TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marketing digital

Por:   •  20/11/2015  •  Artigo  •  3.704 Palavras (15 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 15

COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM UMA LOJA DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Fernanda Ferreira Praça Mourão

Acadêmica do 6º período do curso de Administração do UNIFOR-MG

fepmourao@hotmail.com

Tyago Pautilho Pimenta

Acadêmico do 6º período do curso de Administração do UNIFOR-MG

tyagopimenta2@hotmail.com

Taynara Karla Pimenta

Acadêmica do 6º período do curso de Administração do UNIFOR-MG

taypimenta@icloud.com.br

Isaac D’Leon de Almeida

Mestrando em linguística pela UNIFRAN-SP

Docente do curso de Administração e Marketing do UNIFOR-MG

isaac@uniformg.edu.br

RESUMO

O objetivo deste trabalho foi identificar o comportamento do consumidor de uma Loja de Material de Construção, localizada na cidade de Formiga, mediante a comprar pelo mercado eletrônico ou preferem o método tradicional com vendas no balcão, para situar o comportamento da empresa diante a este novo cenário.

Em mercados cada vez mais competitivos, as empresas precisam integrar o comércio eletrônico em suas operações para reforçar sua marca, melhorar o relacionamento com o cliente, além de aumentar e melhorar o banco de dados, bem como transmitir confiança ao seu cliente. Hoje em dia, diante da crescente busca do consumidor por novidades e por comodidade, além, é claro, da maior exigência pela qualidade, o comércio eletrônico substituirá as vendas de balcão? A elaboração deste trabalho teve como motivação a necessidade de discutir o novo comportamento dos consumidores e como muitas empresas, ainda hoje, precisam se adaptar a esse novo mercado de consumo que está em grande crescimento. Este estudo é de relevância para o mercado, pois, visa a demonstrar que as empresas devem se desenvolver no mundo virtual com qualidade e diferenciação.

Palavras chave: Comercio Eletrônico - Internet - Marketing

ABSTRACT

The objective of this study was to identify consumer behavior of a shop Construction Material, located in Formiga, by buying the electronic market or prefer the traditional method with sales counter, to locate the company's behavior on this new scenario.

In increasingly competitive markets, companies need to integrate e-commerce into their operations to reinforce your brand, improve customer relationships, and increase and improve the database, as well as to reassure your customer. Today, in the face of growing consumer novelty seeking and convenience, plus, of course, the greater demand for quality, electronic commerce will replace counter sales? The preparation of this work was motivated the need to discuss the new consumer behavior and how many companies today still need to adapt to this new consumer market that is booming. This study is of relevance to the market, therefore, it aims to demonstrate that companies should develop in the virtual world with quality and differentiation.

Keywords: Electronic Commerce - Internet - Marketing

  1. INTRODUÇÃO

Empresas de comércio eletrônico necessitam aprimorar seus serviços e buscar a fidelidade de seus clientes. Atualmente a vantagem competitiva reside em uma forte relação da empresa com seus clientes. Para atingir este objetivo, entre os principais fatores, está o desenvolvimento de sites. Hoje em dia, e comum uma reclamação ou um elogio cair na “rede” e ser visto por milhares ou ate milhões de pessoas, pois qualquer um com um celular inteligente ou um computador pode, em questão de segundos, causar danos permanentes a uma marca. Mas não e só o cliente contrariado que podem usar tecnologias prontamente disponíveis e hiper conectadas para causar impacto, funcionários da organização também. Por mais convidativo e atraente que o site seja, se o cliente não acha o que deseja, ele não compra. Pode-se dizer no comércio eletrônico seria a facilidade encontrada pelos usuários para navegar através do site, localizar informações, executar uma compra e buscar ajuda, quando necessário. O comércio eletrônico é uma realidade inegável e não veio para acabar com o varejo tradicional e, sim, para complementá-lo. No entanto, apesar do crescimento das lojas virtuais, a compra de um produto pela Internet ainda não é fácil para a maioria das pessoas, ainda existem diversos problemas de interação entre compradores e vendedores. Empresas estão perdendo quantidades inacreditáveis de dinheiro, a partir do momento que gastam milhões atraindo consumidores a seus sites, mas, uma vez lá, os visitantes os consideram extremamente difíceis de usar e não concluem a compra. Em conseqüência disso, companhias perdem oportunidades de vendas, relacionamento com o cliente e uma propaganda boca a boca positiva.

Diante do cenário atual onde se conquista por cada fatia do mercado, as empresas estão cada vez mais utilizando diversos canais de distribuição para alcançar seus clientes de forma conveniente. Um canal importantíssimo de vendas é o comércio eletrônico que continua crescendo, elevando a sua participação no faturamento das empresas.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

  1. Marketing

A tipologia de marketing está na orientação de administração que visa proporcionar a satisfação do cliente e bem-estar do consumidor a longo prazo, como forma de satisfazer os objetivos e as responsabilidades da organização. (KOTLER, 1998)

O Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, a comunicação e a entrega de valor para clientes e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que beneficie a organização e seu público interessado. (American Marketing Association – AMA, 2008, apud KOTLER, 1998)

De acordo com Samara (2002) o conceito de marketing é o conjunto de atividades humanas que buscam atender aos desejos e as necessidades dos consumidores por meio de um processo de troca, usando ferramentas como promoção de vendas, propaganda, pesquisa de marketing, logística, entre outras, tudo com muita criatividade, imaginação e emoção. Afirma-se que os profissionais de marketing utilizam conceito de demais matérias como matemática, psicologia, sociologia e pesquisas científicas para uma melhor compreensão deste estudo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (337.8 Kb)   docx (170.9 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com