TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O COMPROMETIMENTO DAS EQUIPES DE TRABALHO

Por:   •  30/3/2020  •  Resenha  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e é preciso que as empresas trabalhem formas de retenção de seus funcionários, identificando dentro da organização os problemas ou pontos específicos que causam desconforto ao mesmo para que possa ser dada a tratativa adequada.

Para isto, a melhor ferramenta de Gestão Estratégicas é a Pesquisa de Clima Organizacional, que molda as atitudes e comportamentos dos colaboradores, realiza uma análise interna de seu ambiente e acompanha o estado de motivação / satisfação de seus funcionários, e também influencia na forma da empresa em se relacionar com estes.

Dia após dia, as empresas vêm sendo cada vez mais cobradas para entregar produtos e serviços de qualidade, e para que possam chegar a esta equação estas dependem de funcionários motivados, que entreguem seus resultados e que estejam alinhados com os valores da organização. A Pesquisa de Clima Organizacional irá mapear o ambiente interno da empresa e atacar os pontos de fragilidade, afim de melhorar o ambiente de trabalho, e consequentemente aumentar a satisfação dos colaboradores, dos clientes e a geração de lucros.

A Pesquisa de Clima Organizacional realizada na devida empresa tem por objetivo analisar o ambiente de trabalho e identificar quais são os principais aspectos negativos e/ou positivos que influenciam no dia a dia de seus colaboradores, buscando soluções para as dificuldades encontradas e fortalecendo os pontos positivos já existentes, sendo assim, pode-se dizer que, tal pesquisa a ser realizada visa: identificar os problemas de relacionamento existentes entre chefias e equipes; identificar a insatisfação por parte dos colaboradores; a necessidade de treinamento; quais os processos que sobrecarregam as equipes; entre outros.

A Pesquisa de Clima Organizacional busca também, criar estratégias que motivem seus funcionarios; maximizar a relação empresa/colaborador; promover o crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores; oferecer condições de trabalho adequadas e um ótimo ambiente de trabalho.

A esse respeito vale ressaltar que, um bom ambiente de trabalho é um fator primordial para o bom desempenho profissional, pois, o colaborador motivado busca cada vez mais realizar grandes feitos dentro da empresa em que atua.

Por isso aplica-se a Pesquisa de Clima Organizacional, pois, é através dela que a empresa poderá identificar como os funcionários se sentem em relação a empresa, ao seu líder direto, ao ambiente de trabalho e, assim, alcançar resultados satisfatórios dentro daquilo que foi investigado e analisado na organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com