TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente

Por:   •  26/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.635 Palavras (7 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 7

Nome da instituicao

Nome do aluno

6° Período- ADM

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Cidade

2016

Nome da instituição

Nome do aluno

6° Período- ADM

ASPECTOS E IMPACTOS AMBIENTAIS

Avaliação apresentada ao curso de Administração da Faculdade tal na disciplina Gestão Ambiental

Turma: ADM 6° Período

Professor:

Cidade

2016

Sumario

Introdução.................................................................................................................04

Conceito....................................................................................................................05

  1. Tipos de aspectos e impactos......................................................................06
  1. Principais consequências para o meio ambiente......................06
  2.  Principais consequências para a sociedade............................07
  3.  Principais consequências para as organizações.....................08

2. Ações das organizações para mitigar impactos ambientais...........................08

3.Tendencias do mercado em relação aos aspectos e impactos ambientais…09

4. Conclusão.............................................................................................................10

Introdução

A gestão ambiental, sob a ótica da administração das atividades econômicas e sociais, de forma a utilizar de maneira racional os recursos naturais, passou a ser indispensável em qualquer tipo e porte de organização. A variável ambiental introduzida no planejamento empresarial, por meio da prática da gestão ambiental, permite a redução de custos através da diminuição do desperdício de matérias primas e de recursos, representando ganhos para a empresa. A fim de um aprofundamento na área está proposto falar dos aspectos e impactos ambientais.

Conceito

A avaliação das consequências ou interações das atividades de determinada empresa ou indústria sobre o meio ambiente é uma forma de evitar que acidentes ambientais ocorram e de se buscar a melhoria do processo de forma a minimizar os impactos sobre o meio ambiente, além de constituir um item fundamental para as empresas que buscam a certificação da série ISO14001 para seu sistema de gestão ambiental. Para que tal avaliação ocorra é necessário fazer um levantamento do que chamamos de aspectos e impactos ambientais.

O aspecto é definido pela NBR ISO14001 como elementos das atividades, produtos e serviços de uma organização que podem interagir com o meio ambiente. O aspecto tanto pode ser uma máquina ou equipamento como uma atividade executada por ela ou por alguém que produzam (ou possam produzir) algum efeito sobre o meio ambiente. Chamamos de “aspecto ambiental significativo” àquele aspecto que tem um impacto ambiental significativo.

O impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam a saúde, a segurança e o bem-estar da população, as atividades sociais e econômicas, as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente a qualidade dos recursos ambientais. Resumindo, impactos ambientais podem ser definidos como qualquer alteração (efeito) causada (ou que pode ser causada) no meio ambiente pelas atividades da empresa quer seja esta alteração benéfica ou não.

Esta definição também é trazida na NBR ISO14001 (requisito 3.4.1), onde o impacto ambiental é definido como: “qualquer modificação do meio ambiente, adversa ou benéfica, que resulte no todo ou em parte, das atividades, produtos ou serviços de uma organização”.

  1. Tipos de aspectos e impactos

Para a identificação dos aspectos e impactos ambientais associados a determinado empreendimento, deve-se procurar, inicialmente, selecionar todas as atividades, produtos e serviços relacionados à atividade produtiva, de modo a separar o maior número possível de impactos ambientais gerados, reais e potenciais, benéficos e adversos, decorrentes de cada aspecto identificado, considerando, sempre, se são significativos ou não. Para atender às expectativas de uma melhoria no desempenho ambiental deve-se haver o conhecimento e divulgação dos aspectos ambientais de um empreendimento.

Os aspectos e impactos, junto com a política ambiental, devem ser a base do planejamento de um sistema de gestão ambiental. Seus objetivos, indicadores e metas ambientais vão ser estabelecidos de acordo com o que a organização tiver de mais crítico em termos de impactos ambientais.

São exemplos de aspectos ambientais: emissões de gases, resíduos sólidos gerados, papel consumido na organização, efluentes, combustível consumido.

São exemplos de impactos ambientais: poluição do solo, contaminação do lençol freático, aquecimento global, poluição atmosférica.

  1. Principais consequências para o meio ambiente

Os impactos negativos no meio ambiente estão diretamente relacionados com o aumento crescente das áreas urbanas, o aumento de veículos automotivos, o uso irresponsável dos recursos, o consumo exagerado de bens materiais e a produção constante de lixo. Percebemos, portanto, que não apenas as grandes empresas afetam o meio, nós, com pequenas atitudes, provocamos impactos ambientais diariamente.

Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, a extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats. Isso acarreta, consequentemente, o aumento do número de doenças na população e em outros seres vivos e afeta a qualidade de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.4 Kb)   pdf (118.7 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com