TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marco Histórico da Gestão Ambiental

Por:   •  3/12/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  815 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4
  1. Marco Histórico da Gestão Ambiental

  • 6000 A.C

Hodiernamente, contém evidências encontradas no centro do Jordão dado que, informa que é uns dos motivos que originou a gestão ambiental, cuja sua idade é 6000 anos antes de cristo. E nessa época, as plantações eram oriundas no que diz a respeito de sua principal fonte de troca de bens entre povos. Neste contexto, havia uma grande concentração de comunidades indígenas que abandonavam suas aldeias porque a erosão do solo era causada pelos desmatamentos a qual criava um ambiente inóspito para cultivo de plantações.

  • Década de 1960

Surgiram discursões na década de 1960, que dizia a respeito sobre a possível escassez de matérias primas no futuro mais próximo contudo, desde que o mundo entrasse em detrimento com o modelo sustentável de produção, pois havia altos desmatamentos; explorações agrícolas e outros fatores relacionados a qual foram intensificados após as revoluções industrias que exigiam produções em massas dado que, necessitava de matérias primas encontradas no meio ambiente para a produção do produto final ou serviço das empresas e industrias da época. Em 1962, houve um livro divulgado nos Estados Unidos de Rachel Carson chamado “A primavera Silenciosa (Silent Sprin)”, que disseminava os efeitos negativos dos agrotóxicos injetados no meio ambiente. E neste mesmo trabalho, ela demostrou os efeitos da substância tóxica do agrotóxico chamado “DDT” ou Diclorodifeniltricloroetano, o que foi o primeiro pesticida moderno dado que, foi usado na 2ª Guerra Mundial para combater os mosquitos causadores da malária e dengue. Entretanto, Carson, demostrou que essa substância apesar de ela ser boa em curto prazo, pode causar a longo prazo mal as seres vivos como: redução de mortalidade aos pássaros e também câncer aos seres humanos, entre eles o câncer de mama e até problemas digestivos. Por conseguinte, em 1968, houve uma reunião ocorrida na organização internacional chamada “Clube de Roma”, que antes de tudo, é um grupo que reúne jornalistas; ambientalistas e até políticos que discutem a respeito da economia internacional; ambiental e até política. Ao final da reunião, chegaram ao consenso de que o mundo teria que reduzir a sua produção, para que os recursos naturais e resíduos fossem menos solicitados e também a redução de lixos industriais.

  • Década de 1970

No início desse período fora criado o EPA, “Environmental Protection Agency” ou Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Dado que, é uma agência federal cuja função é proteger a saúde humana e do meio ambiente. E além do mais, em 1972, na 1 conferência Mundial Sobre o Meio ambiente em Estocolmo, Suécia, foi banido doze componentes químicos poluentes e tóxicos para o meio ambiente, antes de tudo, considerado uns dos mais nocivos para a saúde pública através de um tratado chamado Estocolmo. Portanto, foi nesse período e através deste tratado que surgiu o conceito “desenvolvimento sustentável” onde o meio ambiente tornou-se mais presente no meio empresarial, seja por questões normativas ou legais, pressões na sociedade e exigência de muitos consumidores os quais tinham consigo e também hodiernamente, o sentimento de assegurar o meio natural. Ainda neste período, a ONU, “Organização das Nações Unidas”, criou um programa das Nações Unidas para o meio ambiente conhecida como UNEP, também voltada para proteção do meio ambiente e desenvolvimento sustentável inspirando as nações a se desenvolverem sem colocar o ambiente natural em risco.

  • Em 1987

No período de 1987 ocorreu um protocolo de Montreal que é um tratado internacional que visa reduzir a emissão de produtos que causam danos á camada de ozônio até o ano de 2010, e obter a plena recuperação da camada até o ano de 2065, dado que é um acordo bem mais sucedidos que foi aderido por 197 países.

  • Em 1992, Brasil participa da Primeira Conferência Mundial do Meio Ambiente

Em dezembro deste ano, fora criada a Comissão de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, CDS, Afim que fosse assegurado os projetos da UNCED. E neste mesmo ano, foi realizada a conferência Mundial do meio Ambiente no Brasil, entretanto, a nação brasileira sempre participou reuniões e encontros no que dizia a respeito ao meio ambiente de nível internacional. Além disso, o objetivo desta convenção em território brasileiro teve como discursão relatar sobre as biodiversidades e clima das florestas, dado que, conferência que ficou conhecida como “Rio 92”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (106.6 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com