TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing Para Micro e Pequenas Empresas

Por:   •  9/9/2018  •  Artigo  •  3.547 Palavras (15 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 15

                                     [pic 1]

FACULDADE JUSCELINO KUBITSCHECK

MARKETING PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS

ELÓI DUTRA

BRASÍLIA

2016

RESUMO

Este trabalho faz uma abordagem sobre o marketing para as Micro e Pequenas Empresas – MPE's, que são responsáveis pelo desenvolvimento da economia brasileira, sendo as grandes geradoras de renda e empregos no país. A maiorias dos negócios se extinguem nos dois primeiros anos de vida, em decorrência da falta de planejamento, especialmente em marketing. Atualmente, o mercado é altamente competitivo e os clientes são cada vez mais exigentes, desta forma, o marketing pode desempenhar um importante papel, contribuindo para que as empresas que possuem escassez de recursos, utilizem estratégias inovadoras na conquista de mercado. O objetivo geral do trabalho é analisar como as MPE's trabalham o marketing e os itens do composto mercadológico: Produto, Praça, Preço e Promoção

Palavras-chave: Marketing, Micro e Pequena Empresa, Inovação.

  1. INTRODUÇÃO

Com um posicionamento de grande relevância no contexto mundial, o Brasil está entre as maiores economias do mundo. As micro e pequenas empresas dentro deste cenário econômico tem grande participação como geradoras de empregos e renda para a população brasileira.

As Micro e Pequenas Empresas já são as principais fontes de riqueza no comércio no Brasil (53,4% do PIB deste setor). No PIB da indústria, a participação das micro e pequenas (22,5%) já se aproxima das médias empresas (24,5%). E no setor de Serviços, mais de um terço da produção nacional (36,3%) têm origem nos pequenos negócios conforme dados do IBGE em 2014.

A concorrência enfrentada pelas micro e pequenas empresas um fator que dificulta o seu crescimento, pois os investimentos necessários para divulgação de seus produtos suas marcas por conta do seu tamanho tornam-se dispendiosos principalmente em uma economia em retração e com as grandes empresas investindo maciçamente em marketing.

Michael J.Baker (2006) destaca que as micro e pequenas empresas possuem características especiais que as difere não só das grandes empresas, como também de muitas outras organizações e que o planejamento estratégico de marketing para micro e pequenas empresas deve ter foco nos mercados em que atuam.

  1. PROBLEMA

Dificuldades enfrentadas pelas Micro e Pequenas Empresas na divulgação de sua marca, seus produtos e serviços contribuem para alta taxa de fechamento das empresas.

  1. JUSTIFICATIVA

O marketing tem grande importância no plano de crescimento das organizações seja ela de qualquer porte. O mix de marketing é amplamente utilizado por empresas e profissionais na elaboração de estratégia que possam alavancar o negócio da empresa.

É notório que devido ao alto custo na criação de uma campanha de marketing as micro e pequenas empresas não conseguem competir com eficácia no mercado dominado por grandes corporações.

O uso da criatividade pelos empreendedores de pequeno porte poderá trazer resultados satisfatórios na condução e manutenção destas empresas.  “Marketing é o processo pelo qual empresas criam valor para os clientes e constroem fortes relacionamentos com eles para capturar seu valor em troca” (KOTLER, 2006, p. 3).

  1. OBJETIVO

        Elaborar estudo cientifico utilizando as literaturas de Marketing disponíveis como auxílio aos empreendedores de micro e pequenas empresas na divulgação de produtos serviços e capitação de clientes. Definir com base no planejamento estratégico, ações que possam ser utilizadas como ferramentas de desenvolvimento de estratégias de comunicação de divulgação de marketing por todos os seguimentos de Micro e Pequenas Empresas.

  1. METODOLOGIA

        O Estudo caracteriza-se por análise das ferramentas utilizadas na administração para diagnósticos auxiliando no melhor gerenciamento empresarial. Como base para os estudos utilizaremos a ferramenta MASP- Método de análise e solução de problemas, identificaremos como as micro e pequenas empresas estão executando a gestão do negócio. Também usaremos o ciclo PDCA buscando  melhorar o nível de gestão através do controle eficiente de processos e atividades internas e externas, padronizando informações e minimizando as chances de erros na tomada de decisões importantes.

        O mix de marketing também conhecido como 4Ps do marketing que aborda produto, preço, praça e promoção será a base do planejamento estratégico a ser desenvolvido. Pesquisas e questionários serão elaborados com foco na literatura disponível relacionadas a marketing.

         

  1. DESENVOLVIMENTO
  1. 2.1   MARKETING E SEUS CONCEITOS

As empresas devem se adaptar as constantes mudanças do mercado, um bom planejamento de marketing com avaliações torna-se uma importante ferramenta para que as relações com consumidores possam ser duradouras e tragam resultados para os dois lados.

De acordo com Kotler “Marketing é um processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas obtêm aquilo de que necessitam e o que desejam com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com os outros”.

  1.  COMPOSTO MERCADOLÓGICO

A fim de se firmarem como empresas de sucesso em seu campo de atuação, as organizações devem trabalhar de forma integrada os denominados 4P's: produto, preço, praça e promoção, conforme mostra a figura 1.

   

[pic 2]

                          Figura 1 – Composto de marketing

                    Fonte: http://mktbloguff.blogspot.com.br

  1. PRODUTO

O Produto é um importante item do composto de marketing, pois a imagem de uma empresa está diretamente atrelada aos produtos que ela oferece ao mercado.

Os produtos são bens tangíveis ou intangíveis oferecidos por uma empresa a fim de satisfazer as necessidades e desejos dos consumidores, que pagam determinado valor em troca dos benefícios gerados por este bem.

Um produto pode ser ampliado com a finalidade de superar as expectativas dos clientes, agregando valor, tornando-se uma ferramenta de diferenciação frente à concorrência. Uma maneira de ampliação de produtos, é agregar benefícios ao mesmo, como garantias, facilidade de compra, sugestões diferenciadas para sua utilização e agilidade na entrega.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (245.2 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com