TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro Ambiente Político Restaurantes

Por:   •  5/11/2022  •  Monografia  •  515 Palavras (3 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 3

MACROAMBIENTE POLÍTICO

A indústria alimentícia no Brasil existe uma complexa fiscalização por órgãos diversos, e que possuem finalidades diferentes, é realizado um diagnóstico por esses mesmos órgãos que é composto por regras, regulamentos gerais e obrigações especificas legais que vão muito além impostos, taxas e tributações.Eles são necessários para garantir a saúde da população mantendo a qualidade dos alimentos e serviços oferecidos preservando uma boa qualidade nos restaurantes. Atualmente essas medidas são classificadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde), uma das mais atualizados do mundo.

ANVISA 

Agência Nacional de Vigilância Sanitária cobra normas que garantem a saúde dos consumidores que frequentam esses restaurantes para que detenham do mínimo de qualidade. É necessário que o estabelecimento siga o regulamento certificando da higienização de todas as áreas do local da cozinha ao salão contado com os alimentos, utensílios e tudo que estiver no restaurante. Além que ANVISA também fiscaliza questões burocráticas analisando CNPJ e alvarás, documentos em dia indicam que o proprietário preza pelas boas práticas.

ISO 22000

A ISSO 22000 é a melhor forma de garantir qualidade nos alimentos, ela baseada em padrões internacionais as normas que define os requisitos de um sistema de gestão de segurança de alimentos tanto de indústrias quanto de comercializadores. São regulamentos efetivamente globais adequado a todos os negócios da cadeia alimentar. As normas combinam elementos essências e geralmente reconhecidos para garantir segurança alimentar.

MAPA 

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento é responsável pela gestão de das políticas públicas de incentivo à agropecuária e promoção do agronegócio. Tem como competência a inspeção de alimentos de origem animal, bebidas em geral e vegetais. Reunindo as atividades de fornecimento de bens e serviços à agricultura, produção agropecuária, processamento, transformação e distribuição de produtos de origem agropecuária até o consumidor final.

INMETRO

Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia que regula produtos e serviços com foco na segurança, proteção do meio ambiente, saúde humana e prevenção de práticas enganosas de comércios. Por ele é estabelecido padrões de pesos e medidas de alimentos, que regula as informações de volume, massa e comprimento dos rótulos das embalagens.

          ABRASEL

A associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial que tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no país.Ele abrange ainda os campos mais vulneráveis e destacam a implementação das Boas Práticas para fabricação e manipulação dos alimentos e o combate à exploração sexual infanto-juvenil.

ABIA

Sua sigla tem como significado Associação Brasileira da Indústria de Alimentos, sua missão é promover o desenvolvimento sustentável da indústria brasileira de alimentos, por meio do diálogo, ciência e inovação sendo a maior de seu setor, tendo como valores trabalho o respeito, a responsabilidade socioambiental, a integridade, a competência técnica, o diálogo, a transparência e o entusiasmo.

SINDRESBAR

Sindicato dos Restaurantes e Bares atua continuamente na defesa dos interesses das empresas da categoria através de negociações coletivas e atividades junto a órgãos públicos e privados. A sua contribuição é muito importante para o avanço e custeio do trabalho realizado pelo seu Sindicato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (213.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com