, “(...) as organizações dependem muito mais da forma como administram sua força de trabalho que da tecnologia, patentes ou posição estratégica”

Pode-se afirmar que, o clima organizacional que envolve situações psicossociais e culturais, atua de forma reflexa no processo de destruição criativa e reconstrução de situações, como barreira ou facilitador do processo, ou seja, se os colaborades estão inseridos em uma cultura organizacional agradável, estarão estimulados e comprometidos com o desenvolvimento das tarefas organizacionais.

O estado é indispensável para o funcianamento da vida em sociedade e continuará sendo o principal agente indutor do desenvolvimento nacional, em função disso, este suporta em sua estrutura as mais complexas demandas por serviços e políticas públicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (145 Kb)   docx (25.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com