TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Macro economia

Por:   •  26/4/2016  •  Monografia  •  3.657 Palavras (15 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        PLANEJAMENTO DO EVENTO        

3        MACRO E MICROECONOMIA        

3.1        SUPER MENDES SMART SUPERMERCADOS        

3.2        ESTRATÉGIAS        

3.3        FORNECEDORES        

4        MÉTODOS QUANTITATIVOS        

4.1.1        Gráfico        

5        ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE.        

6        CONCLUÇÃO        

7        CONSIDERAÇÕES FINAIS        

8        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE – ENTREVISTA        



  1. INTRODUÇÃO

Fatores como crescimento da massa salarial, aumento da renda que consequentemente leva ao crescimento do consumo, as criações de novas vagas de emprego e as políticas de valorização do salário mínimo contribuíram diretamente para os bons resultados obtidas pelo segmento supermercadista.

Nos últimos anos, tem-se observado, no Brasil, um forte processo de fusão do segmento supermercadista. Esse movimento tem com resultante uma elevada concentração, ou seja, três ou quatro grandes redes que concentram mais de 40% do faturamento do setor supermercadista. Além disso, confere a essas redes um poder extraordinário frente à indústria, por exemplo. Visando subsidiar a ação sindical junto às empresas deste segmento, o Sindicato dos Comerciários de São Paulo solicitou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos- DIEESE, a realização deste estudo que tem como objetivo traçar um panorama um perfil da atividade, do comportamento do emprego e do rendimento nas empresas no segmento. Além disto, visa também apresentar um breve perfil dos empregados com carteira assinada neste setor.

Neste trabalho falaremos de uma rede supermercadista em expansão o SMART SUPERMERCADOS bem como de sua parte de sua estrutura, e também dos problemas comuns a todas grandes empresas.


  1. PLANEJAMENTO DO EVENTO

O este trabalho apresenta o relato de visita à empresa, Super Mendes Smart Supermercados, situada na Francisco Mariano, s/n, centro, no município de São Geraldo do Baixio/MG, realizada pelos alunos do primeiro semestre do Curso de Administração da UNOPAR – UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ.
        No intuito de aliar a teoria à prática, os professores das disciplinas: Microeconomia e Macroeconomia; Ética; Política e Sociedade; e Métodos Quantitativos, apresentaram como proposta de estudo aos alunos do segundo semestre do Curso de Administração da UNOPAR, uma visita técnica, onde observariam o funcionamento de uma empresa, destacando diferentes aspectos que dão sustentação ao funcionamento da mesma, principalmente, os fundamentos teóricos que são basilares para a atuação no mercado local.
        A decisão dos professores em integrar as disciplinas facilitou a interação e permitiu que os diferentes conteúdos fossem evidenciados, reconhecendo-se a contribuição destes, no sentido de dar clareza na interpretação da realidade local. A visualização de situações específicas possibilitou novas aprendizagens, despertando o compromisso de agir com responsabilidade, no enfrentamento das situações-problema que permite a tomada de decisões relevantes ao processo administrativo, a fim de saná-las e produzir melhores resultados.
        O grupo de estudo foi formado por quatro alunos, estabelecendo-se como primeira tarefa, a realização deste planejamento para viabilizar o levantamento de dados e possibilitar a percepção dos aspectos sugeridos na proposta de trabalho, ficando assim definido:

Atividade: Visita técnica à Empresa a ser visitada: Super Mendes Smart Supermercados; Ramo de atividade: Comercio Varejista de Produtos Alimentícios.


Data da visita: 25 e 26/10/2015;


Tempo previsto para a realização das visitas: 2 horas (turno matutino).


Objetivo: Visitar uma empresa em atividade no mercado, estabelecendo relações entre o conhecimento acadêmico e a constatação da realidade, para adquirir formação mais abrangente como profissional de administração.


Objetivo Especifico: 

        Verificar aspectos teóricos que direcionam as ações da empresa no cotidiano; Conhecer os seus processos de trabalho; Conversar com os profissionais para entender como se dão as relações no âmbito de trabalho;



Estratégias: 
        Fazer contato com a empresa para agendar a visita, especificando, data e horário, e definindo qual funcionário receberá o grupo; Realizar pesquisa bibliográfica para estudos que permitam a segurança nos diálogos durante a visita;



Recursos didáticos:


Subsídios da fundamentação teórica objeto do POCC para consultas durante a visita; Visita aos setores e conversas com seus representantes para identificação de aspectos destacados na proposta de trabalho; Entrevista com o gerente responsável pela empresa em geral, para perceber a forma como as empresas se projetam no mercado, suas políticas internas, princípios e valores que as sustentam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (236.8 Kb)   docx (36.6 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com