TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Meio ambiente

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 3

Recife 2014

IMPACTOS CAUSADOS PELA CONSTRUÇÃO CIVIL AO MEIO AMBIENTE

Reconhecidamente, o setor da construção civil tem um papel de fundamental importancia no desenvolvimento do nosso país. porém é o segmento responsável por grande parte do impacto ambiental causado pelo mundo, seja pelo consumo de produtos naturais ou pela grande geração de resíduos. Estima-se internacionalmente que entre 40% e 75% dos recursos naturais existentes são consumidos por esse setor,resultando assim em uma enorme geração de residous. Só no Brasil, a construção gera cerca de 25% do total de resídous da indústria.

Quanto mais cresce a construção civil maior fica a preocupação, pois o crescimento urbano indisciplinado e a ocupação irregular de algumas áreas de interesse ambiental tem também causado grandes transtornos para o meio ambiente, tal como inundações, quando o local ocupado é alguma área de drenágem natural. Outros grandes problemas na construção podem ser vistos nos gastos de energia e água mal planejados, De acordo com o comitê temático da água do CBCS, a construção civil é responsável por exorbitante parte do consumo de água potável no mundo. Em áreas urbanizadas chega a ser de cerca de 50% da água potável fornecida à região, podendo chegar a 84% como ocorre na cidade de Vitória (ES), de acordo com a Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

A sociedade em geral tem enorme responsabilidade em fiscalizar e denunciar qualquer abuso por parte das empresas que desrespeitam o padrão de sustentabilidade.

TABELA DE SUSTENTABILIDADE ECONÔMICA

Titulo de ação: . REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR

Objetivo Ação Resultados esperados

1.Reduzir custos A. Aproveitamento de energia solar. Economia de energia eletrica a nível global

B.Uso de sisternas coletoras de àgua da chuva para descargas, para fazer massa, para lavar ferramnetas etc... Economia no consumo de água.

C.Iluminação natural com instalação nos escritórios de engenharia no refeitório e no vestiário, de uma telha transparente a cada duas convencionais. Uma possível economia de 90% no uso de lâmpadas.

2.Reciclagem, reaproveitamento de residous e aproveitamento de recursos. A. entulhos cinza que são os blocos triturar. Serão usados na mesma obra ou na obra de terceiros, para pavimentação ou para fazer concreto magro. Obra cada vez mais limpa e organizada, e uma economia de 20% na compra de materiais.

B.Propiciar o aumento de iluminação e circulação de ar. Redução do uso de aparelhos de climatização e iluminação.

C. Utilização de tubos desenvolvidos a base de pet e plastico reciclados. Redução dos níveis de co2 na produção de tubos.

TABELA DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Titulo de ação: Ambiente sustentavel

Objetivo Ação Resultados esperados

1. Diminuir a agreção ao meio ambiente. A.Reaproveitamento de madeiras de demolição. Redução nos desmatamentos.

B.coleta seletiva, com gestão dos insumos. Redução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (45.3 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com