TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MONITORIZAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Projeto de pesquisa: MONITORIZAÇÃO E MONITORIZAÇÃO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Este trabalho pretende mostrar a importância do planejamento estratégico no processo de padronização da rede de supermercados Unitudo. Sendo importante ressaltar que a Unitudo enfrenta conflitos que estão relacionados à aceitação das novas normas. Via de regra, o licenciado, em vez de seguir o manual de padronização, simplesmente prefere continuar a agir como se não pertencesse a um grupo, atuando como antes, de modo independente; a exemplo disso, podemos enumerar várias situações relativas à padronização visual, por exemplo, a colocação do nome de origem do estabelecimento em destaque na fachada, desconsiderando a nova regra, que prevê o destaque para o nome da rede; a utilização de preçários não padronizados, bem como situações que se referem à estratégia de operação, como a ausência de pontas de gôndolas, negociadas com fornecedores, que gera a perda de confiança entre as partes, o descaso com o correto manejo do hortifrúti, acarretando quebras desnecessárias, a falta de atenção com o treinamento de pessoal, que provoca um atendimento fora do padrão exigido pela rede.

Nesse sentido o objetivo geral deste trabalho é propor e aplicar um processo simplificado de controle e avaliação do planejamento estratégico da Unitudo, visando uniformizar os procedimentos das tarefas de todos os setores envolvidos. Em consequência disto espera-se reduzir a insatisfação dos colaboradores e de todas as partes envolvidas visando o aumento nos custos da Unitudo. Para alcançar este objetivo, é necessário padronizar a rotina de trabalho, treinar e conscientizar todo pessoal de forma adequada na realização das tarefas e verificar a necessidade de qualificação de pessoal. É preciso lembrar que culturas onde existem muitas resistências as mudanças necessitam de ações claras que ensinem as pessoas a fazerem melhorias criando um ambiente melhor.

CONTROLE E MONITORAMENTO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Com os conflitos existentes na rede de supermercados Unitudo é possível perceber a necessidade de mudança, pois não existe uma sincronia. Resultado disto foi que 80% das lojas encontravam-se fora do padrão estabelecido. Esse cenário era preocupante, tendo em vista que até mesmo lojas pertencentes a membros da diretoria da Unitudo continuavam a operar de maneira inadequada, sem padronização.

A busca pela qualidade na execução das tarefas nos estabelecimentos somente será possível com a utilização de rotina diária de trabalho e qualificação adequada de pessoal. Uniformizar o procedimento de trabalho das equipes assumindo um papel principal no trabalho das lojas sendo que a participação da equipe precisa ser objetiva no processo de padronização.

Iniciar o processo de padronização da Unitudo implica em identificar alguns fatores que esclarecerão as mudanças de procedimentos:

 Identificar necessidades – Definir as prioridades da rede de supermercados; qualificação através de treinamento de todos os colaboradores envolvidos.

 Identificar objetivos claros e alcançáveis - Ser mais objetivos nas informações, principalmente sobre as mudanças de normas. É preciso deixar claro o que é esperado. Muitas coisas que faziam parte de uma cultura antiga são difíceis de serem mudadas sem informações claras e precisas. Se isso não acontece às pessoas envolvidas na organização podem entender as mudanças somente pelo que elas representam como instrumento de punição e passam a usar a desvalorização do outro como seu fator de crescimento profissional. Gerando então, um ciclo vicioso de intrigas e desmotivação. O projeto somente poderá existir e contar com a colaboração de todos quando estas dificuldades forem vencidas.

 Balancear as demandas conflitantes de qualidade, tempo e de mudanças repentinas de direcionamento devido muitas vezes à interferência política e de motivação do pessoal.

 Adaptação de todo projeto as preocupações e expectativas de todas as partes interessadas.

Figura 1: Ações Necessárias para a Padronização

Para conseguir sucesso no Planejamento de Padronização é necessário analisarmos as causas do problema e para isso precisamos levar em consideração os fatos. A solução de um problema começa com a identificação do problema, analisar suas características e definir as ações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com