TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Marshall

Por:   •  15/11/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 9

A Escola Neoclássica

Alfred Marshall (1842 - 1924)

O inglês Alfred Marshall, segundo filho (entre cinco) de William Marshall (clérigo da Igreja Anglicana) e de Rebecca Marshall[1], cujo genitor, autoritário e controlador, possuindo a autoria de um tratado denominado Os Direitos dos Homens e os Deveres das Mulheres (em tradução livre), recebera educação familiar razoavelmente rígida, afastando o jovem Alfred de atividades como o xadrez e mesmo a Matemática, que contribuiria à futura carreira seguida por Alfred, quando o próprio William aguardaria que seu filho seguisse a carreira como clérigo.

Oriundo de família não abastada, ao recusar uma bolsa de estudos em Oxford - que inevitavelmente o encaminharia à função religiosa -, recebera auxílio de um tio abastado, dedicando-se ao estudo da Matemática, Física e, a posteriori, à Economia, em Cambridge.

Alfred Marshall era extremamente crítico frente a qualidade de seus seus trabalhos, mesmo as ideais constantes em sua maior obra - Princípios da Economia - não apenas foram publicadas uma década após seu desenvolvimento (1890) como sofrera pelo próprio autor diversas edições repletas de hesitações, qualificações e exceções, prejudicando a compreensão e acesso aos princípios na obra descritos - e que influenciava seus conteporâneos. Outro exemplo sobre o excesso de zelo profissional decorreu de seu  Indústria e Comércio que esteve engavetado por 15 anos antes de ser publicado e, quando finalmente fora lançado, seus conceitos pareciam comuns a todos.

Metodologia

Embora fizesse uso da Matemática, Marshall tinha esta ciência como um meio para se ajustar à realidade de aplicação do conceito, ao invés de limitar-se a teoremas que lidem com hipóteses econômicas. Em outras palavras, dentre diversas de suas orientações para o uso da Matemática, tinha por princípio utilizá-la como um idioma taquigráfico, ao invés de um mecanismo de investigação. Outro de seus princípios sobre o uso da Matemática implica em [ilustrar] com exemplos que sejam importantes para a vivência real.

A economia neoclássica consistiu, por Marshall, a melhor combinação entre a economia clássica com o pensamento marginalista, onde muitas de suas anotações em rodapés e apêndices continham dicas sobre ideias de conhecimento do autor, contudo, foram executadas por outros autores com ainda mais informações.

Considerando que a Economia Política (termo utilizado pela primeira vez em 1615 pelo francês Antonie de Montchrétien) nada mais é senão a interdipliscinaridade entre a economia propriamente dita e as demais ciências que lhe cercam (embora contumazmente "ignoradas" por alguns economistas no fim do século XIX), como a Ciência Política, o Direito, a Sociologia (anos após quando firmou-se como ciência), bem como o fato de que Marshall não se abstinha dos fenômenos sociais para analisar as movimentações econômicas, o autor assim definia sua matéria:

A economia política ou economia é o estudo da humanidade na atividade comum da vida; ela examina a parte da ação individual e social que está mais intimamente ligada aos resultados e ao uso dos requisitos materiais do bem-estar. (Marshall, Principles of economics. 8. ed. Londres: Macmillan, 1920. p. 1)

De forma bastante sintética, Marshall atribuía aos economistas a mesma função dos demais cientistas: a análise dos fatos em busca da verdade concreta, considerando a coleta, organização interpretação e conclusão destes, considerando a causalidade existente entre as relações de causa e efeito.

A compreensão de Marshall sobre a co-relação entre oferta, demanda e preço - e a respectiva interferência social sobre a economia, mesmo voluntária - induziu alguma reforma no pensamento econômico então vigente, qual seja, o laissez-faire.

Sob esta concepção, voltando-se à microeconomia, Marshall acabou por ignorar a questão dos ciclos econômicos, já que seus estudos voltaram-se à análise sobre comportamentos individuais e de pequenas empresas representativas.

Sobre utilidade e demanda: utilidade marginal

A utilidade marginal de algo para uma pessoa diminui a cada aumento no total daquilo que ela já utiliza desse item.

O conceito acima indica que Marshall posicionara-se no sentido de que a demanda baseia-se na lei de utilidade marginal decrescente, contudo, acrescentara dois conceitos importantes sobre o tema:

A) A preocupação com um momento no tempo, ao considerar que "um intervalo de tempo" é deveras curto para se considerar alguma mudança no caráter de uma pessoa e em seus respectivos gostos.

Uma pequena quantidade de uma mercadoria pode ser insuficiente para atender a uma necessidade especial e, portanto, haverá um aumento mais que proporcional do prazer quando o consumidor obtiver o suficiente dessa mercadoria que lhe permita atingir o fim desejado.

B) Neste diapasão, Marshall não ignorou o aspecto dos bens considerados indivisíveis, onde a obtenção de mais algumas unidades de um bem para a concretização de um trabalho ou utilidade proporcionará muito mais prazer que em sua quantidade reduzida.

Em sentido contrário aos marginalistas (que consideram que a utilidade dependia da quantidade de dinheiro em que o indivíduo estivesse disposto a alocar sobre um bem em prejuízo de outro), Marshall entendia que o fato do indivíduo se dispor a pagar mais por determinado bem em detrimento de outro concluía-se que este mesmo bem era mais útil ao consumidor concernente ao bem preterido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (226.8 Kb)   docx (46.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com