TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro Economia

Por:   •  22/2/2016  •  Resenha  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

CEDERJ – UFF

MATERIA: Economia Brasileira        

ALUNO: CHRISTIANO SILVA DE OLIVEIRA

MATRICULA 13213110247

O texto organizado de José Luis Oreiro intitulado “Desindustrialização: conceituação, causas, efeitos e o caso brasileiro” se “debruça” para explicar o fenômeno da desindustrialização no Brasil e o seu impacto na economia. Além de apresentar as causas da desindustrialização.

O texto em princípio faz uma pequena introdução aportando as visões dos Keynesiano Desenvolvimentistas que a desindustrialização ocorridas nos últimos anos é conseqüência direta do câmbio apreciado, e a visão dos economistas ortodoxos, neo-liberais, que afirmam que esse processo do câmbio apreciado ajuda a desenvolver a indústria

Sobre o conceito de desindustrialização o texto deve ser taxada de acordo com o nível emprego da indústria em relação ao emprego total e a participação industrial no PIB, ou seja, um conceito de desindustrialização está diretamente ligado com a importância desta área da economia ser fonte geradora da economia. Outro conceito de desindustrialização e a reprimarização da exportação onde o câmbio apreciado faz com que países com grandes recursos naturais permitam as exportações de commódities em detrimento da industrialização.

Em relação a causa das desindustrialização está o texto menciona fatores internos e externos. Como fator interno aponta o crescimento do setor de serviços como fator determinante da desindustrialização. O crescimento do setor terciário e reconhecido pelos economistas ortodoxos como uma tendência natural da economia a tal ponto que a desindustrialização não é fator importante para a aceleração ou desaceleração da economia. Em contrapartida os economistas heterodoxos afirmam que o crescimento da economia tem uma relação direta com a indústria, pois a desindustrialização traz impactos negativos a longo-prazo.

Uma definição para desindustrialização da usada aqui no texto é a “doença holandesa. Essa expressão teve origem na década de 60 onde à valorização do gás natural dos países baixos aumentou as receitas do país e a valorização cambial derrubou as exportações dos demais produtos.

Partindo dessa definição o texto afirma que a desindustrialização do Brasil está totalmente amarrado a apreciação cambial, a reprimarização das exportações e conseqüentemente fruto da doença holandesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com