TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing de relcionamento e redes sociais

Por:   •  15/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

CENTRO DE ESTUDOS SOCIAS APLICADOS – CESA

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

DISCIPLINA: METODOS E TECNICAS DE PESQUISA

Professora Rosilda Nunes

Tema: Estrutura do Projeto de Pequisa – NPC3 Rascunho

Aluna: Janainne Souza de Freitas

Matrícula: 1329075

FORTALEZA – CE

2018.1

Projeto de Pesquisa – NPC3 Rascunho

Estrutura:

  1. Tema:

Marketing de Relacionamento: As redes sociais como ferramenta de fidelização do cliente.

  1. Delimitação do tema:

Marketing de Relacionamento: As redes sociais como ferramenta de fidelização do cliente – um estudo de caso da Empresa Aline Prado Atelier de Alta Costura.

  1. Problema:

O foco desse estudo é a área de conhecimento do Marketing de Relacionamento e como as redes sociais, como Instagram e WhatsApp, influenciam na fidelização dos clientes da empresa Aline Prado. Esta sendo uma empresa de aluguel de vestidos de festas para eventos sociais, tais quais casamentos, formatura, debutantes etc, onde seu principal produto são os vestidos de noiva.

Sobre a área de conhecimento que é o foco deste estudo, Zoschke e Pereirao(2007, p. 01) conceitua:

O marketing de relacionamento surgiu como ferramenta mercadológica para responder as dificuldades de se aplicar o marketing tradicional ao contexto competitivo atual que estão inseridos os negócios. Atualmente não basta que as organizações satisfaçam as necessidades e desejos dos seus clientes, pois a concorrência pode oferecer um produto similar com um preço mais competitivo ou podem buscar diferenciais no produto fazendo com que os clientes optem por consumir o produto concorrente. O marketing de relacionamento é uma ferramenta de extrema importância para que as empresas possam conhecer cada vez mais seus clientes com o intuito de fidelizá-los.

Diante do exposto, podemos entender que o marketing de relacionamento refere-se a todas as atitudes adotadas pela empresa para se criar e manter um relacionamento positivo e longo com os seus clientes. Confirma-se isto com a definição de Kotler (1998, p. 30) para o Marketing de Relacionamento como a “prática da construção de relações satisfatórias ao longo prazo com partes-chaves – consumidores, fornecedores e distribuidores – para reter sua preferência e negócios ao longo prazo”.

Ao falar de relacionamento com o cliente, remetemos o principio básico de comunicação. Com a globalização e o advento da Internet, visualizamos o uso crescente das redes sociais, onde a comunicação deixou de ser de um para um e virou de muitos para muitos, que segundo IBOPE Média (2010), essa mudança de cenário provocou uma revolução comportamental, e constata que no Brasil as redes sociais são um fenômeno, com 67% dos internautas acessando-as regularmente.

Diante disso, como Vieira e Pelissari (2018, p 121) visualizaram, as empresas podem transformar o marketing de relacionamento em aliado nos ambientes virtuais. Assim, entende-se que, no Marketing de Relacionamento o foco é sempre o cliente, e que as redes sociais aparentam ser uma boa ferramenta na fidelização destes.

A intenção deste trabalho de pesquisa é identificar de que forma as redes sociais podem ser usadas como ferramenta de fidelização do cliente de aluguel de vestidos de festa?

  1. Objetivos:
  1. Geral:
  • O objetivo desse trabalho é investigar o Marketing de relacionamento como ferramenta de fidelização dos clientes, analisar se as redes sociais podem ser utilizadas para este fim, e especificamente quais são essas redes sociais.
  1. Específicos:
  1. Teóricos:
  • Levantar as abordagens teóricas sobre Marketing de Relacionamento, Redes Sociais e Ferramentas de Fidelização do cliente;
  1. Empíricos:
  • Identificar no Marketing de Relacionamento os instrumentos eficazes para fidelização de clientes;
  • Pesquisar de quais maneiras as redes sociais, Instagram e WhatsApp, podem tornar os clientes fieis ao negócio.
  1. Justificativa:

Como nos mostrou Bogmann (2000), pode-se afirmar que o marketing de relacionamento é fundamental para chegar à liderança de mercado, para melhor aceitação de novos produtos e serviços, e conseqüentemente para a fidelização do consumidor. Assim, destaca-se que a criação de relações duradouras e concretas com o cliente é uma tarefa difícil e complicada de se manter. Nesse contexto, o autor afirma que diante de tantas opções no mercado, a única maneira de fidelização do cliente é através de uma relação pessoal para conhecer melhor os seus desejos e necessidades.

Segundo Bustamante e Barreto (2013) as redes sociais são ferramentas tecnológicas das mídias sociais que servem como importante ferramenta do marketing de relacionamento. Elas são aplicativos que permitem aos seus membros de se conectarem através dos seus perfis pessoais, onde criam um relacionamento de confiança entre si, que resulta em um grande impacto nos negócios das empresas; pois a maioria dos seus usuários antes de tomar qualquer decisão vai às redes sociais procurar informações que já foram compartilhadas na web a respeito de algo que lhe interessa. Desta forma, entende-se o quanto é importante que as empresas fiquem atentas ao que é circulado nas redes sociais a respeito de si próprias, e aproveitá-las como meio de comunicação para monitorar e responder rapidamente o consumidor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (105.7 Kb)   docx (60.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com